Atualmente o Brasil é um dos países mais conectados e conta com mais de 400 milhões de dispositivos móveis espalhados por todos os cantos do país. Isso permite que novos negócios online conquistem cada vez mais usuários e aqui será possível conhecer alguns dos principais.
Supermercados, farmácias e plataformas de ensino cresceram muito
De acordo com dados revelados por uma pesquisa recente revelada pela empresa de consultoria Opinion Box, novos negócios relacionados a farmácias, plataformas de ensino à distância (EAD) e principalmente novos aplicativos de supermercados foram alguns dos negócios que mais cresceram nos últimos anos.
Apenas em 2020 o crescimento do faturamento de supermercados online foi de expressivos 25%, enquanto o de EAD atingiu cerca de 18% de aumento e o de farmácias virtuais chegou a também expressivos 17%.
Apesar dos supermercados dominarem em relação ao faturamento, o maior crescimento em relação ao número de novos usuários, ainda que por uma pequena margem, está relacionado ao de usuários de cursos EAD (18%), seguido dos compradores de farmácias online (15%) e finalmente os novos usuários de mercado online (14%).
Outros serviços como streaming e jogos também cresceram muito
Ainda segundo dados da pesquisa da Opinion Box, os diversos serviços de streaming cresceram cerca de 13%, divididos entre 8% de serviços gratuitos e 5% de serviços pagos, enquanto a televisão aberta registrou um aumento de 6%.
Além disso, pouco mais de um quarto da população passou a pedir comida pela internet (26%) e pouco menos de um terço (32%) começou a jogar os diversos jogos online disponíveis, com destaque para os diversos títulos feitos para smartphones.
Outro serviço que conquistou um grande número de usuários ao longo dos últimos anos é o da indústria de cassinos.
O setor passou por um rápido processo de adoção de novas tecnologias e se antes modalidades como as roletas eram limitadas aos estabelecimentos físicos, atualmente é possível encontrar tanto a versão europeia quanto a americana em qualquer dispositivo com acesso à internet.
Isso possibilitou que o número de usuários crescesse de forma exponencial e o investimento realizado na adequação dos jogos a todos os tipos de tela junto da possibilidade de cross-play permite que a experiência para todos os entusiastas ocorra de forma orgânica independente do dispositivo utilizado.
Redes sociais são outro setor que não para de crescer
Segundo dados divulgados recentemente pela App Annie, consultoria especializada em redes sociais e outros aspectos da economia digital, os brasileiros se encontram na primeira posição mundial em relação a quantidade de horas gastas nessas plataformas.
Seja no ecossistema do Facebook, que inclui tanto esse aplicativos quanto o Messenger, WhatsApp e Instagram, ou em outras redes como Reddit, YouTube, Twitter e o relativamente recente TikTok, os brasileiros gastam cerca de 5,4 horas diárias para acompanhar tudo que está acontecendo.
Depois do Brasil, o país que mais se aproxima em número de horas diárias em redes sociais é a Indonésia (5,3), seguida pela Índia (4,9), Coreia do Sul (4,8) e México (4,7) para completar as cinco primeiras posições.
Outros aplicativos e setores também aumentaram sua popularidade
Além dos supermercados, farmácias, cursos (EAD), jogos e redes sociais, outro tipo de setor que cresceu de forma expressiva nos últimos anos é o de marketplaces digitais de maneira geral de modo que as vendas na internet se consolidaram e permitem diversas oportunidades.
Segundo os dados de uma pesquisa da Enext, uma empresa que oferece todo tipo de soluções para empresas digitais, o mercado de comércio eletrônico registrou crescimentos consideráveis em diversos ramos.
O primeiro lugar ficou com o segmento de acessórios, esportes e moda (23%), que foi seguido pelo setor de serviços (18%) e em terceiro lugar, um empate entre os ramos de telefonia e eletrônicos com bebidas e alimentos (15%).
Vale mencionar ainda o crescimento da área de saúde e beleza (10%), assim como materiais de construção (5%).
O principal marketplace identificado pela pesquisa é o Mercado Livre (68%), seguido da B2W (60%). Em seguida é possível encontrar Amazon, Magazine e Via Varejo, que foram utilizados por 44% dos entrevistados.
Deixe seu Comentário
Leia Também

INMET emite dois alertas para Dourados e previsão indica chuva e queda de temperatura

Enem 2025: prorrogado prazo para pedir isenção da inscrição

O Ministério da Previdência Social alerta aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro
Golpista engana duas mulheres durante venda de motocicleta em rede social em Ponta Porã

Homem morre após confronto com a polícia em Campo Grande

Crédito do Trabalhador: Banco do Brasil ultrapassa marca de R$ 2 bilhões em empréstimos

Governo autoriza nomeação de mais de 4 mil aprovados no Concurso Nacional Unificado

Mulher é esfaqueada pelo marido após discussão em aldeia de Dourados

Agressor poderá ser monitorado eletronicamente em casos de violência doméstica

Acelerador Sirius desenvolve análise de rochas do pré-sal
Mais Lidas

Após ataque a caseiro, "Lei da Onça" pode ser criada em MS

Homem que morreu atingido por eucalipto em Dourados tinha 56 anos

Mulher é presa após esfaquear outras duas que bebiam com o seu marido em casa abandonada
