sexta, 06 de dezembro de 2024
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ECONOMIA

MS amplia referência em qualidade do ar com planos para novas bases de monitoramento

28 novembro 2024 - 12h27Por Da Redação

O monitoramento da qualidade do ar em Mato Grosso do Sul tem se tornado uma referência graças à operação da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar (RMQAr), coordenada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Como parte de sua estratégia de expansão, o instituto planeja instalar mais três bases de monitoramento, ampliando a abrangência e a eficácia do sistema no Estado.

A rede está estrategicamente localizada em áreas com alta concentração industrial para acompanhar as emissões atmosféricas e promover a gestão ambiental no Estado.

Atualmente, a RMQAr conta com quatro Estações de Monitoramento da Qualidade do Ar (EMQAr): três em Três Lagoas e uma em Ribas do Rio Pardo. Todas estão em plena operação e fornecem dados em tempo real ao Imasul.

Essas informações são acessíveis ao público por meio do aplicativo MonitorAr, desenvolvido em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Além disso, boletins diários, mensais e relatórios anuais são disponibilizados no site oficial do instituto.

O monitoramento é realizado pela captação pela EMQAr das concentrações médias móveis de poluentes a cada hora e enviam as informações diretamente para o webservice do Imasul. Em seguida, os dados são encaminhados ao MMA, que calcula o Índice de Qualidade do Ar (IQAr). Esses índices são divulgados no MonitorAr, enquanto a equipe técnica do Imasul elabora relatórios detalhados para subsidiar políticas públicas e ações de gestão ambiental.

O diretor-presidente do Imasul, André Borges, destacou a importância do trabalho.

"O monitoramento da qualidade do ar é uma ferramenta essencial para garantir que as atividades econômicas do Estado, principalmente nas áreas industriais, sejam desenvolvidas de forma sustentável. Estamos comprometidos em ampliar a transparência das informações e em assegurar a saúde ambiental para a população de Mato Grosso do Sul".

Planos de expansão

A RMQAr será ampliada para abranger outras regiões de Mato Grosso do Sul, com a instalação de novas estações que serão integradas ao sistema. Assim, mais localidades poderão acompanhar a qualidade do ar em tempo real pelo aplicativo e no site do Imasul.

A expansão contempla a instalação de novas estações em cidades estratégicas, como Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande, permitindo que mais regiões tenham acesso ao acompanhamento da qualidade do ar em tempo real.

Interessados podem acessar o monitoramento em tempo real por meio do link: MonitorAr. Já os boletins e relatórios estão disponíveis em: Imasul - Qualidade do Ar.

O diretor de Licenciamento do Imasul, Luiz Mario, reforçou a importância da expansão: "Estamos avançando na implantação de novas estações, sempre priorizando áreas estratégicas que necessitam de um acompanhamento mais detalhado. Essa ampliação permitirá a adoção de políticas ainda mais eficazes para controle das emissões e proteção".

Controle das emissões veiculares

Além da RMQAr, o Estado trabalha na atualização do Programa de Controle da Poluição Veicular (PCPV). Em fase de conclusão, o programa visa diagnosticar as emissões automotivas no Estado e propor estratégias para mitigar os impactos causados por veículos.

A soma dessas iniciativas reforça o compromisso de Mato Grosso do Sul com a preservação ambiental e a qualidade de vida da população, ao garantir maior controle sobre as emissões atmosféricas e ampliar a transparência das informações ambientais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SANTA LUZIA

Ladrões fazem "arrastão" em loja e deixam prejuízo de R$ 55 mil

GOLPE DE ESTADO

Cid depõe à PF sobre plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

AMAMBAI 

'Se não me beijar, morre': motorista denúncia passageiro por assédio

AEDES AEGYPTI

Mato Grosso do Sul registra 16.125 casos confirmados de dengue

Polícia apreende cigarros contrabandeados no Assentamento Itamarati
DESCAMINHO

Polícia apreende cigarros contrabandeados no Assentamento Itamarati

NOVA DATA

UFGD altera cronograma do concurso público a técnicos administrativos

CAPITAL

Em inventário, filha descobre sociedade falsa em nome do pai falecido

CULTURA

FIC 2024 destina R$ 8 milhões a projetos culturais de pessoas físicas

NOVA ALVORADA DO SUL

Funcionário de usina fica ferido após trator cair de ponte sobre rio

FUTEBOL

Fifa sorteia os grupos do Super Mundial de Clubes 2025: veja

Mais Lidas

ALTOS DO ALVORADA

Operação termina com homem morto após confronto com a polícia

DOURADOS

Remoção de seringueira envolve dezenas de homens, guincho, trator e caminhões

AUTORIZAÇÃO

Secretaria de Aviação Civil autoriza licitação do novo aeroporto de Dourados

ACIDENTE

Carreta carregada com carvão tomba em trevo na BR-262