Menu
Busca domingo, 31 de maio de 2020
(67) 99659-5905
VOTAÇÃO ELETRÔNICA

MPE define lista tríplice para o cargo de procurador-geral nesta sexta-feira

03 abril 2020 - 15h20Por Da Redação

Começou na manhã desta sexta-feira (3/4), a eleição para formação da lista tríplice para o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul para o biênio 2020/2022. A votação ocorre pelo Sistema de Eleição Eletrônica em virtude das medidas adotadas pela Instituição para conter o avanço do novo coronavírus (COVID-19).

Os candidatos habilitados para concorrer à vaga de Procurador-Geral de Justiça são os Promotores de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda, Paulo César Zeni, Ricardo de Melo Alves e Ricardo Rotunno.

Pela primeira vez na história do MPMS, um Promotor de Justiça ocupará o cargo mais alto na hierarquia Institucional.

A Comissão Eleitoral é composta pelos Procuradores de Justiça: Sérgio Luiz Morelli, Presidente; Hudson Shiguer Kinashi; Mauri Valentim Riciotti; Irma Vieira de Santana e Anzoategui; e Olavo Monteiro Mascarenhas.

Os trabalhos do processo eleitoral são secretariados pela Secretária-Geral do MPMS, Promotora de Justiça Bianka Karina Barros da Costa.

Para garantir a legitimidade da eleição, o Auditor da Segurança da Informação João Manoel Mazeei Rabelo acompanha o processo eletrônico com o apoio técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação, por meio da Diretora, Myrian Raquel Rodrigues da Silva; do Chefe de Departamento, Frederick Werner Castellani Viacek; e dos servidores do setor. A Eleição Eletrônica também está sendo acompanhada pelo CI (Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação).

O Sistema de Eleição Eletrônica utilizado nas eleições para a formação da lista tríplice é um método de terceira geração pela Internet, também conhecido como End-to-End Verificable Internet Voting (E2E-VIV), que utiliza mecanismos de criptografia homomórfica. Trata-se de um sistema que permite a votação a partir da utilização de notebooks funcionais.

A votação encerra às 17 horas, com a divulgação do resultado. Haverá transmissão do resultado pela TV MPMS, na Intranet, para o público interno.

Segurança e legitimidade

O Sistema de Eleição Eletrônica visa assegurar que o eleitor possa verificar que seu voto foi depositado corretamente, recebendo eletronicamente código que comprove sua participação, e que todos os votos depositados sejam exibidos publicamente mediante relatório em sua forma criptografada, preservando-se o sigilo da escolha.

Qualquer eleitor pode realizar a auditoria básica da eleição, por meio da análise dos relatórios gerados antes do processo eleitoral e, após a sua finalização, também poderá ser realizada a auditoria avançada dos dados de registro do processo eleitoral, por meio de técnico com conhecimentos de informática, linguagem de programação Java, banco de dados Oracle, Sistemas Criptográficos e Aritmética Modular, entre outros.

Eleição Eletrônica

A Minuta de Resolução nº 10/2018-CPJ, que dispõe sobre o Sistema de Eleição Eletrônica do MPMS, já havia sido aprovada, por unanimidade, no dia 8 de novembro de 2018, na Reunião Ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça.

De acordo com a Resolução, o Sistema de Eleição Eletrônica do MPMS destina-se à realização de eleições uninominais ou plurinominais da Instituição, permitindo que Promotores e Procuradores de Justiça, devidamente habilitados conforme as regras previstas na Política de Segurança da Informação, participem remotamente dos processos eleitorais, utilizando computadores conectados em rede para o envio de voto. O Sistema constitui um software livre com código-fonte e documentação liberados, facilitando o processo de auditoria da implementação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DURANTE A PANDEMIA
Saiba quais foram as maiores lives musicais realizadas na internet
SOLIDARIEDADE
Ação de ONG leva roupas e itens de higiene para famílias de Campo Grande
BRASIL
Parques e igrejas de maior porte reabrem no DF na quarta-feira
CORRIDA ESPACIAL
SpaceX e Nasa lançam foguete com astronautas nos EUA
BRASIL
Cidade de São Paulo prorroga quarentena até 15 de junho
"RAÍZES"
Documentário sobre sacis filmado em MS tem estreia online em junho
EM MIRANDA
Mulher é estuprada após ser levada para quintal de residência
REDES SOCIAIS
Bolsonaro tira fotos sem máscara após ir a lanchonete em Goiás
NA CAPITAL
Criança fica ferida ao ser atropelada por moto em avenida de Campo Grande
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
EUA anunciam mais US$ 6 mi para ajudar Brasil no combate à pandemia

Mais Lidas

DOURADOS
Protocolo é seguido e mulher vítima do coronavírus é enterrada sem despedida de familiares
PANDEMIA
Estado alerta que Dourados deve ser cidade com mais casos de Covid-19 na próxima semana
MAIORIA JOVENS
Vítima fatal da Covid-19 faz parte da faixa etária com mais casos da doença em Dourados
POLÍCIA
Homem encontrado morto sob a ponte do Calarge tinha 38 anos