Dirigido por Christiane Torloni e Miguel Przewodowski e lançado no ano passado, "Amazônia: o despertar da Florestania" será apresentado neste sábado, dia 23 de novembro, às 17 horas, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), localizado na rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso, como parte da programação da 8ª Mostra Ecofalante no Cineclube UFGD. O debate será mediado pela professora doutora Verônica Guimarães e todos os interessados pelo tema podem participar do evento.
O filme questiona como o Brasil tem lidado com a natureza e seus recursos naturais e em que estado se encontra a Floresta Amazônica. A partir de entrevistas com especialistas das mais diversas áreas e com o resgate de figuras históricas, discute-se a noção de florestania, ou seja, a cidadania da floresta, termo necessário para refletir sobre a identidade brasileira. Conversar sobre esse assunto ficou ainda mais urgente após o grande incêndio em agosto deste ano.
A programação da 8ª Mostra Ecofalante terá continuidade dias 26, 27 e 28, no Núcleo de Estudos Estratégicos de Fronteiras (NEEF), localizado na Unidade 2 da UFGD. Serão apresentados os filmes: dia 26 - A Grande Ceia Quilombola (Ana Stela Cunha & Rodrigo Sena, Brasil, 2017); dia 27 - A Ausência dos Damascos (Daniel Asadi Faezi, Alemanha e Paquistão, 2018) e; dia 28 - Filhos de Macunaína (Miguel Antunes Ramos, Brasil, 2019). As sessões começarão sempre às 13h30. No Cineclube UFGD, o encerramento será em 30 de novembro com a exibição de O Amigo do Rei (André D’Elia, Brasil, 2019).