Menu
Busca terça, 22 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
EX-PREFEITO

Ex-prefeito de Dourados Sinjão Capilé morre no MT

03 junho 2015 - 07h31

Morreu nesta terça-feira, dia 02 de junho, em Cuiabá, o ex-prefeito de Dourados, antes da divisão do estado, João Augusto Capilé Junior, conhecido como Sinjão Capilé, aos 99 anos, após uma parada cardiorrespiratória. Ele estava internado desde a última quarta-feira, dia 27 de maio, em um hospital de Cuiabá em função de problemas pulmonares.

Sinjão nasceu em Rio Brilhante e era casado com Roma Capilé. Foi prefeito de Dourados por dois mandatos seguidos. Em 1961, se mudou para Cuiabá com a mulher e os oito filhos.

No Mato Grosso, presidiu a Comissão de Planejamento da Produção, coordenou um projeto da colônia Rio Branco na região de Cáceres; fundou o Banco do Estado de Mato Grosso (Bemat); coordenou do Projeto da Usina de Açúcar de Jaciara; montou e articulou um projeto de cooperação 'Peace Corps' em parceria com o governo do estado. Também presidiu a Companhia Telefônica Cuiabana e implantou a linha interurbana (DD).

Coordenou no estado vários projetos setoriais, como o da bacia leiteira, das linhas de energia elétrica e assessou vários programas e projetos de desenvolvimento no governo do estado, assim como prestou assessoria política para parlamentares. Passou pela Companhia de Desenvolvimento de Mato Grosso, secretarias de estado, Assembleia Legislativa, e, por último, pela Câmara de Vereadores de Cuiabá, onde se aposentou.

Segundo a filha dele, a cantora Vera Capilé, Sinjão morreu nesta terça quando toda a família estava reunida cantando para o pai. "Ele já planejava a sua festa de 100 anos e convidava a todos. No ano passado, chegou a dizer para o ex-governador Silval Barbosa que iria andar de VLT [Veículo Leve sobre Trilhos] antes de morrer, porém, isto não foi possível", comentou.

Vera disse que o pai era considerado uma pessoa desbravadora. "Ele sempre foi ativo. Era valente e estava à frente do seu tempo. Tudo o que aprendi devo a meu pai", destacou.

O corpo de Sinjão está sendo velado na Capela Santa Rita, na capital. O enterro está previsto para às 10 horas desta quarta-feira (3), no cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TV DOURADOS NEWS
Clientes já podem pagar guias com cartões de débito no Detran em Dourados
FRONTEIRA
Homens mortos em confronto com o DOF haviam feito família refém
UEMS
Eleições para Comissão Permanente terminam nesta terça-feira
NAÇÕES UNIDAS
Bolsonaro abre hoje Assembleia Geral da ONU com vídeo gravado
EMPREGO
Governo inicia mais uma posse de servidores aprovados na Agepen
Recepcionista é furtada e faz postagem no Facebook para achar moto
TEMPO
Terça-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove
NEGÓCIOS & CIA
Plano de carreira ou plano de vida: quando o propósito da marca é inclusivo
CAPITAL
Padrasto de menina baleada na boca fugiu de posto de saúde
SAÚDE
Estudo brasileiro aponta que covid-19 pode causar danos cerebrais

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista bêbado atropela cinco pessoas que voltavam da igreja no Novo Horizonte
ESTADO
Confraternização em fazenda termina com tragédia após briga familiar
TRAGÉDIA
Bombeiro em Dourados morre durante acidente em Santa Catarina
DOURADOS
Amigos e familiares de entregador morto em acidente pedem que justiça seja feita