Menu
Busca quarta, 08 de julho de 2020
(67) 99659-5905
JUDICIÁRIO

Ministros virão a Bonito para o 3º Curso Nacional de Direito Ambiental

11 setembro 2019 - 07h09Por Da Redação

Com a presença de um ministro de Estado e um magistrado do STJ (Superior Tribunal de Justiça), a comarca de Bonito sediará o 3° Curso Nacional Direito Ambiental da Flora. O curso será realizado de amanhã, dia 12 de setembro, até  próximo sábado, dia 14, pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) com apoio do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), por meio da Escola Judicial de MS (Ejud-MS).

O curso visa possibilitar aos participantes a identificação e a análise de aspectos jurídicos, científicos e práticos da legislação ambiental, especialmente quanto às leis de Política Nacional do Meio Ambiente e dos Crimes Ambientais, ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação, e à tutela da Floresta Amazônica e do Cerrado.

A cidade de Bonito foi escolhida para a realização do curso em razão de seu potencial turístico. O município sul-mato-grossense é um dos destinos brasileiros mais procurados, atraindo 230 mil turistas por ano, que vêm conhecer o rio de águas cristalinas que passa pela cidade. E como em todos os cursos da Enfam, haverá uma parte prática, que serão os estudos de caso.

Para isso, os participantes do curso terão a oportunidade de ver in loco a qualidade da flora local como parte de um projeto científico, em alguns pontos de interesse, percebendo os aspectos da formação geológica local, o potencial econômico da cidade para Mato Grosso do Sul e para o próprio município, enfim, uma proposta ousada do diretor da Ejud/MS, responsável pela parceria com a Enfam. 

Presenças - Participarão do curso 50 magistrados federais e estaduais, atuantes em matéria ambiental, em um total de 24 horas-aula, e integra o programa de formação continuada e será computado para fins de vitaliciamento e promoção na carreira. As conferências magnas de abertura serão ministradas por Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, e pelo presidente do TJMS, Des. Paschoal, com a presença do ministro Herman Benjamin (STJ), diretor-geral da Enfam.

Serão presidentes de mesa de debates os desembargadores Sérgio Fernandes Martins, Corregedor-Geral de Justiça de MS; Elizabete Anache, Corregedora-Adjunta de MS; Alexandre Bastos, vice-diretor da Escola Judicial de MS; e Marcos José de Brito Rodrigues, Ouvidor Judiciário de MS, e os estudos de meio serão coordenados, durante o evento, pela juíza Joseliza Alessandra Vanzela Turine.

O encerramento do curso será responsabilidade dos desembargadores Júlio Roberto Siqueira Cardoso, diretor-geral da Escola Judicial de MS; e José Lunardelli, diretor da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região – EMAG.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Entregadores de aplicativos pedem legislação específica para categoria
MATO GROSSO DO SUL
Loja deve indenizar por forçar pagamento de produto não adquirido
CAMPO GRANDE
Exército Brasileiro realiza controle de fluxo e aferição de temperatura no HRMS
POLÍCIA
DNA revela que preso em São Paulo é autor de estupro em MS
SAÚDE
MPF ajuíza ação pedindo atendimento para indígenas residentes em áreas urbanas
REGIÃO
PMA flagra trio por pesca ilegal no rio Paraná
MATO GROSSO DO SUL
Hospitais terão que informar Secretaria sobre situação de internações por Covid-19
LEGISLATIVO DE MS
Aprovada utilização de Libras nos programas da rede pública de TV
ECONOMIA
Dólar fecha em queda com exterior e dados de varejo
DESMATAMENTO
Gaúcho leva multa de R$ 33 mil por crime ambiental praticado em MS

Mais Lidas

DOURADOS
Acusado de matar secretário pode ter tido surto de esquizofrenia
BR-163
Casal que morreu ao bater em carreta morava em Campo Grande
PANDEMIA
Dourados confirma mais três óbitos por coronavírus e ultrapassa 3 mil casos
PANDEMIA
Comerciante de 45 anos é a 37ª vítima do coronavírus em Dourados