Em diligência realizada na manhã desta quarta-feira (27/11), equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, flagrou diversas irregularidades que vão de Alvará de Funcionamento e Localização vencido há seis meses, ausência de licença sanitária a elevado número de produtos vencidos ou, por algum motivo, impróprios ao consumo em unidade de rede de supermercados localizada no Jardim Campo Nobre, em Campo Grande.
Entre os produtos vencidos vale destaque a presença de 6,2kg de café torrado e moído, 3,3 kg de presunto, 28 unidades de macarrão instantâneo, 20 unidades de temperos diversos, embalagens de gengibre e abobrinha, 5 de cortes de frango, biscoitos, cervejas, salgados diversos, além de mistura para bolo.
Impróprios ao consumo por estarem armazenados inadequadamente estavam expostos 70,1 kg de peixes, sendo 7,8kg de pacus inteiros e 62,3kg de piranhas inteiras. Outros motivos de estarem impróprios são embalagens violadas como é o caso de cortes de frangos inteiros ou em pedaços ou por estarem em decomposição ( embalagens de morango, chuchu e maçã).
Havia itens sem quaisquer informações (sorvetes, bebida lactea e pó para gelatina) e com ausência de selos de inspeção ou identificação de elaboração artesanal liberados pelos serviços de inspeção municipal, estadual ou federal.
Todos os produtos irregulares foram inutilizados e descartados e, em relação à documentação, foi estabelecido prazo para os responsáveis providenciarem, bem como para apresentarem justificativas e defesa. Vale ressaltar que não é a primeira vez que unidades dessa rede é autuada pelo Procon Estadual.