Menu
Busca quinta, 29 de julho de 2021
(67) 99257-3397
PANDEMIA

Mais de 90% dos pacientes internados em junho em Campo Grande são residentes do próprio município

23 junho 2021 - 19h05Por Da Redação

A Secretaria de Estado de Saúde informa que 92,82% dos pacientes internados em leitos de UTI em Campo Grande até agora no mês de junho são residentes do próprio município de campo Grande.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que a estruturação de leitos de UTI nos municípios do Interior do Estado fez com que Campo Grande não sofresse grande impacto. “É falacioso dizer que grande parcela dos pacientes internados em Campo Grande são do interior. Cerca de 88% dos pacientes internados na Capital são residentes do próprio município”, disse Geraldo.

“Portanto, dizer que Campo Grande atende 63% de pacientes vindos do interior do Estado é no mínimo desconhecimento ou distorção dos fatos reais que os sistemas de informação oficiais demonstram, sistemas que o gestor responsável por seu município tem a obrigação de conhecer com profundidade”, afirma Geraldo Resende.

Segundo informações extraídas do Sistema Estadual de Regulação/CORE – Módulo de Urgência, entre 01 e 22 de junho, das 752 pessoas internadas sem Campo Grande, 698 (92,82%) são residentes no próprio município de Campo Grande. 29 (3,86%) foram pacientes dos municípios da Microrregião de Campo Grande, 23 (3,05%) pacientes de municípios da Macrorregião de Campo Grande e dois (0,27%) pacientes correspondem a pacientes das Macrorregiões de Dourados, Corumbá e três Lagoas.

Entre janeiro e junho de 2021, 4.318 pessoas foram internadas em Campo Grande, sendo que 3.812 (88,3%) são paciente residentes em Campo Grande, 289 (6,7%) foram pacientes dos municípios da Microrregião de Campo Grande, 186 (4,3%) pacientes de municípios da Macrorregião de Campo Grande e 31 (0,70%) pacientes correspondem a pacientes das Macrorregiões de Dourados, Corumbá e três Lagoas.

Já entre janeiro e dezembro de 2020, 87,8% dos 5.051 pacientes internados na Capital, são morados do próprio município. 6,4% foram pacientes da microrregião, 5,2% residentes da macrorregião e somente 0,60% pacientes de outras macrorregiões do Estado.

O Governo do Estado, desde o início da pandemia, investiu pesado para diminuir o impacto da Covid-19 em Campo Grande. O investimento no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul é totalmente feito com recursos Estadual e Federal, não há contrapartida financeira municipal, já que Campo Grande, por meio de instrumentos de contratualização, repassa somente verbas vindo do Ministério da Saúde.

Entre as estratégias adotadas pela SES/MS para desafogar Campo Grande, está a estruturação de leitos de UTI nos municípios do interior com custeio do Estado, mesmo sem a habilitação do Ministério da Saúde.

É fundamental ressaltar que Campo Grande, conforme pactuação no SUS, é a sede de macrorregião de Saúde, recebe uma gama de recursos financeiros considerável incorporados ao teto municipal para desempenhar esse papel na Rede de Saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde desde o inicio da pandemia contra COVID-19 tem intensificado ações de controle da transmissibilidade do vírus, capacitando equipes municipais e estruturando toda rede de atenção a saúde. A SES também tem monitorado os indicadores imprescindíveis para o acompanhamento da pandemia no Estado, utilizando para fundamentar a tomada de decisões pelos gestores de saúde.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PEDRO JUAN
Mulher fica gravemente ferida ao ser atacada a facadas pelo ex-namorado
POLÍTICA
STF reage e diz que uma mentira contada mil vezes não vira verdade
GERAL
Novo golpe do cartão filma seus dados durante entrega de aplicativo
PRONUNCIAMENTO
Ministro pede que brasileiros tomem a segunda dose da vacina
Tranquila sob árvore, babá é atingida por veículo desgovernado
Tranquila sob árvore, babá é atingida por veículo desgovernado
VACINA
Saúde vai fazer estudo para avaliar eficácia da 3ª dose da CoronaVac
CAPITAL
Dupla furta mais de 30 vestidos e ateliê estima prejuízo de R$ 40 mil
BRASIL
Bolsonaro sanciona programa de combate à violência contra a mulher
TRÁFICO
Com foto de Pablo Escobar na parede, traficante é preso no Paraguai
DOURADOS
Ação conjunta realiza trabalho de Marco de Concreto na Usina Velha

Mais Lidas

DOURADOS
Acidente no Centro deixa motociclista com fratura na perna e motorista foge
DOURADOS
Drogas e submetralhadora são apreendidos no Idelfonso Pedroso
FRONTEIRA
Casal é executado por "justiceiros" enquanto comemorava aniversário
DOURADOS
Justiça converte em preventiva prisão de jovem que matou adolescente atropelado