domingo, 15 de fevereiro de 2026
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Mais de 3,5 mil candidatos fazem a prova do IFMS em dez municípios

24 novembro 2019 - 12h00Por Da Redação

O Exame de Seleção 2020, prova para ingresso em cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), reúne neste domingo, 24, em dez municípios, 3.545 candidatos. Os aprovados irão ingressar na instituição no primeiro semestre do ano que vem.

A prova está sendo aplicada, desde às 8h15, nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, e terá duração máxima de quatro horas. 

Nesta edição do Exame de Seleção, foram homologadas 3.976 inscrições. O índice de abstenção na prova é de 10,84%, com o registro de 431 candidatos ausentes.

O IFMS oferta 1.440 vagas para os cursos técnicos em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. A maior concorrência é para o técnico em Informática vespertino oferecido na capital, com 10,40 candidatos por vaga. 

No ensino técnico integrado, o estudante cursa as disciplinas básicas do ensino médio de forma articulada às da formação técnica. O concluinte pode tanto ingressar no ensino superior quanto no mundo do trabalho.

Histórias - Na capital, 1.332 candidatos fazem a prova no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Um deles é Gabriel Henrique Varela de Lima, 14, que concorre a uma vaga no curso técnico em Mecânica. O jovem quer se preparar para o mundo do trabalho e seguir uma tradição familiar.

"Além de gostar da área, tenho um histórico de família porque desde o meu bisavô todos são mecânicos. E fazer um curso técnico já no ensino médio é importante porque prepara para o mercado de trabalho, ensina como se comportar em uma corporação", ressaltou Gabriel.

A expectativa, minutos antes da prova, era grande. Bruna Gabriela de Oliveira Santos, 14, candidata ao curso técnico em Informática, traçou um plano de estudos diário nos últimos meses para ser aprovada.

"De manhã, fazia meus deveres de casa, à tarde ia para a escola e à noite eu estudava para a prova do IFMS. Dessa forma, consegui estudar quase todo o conteúdo. Quero ingressar na instituição porque lá acredito que posso me preparar melhor para a vida", comentou Bruna.

A esteticista Silmara Silva, mãe de uma candidata ao técnico em Mecânica, ouviu falar sobre o IFMS pouco antes de entrar na sala de parto da caçula e não pensou duas vezes antes de inscrever a filha mais velha no Exame.

"No dia que fui ser internada para ganhar a Maria Júlia, nós conhecemos um casal e o rapaz trabalha no IFMS. Eles nos explicaram como eram os cursos e nós gostamos muito da ideia do técnico integrado ao ensino médio. Minha filha poderá conseguir um emprego e ao mesmo tempo se preparar para entrar em uma universidade", comemorou Silmara.

Cronograma - O gabarito preliminar será divulgado nesta segunda-feira, 25, na Central de Seleção do IFMS.

O resultado final e a primeira chamada serão publicados no dia 20 de dezembro. As matrículas deverão ser feitas entre os dias 14 e 17 de janeiro. As demais chamadas serão divulgadas a partir de 21 de janeiro. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saiba como emitir alerta do aplicativo Celular Seguro em caso de roubo
GRATUITO

Saiba como emitir alerta do aplicativo Celular Seguro em caso de roubo

Sétima rodada tem quatro jogos neste domingo e CEN pode abrir vantagem na liderança
ESTADUAL

Sétima rodada tem quatro jogos neste domingo e CEN pode abrir vantagem na liderança

Tragédia alerta sobre crimes contra pessoas íntimas para "punir" mulheres
VIOLÊNCIA VICÁRIA

Tragédia alerta sobre crimes contra pessoas íntimas para "punir" mulheres

Motorista tenta manobrar caminhão e veículo cai em buraco na calçada
ACIDENTE

Motorista tenta manobrar caminhão e veículo cai em buraco na calçada

Organizações denunciam à ONU fome e violação de direitos em presídios
DIREITOS HUMANOS

Organizações denunciam à ONU fome e violação de direitos em presídios

STF

Moraes vota por rejeitar recurso de réus do Núcleo 3 da trama golpista

CRIME

Dupla especializada em furtos de motocicletas é presa em Dourados

POLÍTICA

Morre José Álvaro Moisés, intelectual fundador do PT

NÃO É FERIADO

Em MS, folga no Carnaval depende do patrão e funcionários faltosos podem ter dia descontado

ESPORTE

Em confronto decisivo, DAC enfrenta Bataguassu neste domingo no Douradão

Mais Lidas

DOURADOS

Vítima registra ocorrência após descobrir dívida de R$ 72 mil ao tentar financiamento imobiliário

RIO DOURADOS

Pescadores constroem rampa para barcos em busca de belas paisagens, esporte e até "dinossauros"

ABRE E FECHA

Dourados terá comércio aberto durante o Carnaval; bancos e setor público param

LUCRO CERTO

Operação do Gaeco apura contrato de R$ 1,5 milhão entre prefeitura e escritório de advocacia