Menu
Busca segunda, 10 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
RIO BRILHANTE

Mais de 20 presas testam positivo para o coronavírus em presídio

02 julho 2020 - 14h50Por Da Redação

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou esta semana uma testagem em massa para diagnóstico da Covid-19 em internas do Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante (EPFRB) . A ação foi promovida em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, após uma profissional que realiza atendimentos no presídio ter sido constatada com a doença.

Os testes foram aplicados ontem e hoje (2/7), sendo identificados 21 casos positivos entre as 98 reeducandas que estão na unidade prisional. Esses foram os primeiros diagnósticos positivos de infecção por coronavírus entre a população carcerária de Mato Grosso do Sul.

A direção da unidade realizou o isolamento de todas as internas diagnosticadas, e novos testes serão aplicados conforme a necessidade e protocolo padrão dos órgãos de saúde, com toda atenção necessária sendo prestada. Apenas uma delas, por orientação médica, foi necessário ser encaminhada para a rede hospitalar, devido a problemas anteriores no pulmão.

Testes também foram aplicados nos servidores que atuam no presídio, com um caso confirmado e uma servidora com sintomas que aguarda o resultado, ambas foram afastadas do serviço.

Desde o início da pandemia, a Agepen tem adotado vários protocolos de prevenção como a suspensão de visitas presenciais e implantação de contatos virtuais por videoconferência; adoção de procedimentos para a higienização de produtos e objetos que entram nas unidades, com o uso de solução sanitizante e quarentena mínima de 24 horas antes da entrega aos internos; bem como a desinfecção regular de celas, corredores e demais espaços que compõem as estruturas prisionais.

Além disso, foram fornecidas máscaras de proteção tanto aos policiais penais como a todos os internos em estabelecimentos prisionais do Estado. Outra medida importante é o isolamento preventivo de detentos que chegam de delegacias ou daqueles que apresentam sintomas gripais.

Como parte das ações de combate à proliferação da Covid-19, a agência penitenciária também recebeu 2,1 mil testes rápidos para detecção de anticorpos contra o novo coronavírus e diagnóstico precoce da doença, em caso de suspeita no ambiente carcerário, que foram distribuídos a todas as unidades da Agepen no Estado, e estão sendo aplicados conforme normativas estabelecidas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Além disso, foi realizada a campanha de vacinação contra a gripe em todos os presídios do Estado, com imunização de internos e servidores.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Com risco de incêndio, limpeza em ecoponto deve demorar uma semana
DOURADOS
Motociclista deve ser indenizado por prejuízos após acidente
GUIA LOPES DA LAGUNA
Tentativa de fuga termina com 1,2t de maconha apreendidas
PANDEMIA
Dourados vai a 4,6 mil confirmações do novo coronavírus, mas casos ativos são 453
BRASIL
IGP-M sobe 1,46% na primeira prévia de agosto
DESENVOLVIMENTO
Capital terá mais de R$ 20 milhões da União para revitalizar corredor gastronômico
DOURADOS
Prefeitura anuncia 5º nome para comando da Secretaria de Saúde
PANDEMIA
MS se aproxima de 32 mil casos e soma mais 14 óbitos
PANDEMIA
Após três dias internado por Covid, deputado tem alta de hospital em MS
ELEIÇÕES
Os partidos e as contas bancárias necessárias

Mais Lidas

DOURADOS
Homicídio ocorreu após madrugada de farra e confusões na Jaguapiru
REGIÃO
Professora morre ao ter moto atingida por carro
PANDEMIA
Paciente internado em Dourados morre de coronavírus
DOURADOS
Acidente entre carro e moto deixa homem em estado gravíssimo