segunda, 11 de maio de 2026
Dourados
6ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
MATO GROSSO DO SUL

Maio Amarelo 2026: com tema focado na empatia, Detran e parceiros mobilizam MS para salvar vidas

04 maio 2026 - 12h54Por Da Redação

Com o tema oficial “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) inicia, em maio, uma extensa programação em alusão à 13ª edição do Movimento Maio Amarelo. A campanha deste ano, definida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), propõe uma reflexão profunda sobre a diferença entre apenas “ver” e realmente “enxergar” o próximo, exigindo cuidado e atenção ativa para transformar o trânsito em um lugar de paz.

Durante todo o mês, o órgão mobilizará diversos segmentos da sociedade, incluindo empresas, escolas e órgãos de governo, para promover a conscientização e reduzir o número de sinistros. “O objetivo é colocar em pauta a segurança viária e engajar as pessoas em ações que propaguem o conhecimento em todas as esferas”, explica Andrea Moringo, diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS.

A abertura oficial do movimento em Campo Grande acontece na segunda-feira, 04 de maio, às 8h, na Praça Ary Coelho. Organizado pelo Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT), o evento contará com abordagens educativas de veículos e atendimento à imprensa.

No decorrer do mês, diversas ações marcam o movimento Maio Amarelo, estre elas:

Ações Imersivas: Uso de óculos simuladores de embriaguez e exibição do documentário “Uma escolha, várias vidas”.

Fórum Centro-Oeste de Segurança Viária: Nos dias 25 e 26 de maio, no Bioparque Pantanal, com foco estratégico na Rota Bioceânica (RILA). O debate reunirá autoridades internacionais dos países que compõem a rota (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile), especialistas do setor e representantes do Ministério das Relações Exteriores, em uma programação que contará com tradução simultânea em espanhol e exposição de tecnologias sustentáveis.

Educação e Inclusão Social

O movimento também levará serviços e educação a comunidades específicas. No dia 16 de maio, o MS Cidadão levará atividades de conscientização e fiscalização a aldeias indígenas na Escola Estadual Marçal de Souza Tupã-y. Já o mutirão Todos em Ação, no dia 23 de maio, focará em comunidades da periferia, também com atividades lúdicas e mais serviços que o Detran-MS oferece.

Nas escolas, o programa Detran vai à Escola atenderão centenas de crianças com atividades lúdicas, como a “História Cantada”, ensinando a travessia segura para pedestres desde os primeiros anos de vida. E no Detranzinho, estão previstas as visitas de 80 crianças entre 8 e 11 anos, que participarão de atividades lúdicas, com foco na campanha do Maio Amarelo.

Uma novidade na agenda deste ano é a Exposição Gigantes, em parceria com o Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS). Entre 25 de maio e 05 de junho, o Detran-MS apresentará uma maquete lúdica de “Passagem de Fauna” no Shopping Campo Grande e no Bioparque Pantanal, demonstrando soluções para evitar o atropelamento de animais silvestres nas estradas do estado.

Programas Permanentes e Workshops

Além dos eventos de massa, o DETRAN levará palestras sobre a associação de álcool e direção a empresas e rodas de conversa a Centros de Convivência de Idosos. Para os profissionais do setor de formação de condutores, o Detran-MS realizará um workshop no dia 20 de maio para esclarecer as mudanças da Resolução 1.020 para instrutores e Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Deixe seu Comentário

Leia Também

PM desocupa estudantes da reitoria da USP
EDUCAÇÃO

PM desocupa estudantes da reitoria da USP

Funcionário de bar é agredido durante briga generalizada no Jardim Tropical
DOURADOS

Funcionário de bar é agredido durante briga generalizada no Jardim Tropical

Apocalipse nos Trópicos e O Agente Secreto vencem Prêmios Platinos
CULTURA

Apocalipse nos Trópicos e O Agente Secreto vencem Prêmios Platinos

Homem é preso após ameaçar companheira com espingarda em fazenda
POLÍCIA

Homem é preso após ameaçar companheira com espingarda em fazenda

TV Brasil Play exibe clássicos da filmografia de Rogério Sganzerla
CULTURA

TV Brasil Play exibe clássicos da filmografia de Rogério Sganzerla

EPIDEMIA

Dourados registra mais de 8 mil notificações de chikungunya e três mortes em investigação

ESPORTE

DAC e União ABC abrem semifinal da Seletiva Sub-20 com empate em Dourados

REGIÃO

Duas caminhonetes furtadas são recuperadas após fuga na região de Angélica

POLÍTICA

Desinformação sobre PL da Misoginia cresce nas redes, diz estudo

DOURADOS

Segundo veículo é encontrado batido em Dourados na manhã deste domingo

Mais Lidas

LOGÍSTICA

Começa obra que encurtará distância entre Capital e município do interior

EXPOAGRO

Provas de rodeio são canceladas hoje; finais acontecem amanhã

IVINHEMA

Prefeito é questionado pelo MPMS por viagens a show e também para fora do país

DOURADOS

Drones passam a ser utilizados para ampliar vigilância e segurança na PED