Menu
Busca domingo, 05 de julho de 2020
(67) 99659-5905
ARTIGO

Mãe porque eu tenho que estudar se tem tudo na internet?

19 fevereiro 2020 - 08h48Por Denise Caramori

Acredito que o mais importante na vida é possuírmos a capacidade de lidar com as frustrações, de adaptar nossos sentimentos e talentos à realidade, de amar aquilo que nos vem com naturalidade. Obstinação e disciplina são importantíssimas, mas o que realmente nos salva é a resiliência, que é a capacidade de se adaptar as mudanças, de se recuperar de situações de crise e aprender com elas, de superar a dor e recomeçar. Sim, porque não somos onipotentes, apesar de descobrirmos isto após a adolescência, pelo contrário, somos cheios de limitações.

Minha mãe me ensinou a dar trabalho, sim, ela foi uma pessoa que conviveu durante 20 anos com uma doença grave no pulmão e progressiva, precisou muito de outras pessoas, mesmo assim, estava sempre rindo de si mesma e da sua condição, agradecida, sentia-se bem em poder receber cuidados e usava o recurso do humor para encarar as dificuldades. Aprendi então que a extraordinária resiliência é o que nos salva. 

O que eu amava na minha mãe? Amava a sua disposição de viver, o cuidado que ela tinha com as outras pessoas, a teimosia que a mantinha forte e lúcida, seus livros e suas telas, e o seu olhar, ela se fazia entender pelo olhar, eu é que não a obedecia. Tem dias que sinto tanto a sua falta que não consigo respirar, em dias assim leio trechos dos seus livros preferidos em voz alta, porque eu sei que ela está à escutar.

Acabei escrevendo sobre minha mãe, mas a intenção era escrever sobre um questionamento do meu filho caçula sobre a escola, cheio de ênfase em suas palavras, ele me perguntou o porquê de estudar se tem tudo o que precisa na internet? Foi por isso que deu saudade de minha mãe, ela sempre me dizia sobre a importância do estudo, justo ela que parou no oitavo ano do ensino fundamental para se casar, apaixonada e decidida. 

É preciso ir à escola, aprender, socializar, é preciso ser bom no que você faz, e querer ser sempre melhor, não melhor que os outros, mas melhor que você mesmo a cada dia, se superando, dando o melhor de si, com amor e nas condições que forem possíveis. O que sou hoje devo à minha mãe, ela me fez estudar, me abençoava e me dizia sempre o orgulho que tinha sobre o meu trabalho e as minhas escolhas na vida, apesar de não concordar com a maioria delas.

A resposta então? Estude, estude muito, mas lembre-se de ser feliz, estude sabendo que lá na frente tudo isso vai te levar ao lugar que você quer estar, trazendo à você realizações e bem estar. Dê o melhor de si, deseje ardentemente aquilo que você quer, seja grato, humilde e resiliente, faça o seu melhor sempre, seja uma pessoa melhor a cada dia com você mesmo e com os outros, para poder trabalhar no que você ama. O “professor google” não terá todas as respostas, as respostas estarão dentro de você, por isso é tão importante que se conheça e saiba do seu potencial e também das suas limitações, respeite isso. 

Psicopedagoga/Terapeuta - Equoterapeuta/ Equitadora - denicaramori@hotmail.com

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

VILA SÃO BRAZ
Moto é furtada em frente ao local de trabalho da vítima
CORONAVÍRUS
Anvisa autoriza testes para outra vacina contra covid-19
DOURADOS
Adolescente pilota moto embriagado e tio morre após queda na Coronel Ponciano
LOTERIAS
Mega-sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio
DOURADOS
Polícia procura assassino de secretário de Agricultura Familiar de Dourados
EDUCAÇÃO
Com suspensão das aulas presenciais, Fundesporte garante cestas básicas a profissionais do Prodesc
FAKE NEWS
É preciso responsabilizar plataformas e financiadores de fake news, diz Maia
PANDEMIA
Brasil tem 1.577.004 casos de covid-19 diagnosticados
TV DOURADOS NEWS
PP apresenta Alan Guedes como pré-candidato a prefeito de Dourados
BRASIL
Consumidor poderá tirar dúvidas sobre valor cobrado na conta de luz

Mais Lidas

POLÍCIA
Assassinado no Izidro é secretário de Agricultura Familiar de Dourados
PANDEMIA
Mulher morre de covid-19 logo após dar à luz em Dourados
DOURADOS
Ex-funcionário é o suspeito de matar secretário de Agricultura
CAMPO GRANDE
Jovem que estava desaparecida é encontrada morta