Menu
Busca sexta, 27 de novembro de 2020
(67) 99659-5905
ARTIGO

Mãe porque eu tenho que estudar se tem tudo na internet?

19 fevereiro 2020 - 08h48Por Denise Caramori

Acredito que o mais importante na vida é possuírmos a capacidade de lidar com as frustrações, de adaptar nossos sentimentos e talentos à realidade, de amar aquilo que nos vem com naturalidade. Obstinação e disciplina são importantíssimas, mas o que realmente nos salva é a resiliência, que é a capacidade de se adaptar as mudanças, de se recuperar de situações de crise e aprender com elas, de superar a dor e recomeçar. Sim, porque não somos onipotentes, apesar de descobrirmos isto após a adolescência, pelo contrário, somos cheios de limitações.

Minha mãe me ensinou a dar trabalho, sim, ela foi uma pessoa que conviveu durante 20 anos com uma doença grave no pulmão e progressiva, precisou muito de outras pessoas, mesmo assim, estava sempre rindo de si mesma e da sua condição, agradecida, sentia-se bem em poder receber cuidados e usava o recurso do humor para encarar as dificuldades. Aprendi então que a extraordinária resiliência é o que nos salva. 

O que eu amava na minha mãe? Amava a sua disposição de viver, o cuidado que ela tinha com as outras pessoas, a teimosia que a mantinha forte e lúcida, seus livros e suas telas, e o seu olhar, ela se fazia entender pelo olhar, eu é que não a obedecia. Tem dias que sinto tanto a sua falta que não consigo respirar, em dias assim leio trechos dos seus livros preferidos em voz alta, porque eu sei que ela está à escutar.

Acabei escrevendo sobre minha mãe, mas a intenção era escrever sobre um questionamento do meu filho caçula sobre a escola, cheio de ênfase em suas palavras, ele me perguntou o porquê de estudar se tem tudo o que precisa na internet? Foi por isso que deu saudade de minha mãe, ela sempre me dizia sobre a importância do estudo, justo ela que parou no oitavo ano do ensino fundamental para se casar, apaixonada e decidida. 

É preciso ir à escola, aprender, socializar, é preciso ser bom no que você faz, e querer ser sempre melhor, não melhor que os outros, mas melhor que você mesmo a cada dia, se superando, dando o melhor de si, com amor e nas condições que forem possíveis. O que sou hoje devo à minha mãe, ela me fez estudar, me abençoava e me dizia sempre o orgulho que tinha sobre o meu trabalho e as minhas escolhas na vida, apesar de não concordar com a maioria delas.

A resposta então? Estude, estude muito, mas lembre-se de ser feliz, estude sabendo que lá na frente tudo isso vai te levar ao lugar que você quer estar, trazendo à você realizações e bem estar. Dê o melhor de si, deseje ardentemente aquilo que você quer, seja grato, humilde e resiliente, faça o seu melhor sempre, seja uma pessoa melhor a cada dia com você mesmo e com os outros, para poder trabalhar no que você ama. O “professor google” não terá todas as respostas, as respostas estarão dentro de você, por isso é tão importante que se conheça e saiba do seu potencial e também das suas limitações, respeite isso. 

Psicopedagoga/Terapeuta - Equoterapeuta/ Equitadora - denicaramori@hotmail.com

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Com quase 600 casos ativos de coronavírus, Dourados tem 96% de ocupação global de leitos de UTI
SAÚDE
Com quase 600 casos ativos de coronavírus, Dourados tem 96% de ocupação global de leitos de UTI
Adolescente é apreendido em veículo com sinal identificador adulterado
AMAMBAI
Adolescente é apreendido em veículo com sinal identificador adulterado
Dourados e Laguna definem meios para sanar baixo índice de vacinação
REUNIÃO NO MPE
Dourados e Laguna definem meios para sanar baixo índice de vacinação
Irmãos são detidos no Piratininga com motocicleta furtada
DOURADOS 
Irmãos são detidos no Piratininga com motocicleta furtada
SANEAMENTO
Sanesul executa rede de esgoto no conjunto Cravo Vermelho em Corumbá
CAPITAL
Peritos iniciam testes com luminol na casa de assassina de chargista
EDUCAÇÃO
Regressão nos Estudos: Será a hora de mudar meu filho de escola?
TRÁFICO DE DROGAS
Jovem é detida com mala lotada de maconha na rodoviária
PONTA PORÃ
Vizinha entra em briga de ex-namorados, espanca homem que tentava agredir mulher e é presa
INFORME PUBLICITÁRIO
Cafeteria Havanna já atende em Dourados e conta com produtos gourmet e novidades em panetone

Mais Lidas

DOURADOS 
Foragido, autor de homicídio condenado a 16 anos é preso no Novo Horizonte
DOURADOS
Júri condena membros de grupo de extermínio a mais de 100 anos de prisão
PEDRO JUAN
Quatro corpos são encontrados enterrados na fronteira
BONITO
Mãe de bebê também morre após carro bater em coqueiro na MS-382