Menu
Busca quinta, 04 de junho de 2020
(67) 99659-5905
ALIMENTAÇÃO

Maca peruana: o tubérculo dos Andes considerado hoje um "superalimento"

30 março 2020 - 08h11Por Redação

Reconhecida por ser uma grande aliada na manutenção da saúde, a Maca Peruana tem tido cada vez mais popularidade, especialmente entre as pessoas que prezam por hábitos mais saudáveis. O alimento está entre as dicas do 365dicas.com para que você possa comer melhor.

Fonte de nutrientes importantes, como aminoácidos, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, magnésio, ômegas 3 e 9, fósforo, potássio, zinco, selênio e vitaminas B1, B2, C e E, o tubérculo também é rico em compostos fitoquímicos, alguns únicos, como macamida, macaeno e macaridina. Podem até duvidar, mas estamos diante de um alimento completo.

Quando um único alimento consegue reunir uma grande quantidade de nutrientes, os nutricionistas costumam chamá-lo de fitocomplexo -- e foi isso que se descobriu recentemente com relação à maca. "Todos estes nutrientes ajudam na melhora do desempenho atlético, na redução do nível de estresse, no combate à osteoporose e no controle de glicose sanguínea", diz Diogo Círico, nutricionista da Growth Supplements.

A Maca ajuda a combater doenças como anemia, diabetes (diminuindo a liberação de grandes quantidades de insulina) e problemas cardiovasculares, além de regularem a taxa de colesterol e o nível de gordura no sangue.

Segundo a especialista em Nutrição Funcional e Integrativa, Dra. Maria Fernanda, o alimento também pode ser um aliado importante para as mulheres. “Ele regula o ciclo menstrual, os sintomas da TPM e a menopausa, pois auxilia no equilíbrio dos hormônios sexuais, disse. 

Os benefícios da Maca Peruana, conhecida também por Ginseng Peruano, são descritos em alguns estudos realizados por diferentes institutos ao redor do mundo, nos quais o tubérculo demonstra ser um poderoso energizante e um excelente antioxidante.

Hoje, a maca peruana é encontrada no mercado em duas formas: a primeira é um extrato comercializado em cápsulas -- entre 500 mg a 1000 mg -- que isolam certos nutrientes da Maca para aumentar seus benefícios específicos. A segunda é uma farinha feita durante o processo de ralar o tubérculo e que possui todos os seus nutrientes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA
Polícia procura por traficante que fugiu de hospital vestido de médico
CONGRESSO
Câmara aprova texto-base de MP que autoriza sorteios na TV aberta
CAMPO GRANDE
Mulher foge do filho de 19 anos armado com faca após discussão
BRASÍLIA
Após três dias, PM diz que vai apurar uso de cavalo por Bolsonaro
TJ/MS
Justiça determina que Detran cumpra nomeação de concursados para cargos
UM ANO
UEMS prorroga validade de Concurso Público para Professor
CAPITAL
Mulher é agredida a socos na frente de filho de 4 anos ao cobrar pensão
DOURADOS
Cartão de Estacionamento Rotativo para idoso tem validade vitalícia
JULGAMENTO
Tenente-coronel que matou o marido major irá a júri popular dia 19
POLÍTICA
Senado aprova PL que obriga cobertura de tratamento de câncer em casa

Mais Lidas

EPICENTRO
Casos de coronavírus "explodem" e Dourados registra recorde de confirmações
PANDEMIA
Novo epicentro, Dourados é a cidade com mais casos de coronavírus em MS
PANDEMIA
Comitê aponta surtos de coronavírus em dois pontos de Dourados
TRÁFICO DE DROGAS
Casal é preso após entreposto da droga ser fechado em Dourados