Menu
Busca sexta, 24 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
LEITURA

Lenilde Ramos lança livro "João da Moto" em Dourados nesta segunda

02 agosto 2021 - 10h47Por Da Redação

A vida não tem limites para João Carlos Estevão de Andrade, personagem do livro “João da Moto”, de autoria da jornalista e sanfoneira Lenilde Ramos, que será lançado nesta segunda-feira (2), na Pestalozzi de Dourados, a partir das 15 horas. 

Ele vive em Campo Grande desde os sete anos, mas nasceu no Rio de Janeiro, de um parto que passou da hora. Essa ocorrência roubou o oxigênio necessário para que seu cérebro fizesse a conexão entre o comando e a execução dos movimentos.

No livro, João Carlos e Lenilde Ramos, amigos há 40 anos, desmistificam a pessoa que a sociedade ainda insiste em chamar de “deficiente”. E isso é feito pelo impacto na família, pela romper as convenções impostas a ele.

O contexto familiar de João Carlos traz uma parte da história de Mato Grosso do Sul. Do lado materno, temos o avô Estevão, imigrante português que se tornou grande industrial em Campo Grande e do lado paterno, a linhagem da família Andrade com a bisavó Rita Vieira, que se tornou nome de bairro.

Um ponto forte do livro é o despertar de João para sua condição física, a forma com que buscou se inserir na sociedade como um cidadão produtivo, e como lutou para que outras pessoas com deficiência buscassem, na medida do possível, a própria autonomia e independência.

“Esse processo começou de forma simples com a primeira bicicleta, que evoluiu para as mobiletes e depois para as motos adaptadas. Muita gente ainda se lembra do moço diferente que circulava pela cidade com seu triciclo, importante ferramenta da militância que o levou a atuar em uma expressiva folha de serviços na Associação Pestalozzi”,  conta Lenilde. 

João Carlos está com 63 anos e muita história para contar. ‘Sua luta continua e esse livro é mais uma arma para prosseguir na tarefa de quebrar protocolos, enfrentar tabus e mostrar que é gente como a gente”, relata a jornalista, ressaltando que João Carlos integra o Conselho Científico da Federação das Associações Pestalozzi do Brasil e dedica uma parte das vendas à Pestalozzi de Campo Grande, sua parceira em trabalhos e projetos.

Para a diretora da Associação Pestalozzi de Dourados, Vera Lúcia Moreno Di Dio, o lançamento do livro, que terá presença de João Carlos, é um motivo de alegria para toda a instituição. “Ele é a fortaleza do movimento Pestalozzi em todo o Brasil e serve de inspiração para todos nós pelo seu exemplo de superação de força de vontade”, conta a Diretora.

Serviço

O lançamento do livro “João da Moto” está programado para 15 horas, na Rua Dom João VI, 905 – Jardim Ouro Verde, com a presença de João Carlos Estevão de Andrade e da jornalista Lenilde Ramos

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é detido quando furtava container no Jardim Paulista
DOURADOS
Homem é detido quando furtava container no Jardim Paulista
Ladrão é flagrado por dono de residência em ação criminosa e preso
ÁGUA BOA
Ladrão é flagrado por dono de residência em ação criminosa e preso
Novos aspectos da Rota Bioceânica serão discutidos hoje em Live
UEMS
Novos aspectos da Rota Bioceânica serão discutidos hoje em Live
Bola cheia...! Bola murcha...!
COLUNA
Bola cheia...! Bola murcha...!
CAPITAL
Homem é encontrado com braço e perna quebrada após ser baleado
DOURADOS
Governo abre licitação para revitalizar a Rua Coronel Ponciano
SAÚDE & BEM-ESTAR
Viver Bem da Unimed atende gestantes com o Gestar Bem
NEGÓCIOS & CIA
Seja um empreendedor de sucesso na internet com as técnicas do MSD; Conheça aqui
INFORME PUBLICITÁRIO
"Segredo" da franquia, porção de polenta frita é sucesso no Jet Chicken
REPESCAGEM
Vacinação continua nesta sexta com D1 para maiores de 18 anos no CCI 

Mais Lidas

PEDRO JUAN CABALLERO
Adolescentes desaparecidas na fronteira são localizadas
FRONTEIRA
Adolescentes brasileiras estão desaparecidas desde o último sábado
TRAGÉDIA 
Motociclista morre na BR-163 em Dourados após bater em uma capivara 
CRONOGRAMA
Questões técnicas atrasam obras e aeroporto de Dourados não abrirá esse ano