terça, 21 de julho de 2026
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Justiça Federal de Dourados nega pedido de liberdade provisória de fazendeiros

03 outubro 2017 - 15h35Por Da Redação

Três dos cinco fazendeiros presos por envolvimento no conflito que resultou na morte de indígena em Caarapó, em junho de 2016, tiveram o pedido de liberdade provisória negado pela Justiça Federal de Dourados no sábado passado (30).

Dionei Guedin, Eduardo Yoshio Tomonaga e Jesus Camacho alegaram que, no período em que permaneceram em liberdade, nada fizeram para prejudicar o andamento processual ou a colheita de provas, tampouco colocaram em risco a ordem pública, a instrução penal ou a aplicação da lei penal.

O juiz federal Moisés Anderson Costa Rodrigues da Silva, por sua vez, decidiu pela manutenção da prisão preventiva com base na gravidade dos fatos, no mesmo sentido de parecer emitido pelo MPF. “A prisão preventiva fundamenta-se na gravidade concreta da ação, dado o modus operandi adotado pelo grupo, que vitimou membros da comunidade indígena com armamento letal. Vale destacar que a comunidade indígena não só estava em menor número, como era composta, também, por mulheres e crianças, de forma que até mesmo a possibilidade de resistência é questionável, o que sobreleva a desproporção da ação”, sustentou o magistrado.


Relembre o caso

 No dia 12 de junho de 2016, índios da comunidade Tey Kuê, da etnia Guarani-Kaiowá, ocuparam a Fazenda Yvu, em Caarapó - que incide sobre a Terra Indígena Dourados Amambaipeguá.

No dia seguinte, agentes da Polícia Federal foram notificados da ocupação por fazendeiros que os levaram até o local. Os policiais não encontraram reféns e foram informados pelos indígenas de que o proprietário poderia, em 24h, retirar o gado e seus pertences do local.

Sem mandado de reintegração de posse, os PFs retornaram a Dourados.

No dia seguinte, ocorreu o conflito que terminou com a morte do indígena Claudiodo Adileu Rodrigues de Souza, 18.

Deixe seu Comentário

Leia Também

João Signorelli, ator de 'Caminho das Índias', morre aos 69 anos
LUTO

João Signorelli, ator de 'Caminho das Índias', morre aos 69 anos

Justiça dá guarda de menina agredida por padrasto a pastores
PEDRO JUAN

Justiça dá guarda de menina agredida por padrasto a pastores

Brasil atinge menor nível de pessoas com insegurança alimentar
ONU

Brasil atinge menor nível de pessoas com insegurança alimentar

Família busca por esquizofrênico que desapareceu durante surto
REGIÃO

Família busca por esquizofrênico que desapareceu durante surto

Tereza Cristina recusa ser candidata a vice de Flávio Bolsonaro
ELEIÇÕES 2026

Tereza Cristina recusa ser candidata a vice de Flávio Bolsonaro

SÃO PAULO

Passageiros que saíram de MS são presos com quase 200 de drogas

LOTERIA

Confira as dezenas sorteadas do concurso 3034 da Mega-Sena

POLÍTICA

Investigador suspeito de contrabando é demitido da Polícia Civil

DOURADOS

Campanha do Agasalho supera 20 mil peças e Prefeitura realiza novo Varal Solidário

DOURADOS

Peruano é preso após furtar 39 calcinhas em loja de departamento 

Mais Lidas

DOURADOS

Gestão Marçal Filho inicia revitalização de canteiros centrais em quatro pontos da cidade

MEIO AMBIENTE

Polícia Ambiental apreende exemplar de Dourado durante operação

DOURADOS

Homem é assassinado no portão da casa da ex; atual companheiro dela é o suspeito

LOTERIA

Confira as dezenas sorteadas do concurso 3033 da Mega-Sena