Menu
Busca segunda, 20 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
CORUMBÁ

Justiça condena Santa Casa a pagar divida a enfermeiros

16 setembro 2014 - 14h45

Profissionais de Enfermagem de Corumbá estão indignados com a conduta da junta administrativa da Sociedade Beneficente de Corumbá nas negociações salariais da categoria e alertam para possibilidade de paralisação das atividades caso não haja avanços.

A Santa Casa possui uma dívida com os trabalhadores de 1 milhão de reais, cujo pagamento já foi determinado pela justiça, os salários estão defasados e, segundo a categoria, apesar de tudo isso, os representantes do hospital ainda demonstram descaso ao negociar o Acordo Coletivo de Trabalho. O presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Lazaro Santana, explica que os profissionais reivindicam 16,43% de reajuste salarial, mas recebeu contraproposta de apenas 6%.

“A defasagem no salário dos profissionais de enfermagem é de 35%. Prova disso, é que cobramos na justiça e fomos vitoriosos com a determinação de pagamento de 1 milhão referente a reajuste salarial dos últimos anos e abonos assiduidades. No entanto, enquanto o hospital não repassa o valor estipulado juridicamente, tentamos negociar um percentual menor que o déficit, buscando alternativas para que os salários não sejam ainda mais prejudicados. No entanto, a contraproposta de 6% é considerada indecente pela categoria e demonstra má-vontade dos administradores e das autoridades públicas para com os profissionais” , enfatiza Lazaro.

Reivindicações

Além do reajuste de 16,43%, a categoria reivindica 30% de auxílio creche para as profissionais que trabalham no período noturno, 20% de gratificação de exclusividade, 1 folga a cada domingo trabalhado e 10% de gratificação por desenvolvimento educacional.
Nova rodada de negociação e alerta de greve

O presidente do Siems explica que busca diálogo desde janeiro. “Enviamos ofício para início das negociações no dia 28 de janeiro e só recebemos a primeira resposta no dia 15 de maio, já com a proposta de percentual rebaixado de 6%. Diante da inflexibilidade da junta administrativa em aumentar o índice, o sindicato solicitou a participação do núcleo de mediação do Ministério do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul”.

No dia 19 de setembro, acontece mesa redonda entre o Siems e a Sociedade Beneficente de Corumbá, intermediada pela Superintendência Regional do Trabalho de MS. O Siems já alerta que caso não obtenha avanços, será publicado um edital convocando os trabalhadores para Assembleia Geral e estes possivelmente entrarão em estado de greve.

“Existe uma frustração por parte do trabalhador em enfermagem com a postura não apenas dos representantes administrativos do hospital, mas também das autoridades públicas que estão a par da realidade dos profissionais, mas, nada fazem para melhorar. Em épocas de eleições propagandeiam que irão melhorar a saúde, quando na realidade fecham os olhos para os problemas que de fato existe em suas regiões” , revela Lazaro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Caseiro é assassinado com golpe de faca em Dourados
POLÍCIA
Caseiro é assassinado com golpe de faca em Dourados
Caçador é multado por abate de dois catetos em MS
CRIME AMBIENTAL
Caçador é multado por abate de dois catetos em MS
Dourados tem domingo com novo recorde de calor no ano
CLIMA
Dourados tem domingo com novo recorde de calor no ano
Cidade Universitária terá novos horários de ônibus a partir de hoje 
DOURADOS
Cidade Universitária terá novos horários de ônibus a partir de hoje 
OBRAS
Governo acelera pavimentação de rodovias-tronco da Rota Bioceânica
INFORME PUBLICITÁRIO
União Pneus oferece o melhor em recauchutagem e consertos com pagamento facilitado
PARAGUAI
Polícia apreende mais de R$ 1 milhão em produtos contrabandeados 
ECONOMIA
Detran/MS abre visitação de 83 lotes para três leilões em andamento
Durante banho de rio com a família, adolescente morre afogado
IMUNIZANTE
Covid: Brasil recebe mais 2,2 milhões de doses da vacina Pfizer

Mais Lidas

'AMIGÃO'
Bêbado bate carro e deixa amigo ferido em canteiro
EVENTO CLANDESTINO
PM encerra festa com pelo menos 2 mil pessoas em Dourados
POLO INDUSTRIAL
Expansão industrial impulsiona investimentos logísticos em Dourados
LOTERIA
Douradense fatura R$ 31 mil ao acertar na quina