Menu
Busca domingo, 07 de junho de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Inscrições para programas de bolsa de Iniciação Científica terminam hoje

06 abril 2020 - 14h35Por Da Redação

Se encerram nesta segunda-feira (06/04) as inscrições para o Processo Seletivo de Iniciação Científica CNPq/UFGD 2020–2021. São três modalidades de programas de bolsa, direcionadas para alunos do Ensino Superior e ofertadas pela UFGD por meio da Coordenadoria de Pesquisa, órgão integrante da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa (COPQ/PROPP).

A Iniciação Científica tem como objetivo contribuir com a formação dos estudantes, visando despertar a vocação científica e incentivar potenciais talentos na área da pesquisa acadêmica. Para a instituição, configura um instrumento de formulação de políticas de iniciação à pesquisa, estimulando o aumento da articulação entre a graduação e a pós-graduação e contribuindo para a formação de recursos humanos para a área.
 
Todos os bolsistas são orientados por pesquisadores – coordenadores ou membros de equipes – cujos projetos de pesquisa encontram-se devidamente cadastrados na Pró-reitoria de Ensino de Pesquisa e Pós-graduação da UFGD. Eles são estimulados a envolver os alunos nas atividades científicas e tecnológicas, proporcionando a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, o pensamento em ciência e a criatividade oriunda do confronto direto com as questões apresentadas pela rotina acadêmica.
 
Os editais para as modalidades de programa estão disponíveis aqui.
 
E os documentos que necessitam ser baixados para a inscrição estão aqui.
 
COMO SE INSCREVER
 
As inscrições para os três programas devem ser feitas exclusivamente pela plataforma SIGPROJ/MEC ( http://sigproj.ufrj.br/index.php ). São eles: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) – este voltado apenas para alunos matriculados em cursos de graduação da UFGD –, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), ambos destinados a estudantes de qualquer instituição de ensino superior, pública ou privada.
 
Os planos de trabalho dos alunos devem ser submetidos às unidades acadêmicas no prazo e de acordo com os procedimentos fixados por cada uma delas, sob pena de não homologação da inscrição.
 
Os orientadores precisam ser coordenadores ou membros da equipe de um projeto de pesquisa cadastrado na COPQ/PROPP e que tenha vigência pelo menos até 31 de julho de 2021. Caso contrário, precisarão prorrogá-los ou, então, cadastrar um novo projeto de pesquisa durante o prazo de inscrição previsto nos editais de abertura.
 
Os bolsistas precisarão dedicar 12 horas semanais às atividades da Iniciação Científica e não podem ter vínculo empregatício ou em outras bolsas (exceto as assistenciais ou de curta duração). A vigência dos programas vai de 1º de agosto de 2020 a 31 de julho de 2021.
 
Em caso de dúvidas sobre qualquer um dos três programas, os pedidos de esclarecimentos devem ser enviados para: inic@ufgd.edu.br.
 
PESQUISA EM TEMPOS DE PANDEMIA
 
Para nortear os pesquisadores da UFGD sobre como proceder durante a vigência do estado de emergência em saúde pública acarretado pela covid-19, doença decorrente do novo coronavírus presente em todo o mundo, a PROPP publicou na última semana a Instrução Normativa Nº 04.
 
Pelo documento, fica expresso que os profissionais da pesquisa devem se conscientizar dos riscos e das medidas necessárias para prevenção da disseminação da covid-19, alinhando suas ações às diretrizes estabelecidas pelo Comitê Operativo de Emergência (COE) da UFGD que, por sua vez, segue as orientações dos ministérios da Saúde, da Educação e da Economia.
 
A Instrução frisa que as atividades de pesquisa da UFGD deverão ser, prioritariamente, desenvolvidas a distância – por meios eletrônicos – e que as atividades presenciais devem ter sua necessidade reavaliada pelos pesquisadores, visando evitar aglomeração e/ou deslocamento de pessoas.
 
Caso seja imprescindível à pesquisa a realização de alguma atividade presencial nas dependências da UFGD, devem ser observadas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, assim como deve ser feita comunicação à Prefeitura Universitária antes da presença dos pesquisadores.
 
A publicação esclarece, ainda, que os projetos de pesquisa em andamento continuam vigentes, bem como as bolsas de Iniciação Científica. Os prazos e procedimentos para submissão de propostas de Iniciação Científica e de projetos de pesquisa, assim como para solicitação de apoio financeiro a projetos de pesquisa também estão mantidos.
 
A PROPP informa que coordenadores de projetos de pesquisa e/ou orientadores de Iniciação Científica poderão, a qualquer momento, solicitar o cancelamento dos respectivos cadastros junto à COPQ. Avisa, também, que prazos e procedimentos previstos em edital poderão sofrer as alterações que se fizerem necessárias, ouvindo-se o Comitê Interno de Pesquisa ou o Comitê Institucional de Iniciação Científica, de acordo com o caso específico.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Filho de Flávio Migliaccio desabafa sobre morte do pai
CLIMA
Em sábado frio, temperatura não passou dos 20°C em Dourados
COM PREMIAÇÃO
Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul selecionará 150 projetos
MEIO AMBIENTE
Prevenção e combate a incêndios florestais em MS envolverá setor público e privado
SIDROLÂNDIA
Homem que estava desaparecido é encontrado morto sem as orelhas em açude
BRASIL
Prefeito de Santa Quitéria do Maranhão morre por Covid-19
BRASIL
Estudo defende aprimoramento de norma que avalia endividamento público
CAPITAL
Vítima salta de porta-malas com carro em movimento para fugir de bandidos
BRASIL
Bolsonaro defende divulgação atrasada e parcial de dados
SAÚDE
CCZ notifica seis pessoas para limpar quintal neste sábado, em Dourados

Mais Lidas

PANDEMIA
Dourados bate novo recorde e se aproxima de 500 casos de coronavírus
DOURADOS
Suspeito de apontar arma na cabeça de motoboy para roubar veículo é apreendido
DOURADOS
Polícia descobre central que abastecia “bocas de fumo” e prende traficante
PANDEMIA
“Há projeções de que o pior está por vir”, diz secretário após apresentar números da Covid