O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas em dois processos seletivos com 680 vagas em cursos técnicos gratuitos para ingresso no primeiro semestre. A oferta abrange 13 municípios.
O edital 071/2019 oferece 480 vagas para cursos subsequentes presenciais e a distância nos municípios de Fátima do Sul, Figueirão, Itaporã, Naviraí, Nova Andradina, Pedro Gomes, Ponta Porã, Rio Negro, Sonora e Vicentina.
As opções são Administração, Agricultura, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática e Zootecnia. Para concorrer a uma vaga, é preciso ter o ensino médio completo.
Outras 200 vagas em cursos técnicos integrados, oferecidos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), são ofertadas por meio do edital 072/2019 em Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas.
No Proeja, os interessados podem optar pelos cursos técnicos em Administração ou Manutenção e Suporte em Informática. O candidato deve ter 18 anos, no mínimo, e o ensino fundamental completo. As inscrições seguem até esta segunda-feira, dia 13 de janeiro.
Para ambos editais, a inscrição é gratuita e deve ser feita na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS.
Ação Afirmativa (cotas) – No ato da inscrição, o candidato pode optar por ser beneficiário de Ação Afirmativa (cotas). Podem concorrer como cotistas aqueles que cursaram todo o ensino fundamental (Proeja) ou todo o ensino médio (subsequentes) na rede pública.
Metade das vagas ofertadas é reservada aos cotistas. Desse total, há reserva de vagas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência.
Seleção – Será feita por sorteio eletrônico, no dia 27 de janeiro, em Campo Grande. A previsão é de que o resultado preliminar seja divulgado dia seguinte.
A classificação final e a primeira chamada serão divulgadas no dia 31 de janeiro, com matrículas em 3 e 4 de fevereiro.