sábado, 12 de julho de 2025
Dourados
18ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Inovação com propósito marca a quinta edição do Siles Unigran 

12 junho 2025 - 06h37Por Da Redação

A quinta edição do Siles (Saberes Integrados das Licenciaturas do Ensino Superior), realizado pela Unigran EaD, consolidou-se como um dos mais importantes eventos acadêmicos da Instituição, ao promover reflexões profundas sobre a docência contemporânea, inovação educacional e o compromisso ético dos futuros educadores. Com o tema ‘Educação, Inovação e Empreendedorismo’, o seminário reuniu centenas de participantes, presencial e virtualmente, em uma jornada marcada por pertencimento, inspiração e trocas significativas entre acadêmicos, professores e profissionais da educação.

A abertura do evento foi marcada por discursos expressivos que destacaram o papel estratégico da educação como vetor de transformação social. O Reitor da Unigran, professor Renato de Aguiar Lima Pereira, afirmou que o SILES representa um compromisso coletivo com a formação de educadores críticos, sensíveis e preparados para os desafios do século XXI. “Integrar saberes é reconhecer o valor do diálogo entre as áreas do conhecimento e reforçar a prática pedagógica com ética e sensibilidade humana”, declarou.

Na mesma linha, o Diretor Geral da Unigran EaD, Rafael de Arruda, destacou o peso histórico da atuação docente: “Somos os guias da pátria educadora. Se empreender é o ato de reinventar com responsabilidade, então somos chamados a sermos os melhores profissionais para guiar, educar e crescer a futura geração”.

A conferência de abertura, conduzida pela professora Miriam Salomão, consultora e empreendedora na área da Educação, foi um dos momentos mais celebrados do Siles. Com leveza, humor e profundidade, ela desconstruiu o conceito de inovação ao afirmar que inovar, muitas vezes, é fazer o básico com excelência e propósito. “O professor começa a inovar quando faz novas perguntas e provoca o pensamento crítico. Hoje, o básico bem feito já é o avançado”, disse, ao reforçar que a tecnologia, por si só, não garante qualidade, e sim a mediação crítica do docente que faz a diferença.
 

Miriam também participou do encerramento com uma intervenção sobre metodologias ativas, apresentando a importância da escuta e da comunicação como pilares de uma educação transformadora. “Não existe concorrência para quem faz seu trabalho com excelência”, afirmou, sintetizando a essência do evento.
A programação do SILES foi ampla e abrangente para englobar aspectos essenciais em torno do tema. A professora Fabiana Marcon, por exemplo, direcionou o foco de sua palestra para a educação socioemocional. Com base em sua trajetória e práticas escolares, ela ressaltou a importância de cultivar relações saudáveis no ambiente educativo: “Educar é, acima de tudo, um ato de presença e empatia. Trabalhar a dimensão emocional nas escolas é cuidar de quem ensina e de quem aprende”, declarou.

Já a mesa redonda, mediada pela professora Julyana Moreira, debateu o tema ‘Projetos Inovadores na Educação Básica’ com os professores convidados Lidiane Cristina Lopes e Orlando Junior Martins.
Oficina para melhorias nas rotinas acadêmicas

Tradicionalmente, o Siles promove oficinas práticas voltadas ao corpo pedagógico da Unigran EaD, visando sempre a melhoria das práticas cotidianas. Nesta edição, a formação foi sobre a ferramenta Mailmeteor, voltada à automatização da comunicação via e-mail com estudantes. Conduzida pelo professor Fransérgio Matos, a atividade demonstrou como a tecnologia pode simplificar processos e estreitar laços com os acadêmicos. “A ferramenta traz eficiência e proximidade na relação docente-aluno”, avaliou.

Para a professora Luana dos Santos, participante da formação, a experiência foi enriquecedora. “Essa oficina representou um marco de aprendizado. Estou animada para aplicar esses conhecimentos que, com certeza, qualificam nosso trabalho e fortalecem o vínculo com os estudantes”, comentou.

Uma formação que vai além da técnica

Segundo a comissão organizadora, o evento cumpriu plenamente sua missão. “O V Siles superou todas as expectativas, tanto pelo engajamento do público quanto pela qualidade dos conteúdos abordados”, avaliou a professora Camila de Brito Quadros. “Mais do que um seminário acadêmico, ele se consolidou como um espaço de escuta, integração e fortalecimento da identidade docente. Quando unimos educação e inovação, construímos um futuro mais forte para a docência”.

Essa percepção foi compartilhada também pelos acadêmicos, como Luiz Miguel Sorana Santos, do 8º semestre de Educação Física. Para ele, a participação no SILES teve impacto direto em sua trajetória profissional. “A experiência foi transformadora. Aprendi que empreender é reinventar-se com o que se tem, todos os dias. Saio do evento com um novo olhar sobre minha atuação como educador”, relatou.

Mais do que um evento formativo, o Siles 2025 foi um marco no compromisso da Unigran EaD com uma educação humanizada, crítica e inovadora. Ao finalizar mais uma edição com êxito, deixa um legado de pertencimento e valorização dos profissionais das licenciaturas. Um chamado à ação para que cada educador, seja em formação ou em exercício, reconheça o poder transformador de sua prática, reafirmando que ensinar é, sobretudo, um gesto de compromisso com o futuro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é assassinado com golpe de faca no meio da rua
NAVIRAÍ

Homem é assassinado com golpe de faca no meio da rua

Seis pessoas ficam feridas após colisão frontal entre carreta e picape
MS-134

Seis pessoas ficam feridas após colisão frontal entre carreta e picape

Há quase um mês sem chuvas, Dourados entra em novo alerta de baixa umidade
CLIMA

Há quase um mês sem chuvas, Dourados entra em novo alerta de baixa umidade

FUTEBOL

Brasileirão retorna hoje com clássico e líder em campo

"Balaio Festival" reúne feira criativa, cultura e música hoje em Dourados
CULTURA

"Balaio Festival" reúne feira criativa, cultura e música hoje em Dourados

DOURADOS

Jovem bêbado é preso após agredir e ameaçar mãe com faca 

JOÃO PAULO II

Homem dispara quatro vezes para o alto, resiste à abordagem e acaba preso em Dourados

FUTEBOL

Operário encara o Uberlândia para continuar sonhando com a vaga

ENQUETE

Leitores são favoráveis ao retorno do debate no Congresso sobre fim da jornada 6x1

POLÍCIA

Homem é preso por receptação ao bater carro furtado em poste

Mais Lidas

DOURADOS

Produtor rural morto a tiros em fazenda no distrito de Itahum é identificado

OPORTUNIDADE

Organização Social que vai gerir Hospital Regional de Dourados abre mais de 100 vagas de emprego

ITAHUM

Filho de acusado de matar fazendeiro se apresenta, presta depoimento e é liberado

DOURADOS

Mulher denuncia motorista de aplicativo por furto de R$ 1,5 mil