domingo, 05 de dezembro de 2021
Dourados
36°max
23°min
Campo Grande
33°max
23°min
Três Lagoas
38°max
23°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
INDÚSTRIA DE MS

Índice Geral de Desempenho Industrial volta a registrar alta pelo 6º mês consecutivo

30 novembro 2020 - 12h15Por Da Redação

O IGDI (Índice Geral de Desempenho Industrial) de Mato Grosso do Sul, que foi criado pelo Radar Industrial da Fiems e é calculado com base nas pesquisas de Confiança e Sondagem Industrial, alcançou, no mês de outubro, 63,4 pontos, indicando um aumento de 1,2 ponto na comparação com o levantamento de setembro. Nos últimos seis meses, o indicador acumula alta de 24,9 pontos, sinalizando a forte retomada da atividade industrial após o período mais crítico da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, é importante ressaltar que esse foi o melhor resultado já registrado para o mês de outubro desde 2014, com crescimento de 7,7 pontos sobre igual mês do ano anterior e de 10,7 pontos sobre a média histórica obtida para o mês. “Neste levantamento, 90% das empresas industriais do estado reportaram crescimento ou estabilidade da produção. Comparando com o mesmo mês do ano passado, essa participação foi superior em 9 pontos percentuais”, reforçou.

O economista detalha que essa melhora também se refletiu na participação das empresas que contrataram, aumentando de 6,0% para 29,2% do total no mesmo comparativo. “Condição que também se repetiu em relação a utilização da capacidade instalada, evoluindo de 73% para 75%”, analisou, constatando que o IGDI permanece acima dos 50 pontos, indicando, na média geral, que o nível de atividade industrial percebido pela maior parte dos empresários respondentes foi satisfatório no mês de outubro.

O Índice

O IGDI reflete a percepção do empresário em relação ao desempenho apresentado pela atividade industrial. “Na elaboração, foram selecionadas cinco variáveis - emprego, investimento, produção industrial, utilização da capacidade instalada e confiança – e todas com peso de 20% na composição do Índice”, detalhou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems.

No caso do emprego na indústria, o IGDI utiliza o percentual de estabelecimentos que aumentaram o número de empregados, enquanto na parte de investimento o Índice leva em consideração a intenção de investimentos para os próximos seis meses. Já da produção é usado o percentual de indústrias com a produção estável ou crescente, da utilização da capacidade instalada se pega o percentual médio e da confiança a base é o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial).

O IGDI Fiems contou com a avaliação, validação e auxílio técnico do professor-doutor Leandro Sauer, da Escola de Administração e Negócios e do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS). “O professor é matemático com atuação na utilização de métodos quantitativos em economia e tem comprovada experiência na elaboração e uso de indicadores sintéticos”, reforçou o economista.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

JARAGUARI

Homem morre após briga em propriedade rural por pá carregadeira

UFGD

Candidatos ao Vestibular devem pedir gratuidade na inscrição até dia 10

Bêbado, motociclista atropela quatro e mata jovem de 20 anos
NIOAQUE

Bêbado, motociclista atropela quatro e mata jovem de 20 anos

Caravana da Saúde começa em Fátima do Sul com 110 cirurgias
REGIÃO

Caravana da Saúde começa em Fátima do Sul com 110 cirurgias

GUIA LOPES

Motociclista fica em estado gravíssimo após colidir com ambulância

ESPORTE

Brasil se classifica para segunda fase do Mundial feminino de handebol

EMPREGO

MS acumula 37,2 mil empregos criados com carteira assinada em 2021

TRÂNSITO

Ramon, do Flamengo, nega ter bebido antes de acidente que matou ciclista

COMPETIÇÃO

OMT lança concurso mundial para startups de turismo gastronômico

JUDICIÁRIO

Provas do processo seletivo de juízes leigos serão neste domingo

Mais Lidas

DOURADOS

Vídeo mostra jovem deitando em rua antes de acidente

DOURADOS

Homem morre atropelado no Jardim Piratininga e motorista foge do local

DOURADOS

Jovem estava deitado na rua e motorista de caminhão disse que não percebeu atropelamento

TRAGÉDIA

Trabalhador morre após queda de laje em Dourados