Menu
Busca quinta, 26 de novembro de 2020
(67) 99659-5905
ECONOMIA

Índice de Desempenho Industrial de MS completa 17 meses acima dos 50 pontos

22 novembro 2019 - 08h58Por Da Redação

O IGDI (Índice Geral de Desempenho Industrial) de Mato Grosso do Sul, que foi criado pelo Radar Industrial da Fiems e é calculado com base nas pesquisas de Confiança e Sondagem Industrial, completou, em outubro deste ano, o 17º mês consecutivo acima dos 50 pontos. No respectivo mês, o Índice somou 55,7 pontos, indicando uma relativa estabilidade na comparação com setembro deste ano, quando chegou a 56 pontos.

O coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, explica que, na passagem de setembro para outubro, aumentos na participação das empresas com produção estável ou crescente, na intenção de investimento e na utilização da capacidade instalada. Além disso, ressalta o economista, é preciso somar a isso a estabilidade no índice de confiança e recuo na participação das empresas que realizaram contratações.

Quanto à atividade, ele explica que, em outubro, se constatou que a produção ficou estável em 56,7% dos estabelecimentos, contra 59,2% no mês de setembro. “Já as empresas que apresentaram expansão responderam por 23,9% do total, contra 15,5% no mês anterior. Contudo, mesmo com o IGDI sinalizando uma acomodação no ritmo de atividade, o empresário industrial de Mato Grosso do Sul segue otimista em relação aos próximos seis meses, com os índices de intenção de investimento e confiança permanecendo em patamares elevados”, reforçou.

Ezequiel Resende acrescenta que é importante ressaltar também que a maior parte das variáveis analisadas apresentou desempenho positivo na comparação mensal, no acumulado do ano e nos últimos 12 meses. “Com os dados consolidados constata-se que o IGDI segue acima dos 50 pontos. Indicando que, na média geral, o desempenho foi satisfatório, segundo a percepção da maioria dos empresários respondentes”, finalizou.

O Índice

O IGDI reflete a percepção do empresário em relação ao desempenho apresentado pela atividade industrial. “Na elaboração, foram selecionadas cinco variáveis - emprego, investimento, produção industrial, utilização da capacidade instalada e confiança – e todas com peso de 20% na composição do Índice”, detalhou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems.

No caso do emprego na indústria, o IGDI utiliza o percentual de estabelecimentos que aumentaram o número de empregados, enquanto na parte de investimento o Índice leva em consideração a intenção de investimentos para os próximos seis meses. Já da produção é usado o percentual de indústrias com a produção estável ou crescente, da utilização da capacidade instalada se pega o percentual médio e da confiança a base é o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial).

O IGDI Fiems contou com a avaliação, validação e auxílio técnico do professor-doutor Leandro Sauer, da Escola de Administração e Negócios e do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS). “O professor é matemático com atuação na utilização de métodos quantitativos em economia e tem comprovada experiência na elaboração e uso de indicadores sintéticos”, reforçou o economista.

Deixe seu Comentário

Leia Também

'Batedores' são presos e veículo é apreendido com mais de 700 kg de maconha
MARACAJU
'Batedores' são presos e veículo é apreendido com mais de 700 kg de maconha
EDUCAÇÃO
Autoavaliação da UFGD está aberta para servidores e acadêmicos
Homem denuncia ameaças de garota de programa trans após troca de mensagens
TINDER
Homem denuncia ameaças de garota de programa trans após troca de mensagens
PONTA PORÃ
Briga por dívida termina com homem ferido a golpes de facão
ECONOMIA
Operação Pátio Zero: mais de 400 motocicletas estão disponíveis em leilão
POSTO EXCLUSIVO
PF vai às ruas em MS por fraudes em fornecimento de combustíveis à prefeitura
MEGA-SENA
Aposta única acerta as seis dezenas e leva mais de R$ 3 milhões
TV DOURADOS NEWS
Prestação de contas de candidatos deverão ser realizadas até dia 15 de dezembro
SAÚDE
SES realiza webinário sobre 'Febre Amarela: Humana, Animal e Imunização'
BONITO
Mãe de bebê também morre após carro bater em coqueiro na MS-382

Mais Lidas

VIOLÊNCIA
Mulher esfaqueia ex após discussão em hotel no Centro de Dourados
DOURADOS 
Foragido, autor de homicídio condenado a 16 anos é preso no Novo Horizonte
CRIME BÁRBARO
Suspeita de esquartejar e colocar corpo de namorado em malas se entrega à polícia
IMPROBIDADE
Caso de vereador que perdeu mandato em Dourados tem desfecho no STJ