Servidores da Gerência de Recursos Hídricos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) participaram, no último sábado, dia 23 de novembro, da Campanha Rio Miranda Limpo 2019, que retirou cerca de 6 toneladas de materiais do leito e das encostas do rio. Esse foi o quarto Movimento de Limpeza e Preservação do Rio Miranda, cujo objetivo é envolver a população em geral, principalmente os ribeirinhos e os proprietários de pesqueiros e fazendas, sensibilizando-os quanto à importância da conservação das águas da bacia hidrográfica do Miranda.
Atuaram diretamente 150 pessoas com 22 embarcações, 3 caminhões caçamba, 1 caminhão utilitário, 2 viaturas da PMA, 1 ambulância, 1 pá carregadeira, 1 retroescavadeira, 2 veículos de apoio, 1 viatura do Corpo de Bombeiros e 1 caminhão do Exército. O grupo trabalhou desde as 7h até às 16h, percorrendo cerca de 200 quilômetros do rio, do trecho a partir da Aldeia Lalima, Chapena, Betione, Pedra Branca, Porto XV, Ponte do Rio, Prainha do Coqueiro/Estirão e Salobra. A limpeza não se restringiu ao leito do rio, os voluntários recolheram lixo também das margens.
Foram retirados em torno de 6 toneladas de material do Rio Miranda, sendo plásticos, cadeiras, camas, arames, latas, garrafas de vidros, carcaças de eletrodomésticos como fogão, geladeira e televisão. O grupo encontrou também anzol de galho e espinheis que são proibidos nessa época do ano, tendo em vista que a pesca está suspensa em respeito ao período de defeso.
Todo lixo recolhido foi depositado em três pontos de apoio: Ponte do Rio Miranda, Campo de Instrução Betione e Salobra. O material será entregue à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Miranda para separar o que pode ser reaproveitado.