Menu
Busca terça, 20 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
REVALIDA

IFMS realiza primeira revalidação de diploma técnico obtido em outro país

14 novembro 2017 - 15h50

Única instituição de ensino do Estado apta a revalidar diplomas de cursos técnicos obtidos no exterior, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou sua primeira revalidação, certificando o italiano Giacomo Tibaldo como Técnico em Agropecuária.
 
A revalidação foi assinada pelo reitor Luiz Simão Staszczak no dia 26 de outubro. A partir de agora, o profissional está certificado para realizar as atividades profissionais que sua qualificação o permite.
 
Tibaldo, 21 anos, reside atualmente no município de Costa Rica, e apresentou a solicitação de revalidação no Campus Nova Andradina. Com seu certificado revalidado, o italiano, que trabalha no Brasil há cerca de um ano e meio, vislumbra um crescimento profissional.
 
"Esta revalidação é muito importante para mim, pois agora posso solicitar minha carteira profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e, com ela, assinar pela minha empresa", explicou.
 
Animado com a nova possibilidade, ele falou também sobre planos futuros. "Quero seguir trabalhando e crescendo. Se algum dia surgir oportunidade de estudar aqui no Brasil, em uma área que eu goste, penso também em fazer um curso superior", finalizou.
 
Revalidação

Para solicitar a revalidação de diploma de cursos técnicos feitos em outros países, o interessado deve procurar a Central de Relacionamento (Cerel) dos campi do IFMS, entre os meses de janeiro e novembro.
 
A instituição conta com unidades em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
 
O diretor de Gestão Acadêmica (Dirga) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), José Ricardo Silva, ressalta que tanto brasileiros como estrangeiros residentes no Brasil (com visto permanente) podem solicitar a revalidação de diplomas. "Caso tenhamos algum acordo de cooperação com o país onde foi feito o curso, torna-se mais ágil a tramitação do processo", destacou o diretor.
 
A revalidação de diploma de cursos técnicos obtidos em países estrangeiros é uma das ações e programas do IFMS, devidamente regulamentado e aprovado pelo Conselho Superior (Cosup), órgão colegiado máximo da instituição.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ARAL MOREIRA
Carga de cocaína pesou 106 quilos e foi avaliada em R$ 13,2 milhões
SAÚDE
Sistema de abastecimento de água em Maracaju é monitorado por telemetria
EMBRIAGUEZ AO VOLANTE
Em conversível, homens são presos fazendo algazarra e com arma em via pública
PANDEMIA
Dourados registra mais quatro mortes por coronavírus em um dia
PODER FAMILIAR
STJ diz que Funai deve participar em ações sobre guarda de criança indígena ao julgar caso de MS
FUTEBOL
São Paulo se despede hoje da Libertadores diante do Binacional
DOURADOS
Assassino de secretário será interrogado e MPE quer ouvir outra vítima
DOURADOS
Ladrão entra em residência e furta vários pertences de vítima
APARECIDA DO TABOADO
Em ação conjunta, polícia apreende mais de 9 toneladas de maconha em MS
INFORME PUBLICITÁRIO
Dalfort entrega sua casa pronta em tempo recorde, mais resistente, mais barata e com pagamento facilitado da mão de obra

Mais Lidas

IDENTIFICADO
Vítima encontrada sem vida em bairro de Dourados tinha 17 anos
ACIDENTE
Criança de 3 anos se afoga em piscina de clube e socorristas tentam reanimação
DOURADOS
Homem é encontrado morto em frente residência no Parque das Nações I
ACIDENTE
Identificadas vítimas de capotamento na BR-267