Menu
Busca sexta, 17 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
REGIÃO

IFMS inicia Semana de Ciência e Tecnologia 2014

22 setembro 2014 - 13h00

Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, a quarta edição da Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) começa nesta segunda-feira, 22, com atividades em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

A programação inclui minicursos, oficinas, visitas técnicas e palestras com temas relacionados aos eixos tecnológicos dos cursos ofertados em cada câmpus, além das feiras de ciência e tecnologia.

“O IFMS está atuando como um catalisador para que a ciência, a tecnologia e a inovação estejam presentes nas localidades onde estão os câmpus da instituição”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Luiz Simão Staszczak.

As atividades são gratuitas e parte delas aberta ao público externo. A consulta à programação completa e as inscrições para as atividades podem ser feitas na página da Semana de Ciência e Tecnologia no endereço [www.ifms.edu.br/semanact](www.ifms.edu.br/semanact).

Pesquisa - Pela primeira vez, o Instituto realiza feiras de ciência e tecnologia nos sete municípios onde possui câmpus, entre os dias 25 e 27 de setembro.

No total, 312 projetos de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas serão apresentados. Deste montante, cerca de 70% são do IFMS.

As feiras buscam incentivar o desenvolvimento de pesquisas. “Estamos plantando as sementes para que os estudantes aprendam a metodologia de pesquisa. Com certeza estamos revelando talentos que vão contribuir com ações empreendedoras e novas tecnologias, ajudando no desenvolvimento local”, concluiu o pró-reitor.

O apoio ao desenvolvimento de pesquisas está presente no IFMS desde sua criação, há cinco anos. Os investimentos neste período somam mais de R$ 1 milhão na área, com oferta de cerca de 500 bolsas aos estudantes dos cursos técnicos e da graduação.

O valor também inclui o incentivo para participação de estudantes e servidores em eventos científicos no Estado, no Brasil e também no exterior.

Confira o resumo da programação em cada município:

Aquidauana – Além de palestras sobre a produção científica em Mato Grosso do Sul, o câmpus realiza uma série de exposições com a participação do Exército Brasileiro, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e de empresas do Estado.

Campo Grande – Estão previstos minicursos e oficinas nas áreas de informática, mecânica e eletrotécnica. Entre as palestras, o destaque fica por conta dos temas relacionados à tecnologia assistiva e acessibilidade. As atividades serão realizadas na sede provisória do câmpus, na Avenida Júlio de Castilhos, 4.960, e no Armazém Cultural, na Avenida Calógeras, 3.065.

Corumbá – Além da já tradicional Feira de Ciências e Tecnologia do Pantanal (Fecipan), o câmpus promove dois encontros com especialistas nas áreas de informática e metalurgia.

Coxim – A programação inclui a edição 2014 do Semict, oficinas e palestras sobre informática, física, química, biologia e ciências humanas. Está prevista também a observação noturna de planetas e constelações. Todas as atividades serão no próprio câmpus, na Rua Salime Tanure, s/nº.

Nova Andradina – O destaque é a série de minicursos que a Embrapa Agropecuária Oeste irá ministrar aos estudantes do IFMS durante visita técnica à sede da Empresa, em Dourados. A abertura do evento será nesta segunda-feira, 22, na Câmara Municipal de Vereadores, com a participação da reitora do IFMS, Maria Neusa de Lima Pereira.

Ponta Porã – O câmpus realiza minicursos e palestras nas áreas de agricultura, agropecuária e informática. As atividades serão na sede do IFMS no município, na Rodovia BR 463, Km 14 s/nº.

Três Lagoas – Durante a Semana, o câmpus recebe estudantes das escolas estaduais e municipais para uma visita às dependências do IFMS. Além disso, estão previstos minicursos e palestras nas áreas de informática e empreendedorismo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Com mandado de prisão em abertos, brasileiro é expulso do Paraguai
PARAGUAI
Com mandado de prisão em abertos, brasileiro é expulso do Paraguai
EDUCAÇÃO
UEMS regulamenta retomada gradual das atividades presenciais
FÁTIMA DO SUL
Homem grava vídeo para inocentar esposa: "Erro meu, bebi demais"
IMUNIZANTE
Sociedade Brasileira de Pediatria defende vacinação em adolescentes
Ambiental desmonta acampamento de caçadores às margens do Apa 
MEIO AMBIENTE
Ambiental desmonta acampamento de caçadores às margens do Apa 
NÚMEROS DA TRAGÉDIA
Brasil se aproxima de 590 mil mortes por Covid; média segue estável
DROGA
Paraguai destrói 36 toneladas de maconha que viriam para o Brasil
Cultura prorroga prazo para inscrição ao Auxilio Emergencial
CAPITAL
Jovem marca encontro, é estuprada e idosa presta socorro
Bolsas de sangue vindas do Ceará para MS chegam neste sábado

Mais Lidas

DOURADOS
Após denúncias, casal é preso por tráfico no Jardim Guaicurus
24 HORAS DE VACINA
Dourados terá 'viradão' da vacina para aplicar doses em cinco grupos
DOURADOS
'Trevo do DOF' terá viaduto de 40m e ficará pronto em oito meses
DOURADOS
Homem morre no hospital depois de ser atropelado na área central