Menu
Busca quinta, 24 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
EDUCAÇÃO

IFMS abre 1.520 vagas para cursos técnicos em dez municípios

16 setembro 2020 - 09h43Por Da Redação

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) publicou nesta terça-feira, dia 15 de setembro, o edital com as regras do processo seletivo para ingresso de novos estudantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio em 2021.

São ofertadas 1.520 vagas em 11 opções de cursos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

A novidade deste ano é a alteração na forma de ingresso. Pela primeira vez, o IFMS selecionará novos estudantes por meio de análise do histórico escolar do ensino fundamental. Até o ano passado, o ingresso era feito por meio do Exame de Seleção, prova com 50 questões aplicada simultaneamente nos dez municípios.

As informações completas sobre a Seleção IFMS 2021 estão disponíveis na página do processo seletivo.

Ação Afirmativa (cotas)

Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.

Importante: os cotistas aprovados no processo seletivo deverão comprovar essa condição no ato da matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.

Os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração.

Inscrições – Serão gratuitas e deverão ser feitas na Central de Seleção do IFMS entre os dias 21 de setembro e 21 de outubro.

Além de ter o ensino fundamental completo até a data de matrícula, prevista para janeiro de 2021, o candidato precisa ter Cadastro de Pessoas Física (CPF) em seu nome.

As inscrições deverão ser feitas em duas etapas. A primeira será o preenchimento do cadastro na Página do Candidato da Central de Seleção. Depois disso, o estudante - ou seu responsável - deverá preencher os dados específicos da Seleção IFMS 2021, como opção de curso, campus, turno e se é ou não beneficiário de ação afirmativa (cotista).

A segunda etapa da inscrição consiste em informar a média anual obtida no 8º ano do ensino fundamental (antiga 7ª série) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências.

O candidato deve, ainda, enviar cópia digitalizada do histórico escolar, ou documento equivalente, para verificação das informações fornecidas, além de cópia do RG ou da certidão de nascimento, para comprovação da data de nascimento. Todos os arquivos devem estar em formato .pdf ou .jpeg.

A relação de inscrições deferidas e indeferidas será publicada no dia 10 de novembro.

Seleção

Será realizada a partir da apuração da média geral obtida pelo estudante no 8º ano do ensino fundamental, sendo que a média geral será composta pela média anual das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências.

Candidatos que concluíram o ensino fundamental em outro modelo que não o regular, como na Educação de Jovens e Adultos, reclassificação ou Encceja e equivalente, devem ficar atentos aos critérios específicos para lançamento das médias constantes do item 3 do edital de abertura do processo seletivo.

Caso dois ou mais candidatos obtenham pontuação idêntica na média geral, o critério de desempate adotado será o da maior média anual em Matemática, seguida pela maior média anual em Língua Portuguesa, com História, Geografia e Ciências, nessa ordem, em seguida.

As bancas de heteroidentifcação para os candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas estão previstas entre os dias 30 de novembro e 16 de dezembro.

A previsão é que o resultado final e a primeira chamada do processo seletivo sejam publicados no dia 23 de dezembro, com matrículas a partir de 18 de janeiro de 2021.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÁFICO DE DROGAS
Polícia localiza droga em van e mulher é presa
ELEIÇÕES 2020
Alan Guedes é o terceiro a registrar nome para disputa pela prefeitura
EDUCAÇÃO
CIEE lança programa para capacitar estudantes do ensino médio
RURAL
Precoce MS recebe reconhecimento nacional e produtores comemoram resultados
DOURADOS
Em live no Instagram, curso de Psicologia fala sobre isolamento social, sofrimento psíquico e pandemia
BRASIL
Marco Aurélio votará por permitir depoimento por escrito de Bolsonaro
PROSSEGUIR
Governo atualiza mapa da Covid e Dourados volta para "bandeira vermelha"
FLAGRANTE
Casal do tráfico é preso após polícia flagrar homem preparando baseado na moto da esposa
ALEMS
Deputado Neno Razuk solicita melhorias em trecho da MS-485
MATO GROSSO DO SUL
Rastrear pode auxiliar na redução da taxa de contágio por coronavírus

Mais Lidas

DOURADOS
Carro carregado com calhas capota após colisão e mulher fica ferida
PARANÁ
Traficante Elias Maluco é encontrado morto em presídio federal
PEDRO JUAN
Terror na fronteira: três veículos de luxo são incendiados em pontos distintos
PANDEMIA
Prefeitura e MPE entram em acordo para retorno das aulas presenciais na rede privada