Menu
Busca sexta, 10 de abril de 2020
(67) 9860-3221
ARTIGO

Ideias para curtir com seus filhos em casa

25 março 2020 - 08h04Por Denise Caramori de Souza

Nossos filhos crescem, e rápido, eles nos fazem olhar o mundo com novos olhares, estão sempre dispostos e ávidos a tudo o que temos a lhes mostrar, e assim, vamos percebendo o prazer das pequenas coisas que estão a nossa volta, brincar é uma delas. 

O tempo que você passa brincando com seu filho é tempo de alegria e aprendizagem, são momentos únicos, que serão lembrados para sempre, na mente e no coração. Custa pouco se divertir com uma criança e vale muito. Aqui trago algumas dicas de brincadeiras simples e divertidas para realizar em casa com os pequenos e com os grandinhos também. 

Carimbo de Batata, escolha algumas batatas grandes, primeiro corte-as no meio e com a faca faça desenhos nelas, lembrando que a faca só pode ser usada por um adulto. Depois coloque tintas de diferentes cores em pratinhos e divirta-se carimbando as batatas em folhas de papel.

Outra brincadeira simples é fazer um mosaico, o ideal é usar cartolina de EVA, um emborrachado que é fácil de cortar e colar, vocês podem cortar em pedaços de formas diferentes e de várias cores, depois pegar um papel mais grosso, como uma cartolina, um potinho com cola branca, um pincel e junto com a criança ir colando uma peça ao lado da outra, criando a figura que vocês quiserem.

Brincar com recortes de revistas também é muito divertido, separe algumas revistas velhas e deixe seu filho recortar as figuras de que mais gosta, depois, pegue a tesoura e corte uma parte da figura, um rosto por exemplo, você pode cortá-lo e depois colar esse recorte em um papel em branco para seu filho completar a figura fazendo o desenho das partes do corpo que faltam. Outra forma de brincar é recortar olhos, bocas e narizes de várias imagens de pessoas das revistas, para depois montar rostos bem malucos em um papel em branco.

Pratique a chamada “Terapia do Abraço”, seus filhos vão crescer, é o que toda mãe e todo pai desejam, então, aproveite enquanto ele cabe inteirinho no seu abraço, para apertá-lo muito. Experimente esta brincadeira: Todos da família se sentam na sala, ninguém pode dizer nada, nenhuma palavra, é proibido falar, escreva o nome de cada um num papel e coloque dentro de um potinho, depois escolha alguém para começar. Quem começa, tira um papel e abraça a pessoa cujo nome estava escrito ali, coloca o papel de volta na mesa, e é a vez de quem está a sua direita, não tem hora pra acabar e todos vão se abraçar muito. 

Desenhar e pintar com as crianças é de extrema importância, o desenho é uma etapa necessária para a aquisição e compreensão da língua escrita, proporciona o desenvolvimento motor, afetivo-emocional, intelectual e perceptivo. O Desenho desenvolve os meios com que a criança se comunica com o outro e com o meio em que vive, é uma forma de expressar seus sentimentos e sua percepção de mundo.

Experimente esta brincadeira, desenhe sua mão (faça o contorno com um lápis sobre um papel) e em seguida, contorne a mão de seu filho dentro do desenho maior. Use cores diferentes para colori-las, pode fazer com tinta também, passando tinta guache na sua mão e carimbando uma folha de papel sulfite, deixe secar, depois passe tinta guache na mão de seu filho e carimbe a mão dele sobre a sua mão, pode-se até fazer um quadrinho com esta pintura, fica lindo.

Lembre-se sempre que a aprendizagem começa antes da criança entrar na escola, se a criança vive em um ambiente saudável, sentindo-se amada, aprenderá a encontrar o amor no mundo, ajude a criança a desenvolver suas habilidades, com carinho, amor, cuidado, paciência e presença.

*Psicopedagoga e Terapeuta - Equoterapeuta/Equitadora denicaramori@hotmail.com

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA
Mulher foi atacada com facão pelo filho sem motivo após ele beber
AGLOMERAÇÃO
Bolsonaro abraça pessoas e posa para fotos em padaria de Brasília
CAMPO GRANDE
Condenado a 13 anos, homem é preso sete anos depois do crime
UFGD
Inscrições para contratação de professor visitante vão até o dia 17
RIBAS DO RIO PARDO
Caseiro atira contra ‘invasores’ e descobre que eram parentes do patrão
SOLIDARIEDADE
Campanha do Agasalho Abevê espere arrecadar 38 mil peças de roupa
DOURADOS
Inova Unigran desenvolve protótipos de protetores faciais para doação
ESTALIONATO
Produtor rural perde cerca de R$ 123 mil em golpe de venda de gado
RURAL
MS deve registrar safra de 11 milhões de toneladas, maios da história
TRÊS LAGOAS
Motorista é preso após digirir bêbado por mais de 30 quilômetros

Mais Lidas

COVID-19
Dourados confirma mais um caso de coronavírus e Estado chega a 89
COVID-19
Dos casos de coronavírus em Dourados, três estão curados e um internado
DOURADOS
Mulher morta em acidente cursava pedagogia e terá corpo levado a Naviraí
DOURADOS
Dupla é presa acusada de tentativa de homicídio e fazer criança como escudo