terça, 14 de abril de 2026
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
AGRICULTURA

IBGE prevê safra 1,9% menor na primeira estimativa de 2016

10 novembro 2015 - 14h35

A primeira estimativa para a safra 2016 indica safra agrícola 1,9% menor do que a produção deste ano. Segundo dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgados hoje (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas para o próximo ano foi estimada em 206,5 milhões de toneladas, redução de 4,1 milhões de toneladas em relação à safra recorde deste ano, que deverá atingir 210,6 milhões de toneladas.

Na avaliação dos técnicos do instituto, a redução da safra do próximo ano deve-se às menores produções previstas para as regiões Norte (-11,5%), Sul (-1,2%) e Centro-Oeste (-4,5%).

Já as estimativas do levantamento de 2015 indicam que a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas de 210,6 milhões de toneladas, será 8,2% superior à obtida em 2014 (194,6 milhões de toneladas) e menor 331.303 toneladas (-0,2%) que o levantamento de setembro.

A estimativa da área a ser colhida é 57,8 milhões de hectares, apresentando acréscimo de 1,9% frente à área colhida em 2014 (56,7 milhões de hectares), e redução de 23.982 hectares em relação ao mês anterior. Arroz, milho e soja, os três principais produtos deste grupo, somados, representaram 92,7% da estimativa da produção e responderam por 86,3% da área a ser colhida.

Em relação ao ano anterior, houve acréscimos de 5,9% na área da soja, de 1,3% na área do milho e na área de arroz houve redução de 6,1%. No que se refere à produção, houve acréscimos de 3,0% para o arroz, 11,7% para a soja e de 7,4% para o milho.

De acordo com o levantamento regional, a região Centro-Oeste, com 89, 7 milhões de toneladas continua a maior área produtora do país no volume de produção de cereais, leguminosas e oleaginosas. Em seguida, vem a região Sul, com a produção de 76,9 milhões de toneladas; a região Sudeste produziu 19,4 milhões de toneladas; no Nordeste, a produção foi 16,9 milhões de toneladas e no Norte do país, a produção foi 7,7 milhões de toneladas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Confira as dezenas sorteadas do concurso 2.996 da Mega-Sena
LOTERIA

Confira as dezenas sorteadas do concurso 2.996 da Mega-Sena

Ação conjunta intercepta ônibus para deslocamento de estrangeiros
CORUMBÁ

Ação conjunta intercepta ônibus para deslocamento de estrangeiros

Novas regras de consignado para servidores entram em vigor
BRASIL

Novas regras de consignado para servidores entram em vigor

Polícia apreende quase uma tonelada de maconha em veículo
NOVA ALVORADA

Polícia apreende quase uma tonelada de maconha em veículo

Escorpiões: como evitar acidentes e o que fazer em caso de picada
PEÇONHENTO

Escorpiões: como evitar acidentes e o que fazer em caso de picada

ACIDENTE

Pedestre morre após ser atropelado por carreta na BR-262

SEU BOLSO

Mais de 47 milhões ainda têm dinheiro esquecido nos bancos

DOURADOS

Justiça concede liberdade a paranaense presa com skunk

MERCADO FINANCEIRO

Dólar cai a R$ 4,99 com expectativa de negociações entre EUA e Irã

PARAGUAI

Bebê morre no dia do aniversário após ser atacado por galo

Mais Lidas

CIDADÃO

Calendário de licenciamento é alterado em MS; veja como fica

FRAUDE ELETRÔNICA

Idosa é enganada por falso prêmio e descobre empréstimos de R$ 1,8 mil em Dourados

CLIMA

Inmet emite dois alertas de tempestade e coloca Dourados em atenção no fim de semana

FRONTEIRA 

PF cumpre mandado de busca e apreensão durante investigação