Menu
Busca sábado, 08 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Regional da Grande Dourados realiza mais de 80 cirurgias de catarata e pterígio em dois dias

22 novembro 2019 - 10h59Por Da Redação

O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados (HRCGD), gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul realizou, entre os dias 8 e 9 de novembro, 81 cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio e 68 consultas oftalmológicas.

“As cirurgias de catarata e pterígio são destaque na região, aqui atendemos pacientes dos municípios da macrorregião, tais como Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Deodapólis, Ivinhema, Japorã, Naviraí, Rio Brilhante e Sete Quedas. A agenda de procedimentos do hospital está em pleno andamento e estamos ultrapassando as metas e otimizando os custos propostos dentro do contrato de gestão de forma transparente e eficaz”, pontuou a diretora-geral da unidade, Patrícia de Oliveira.

A unidade é referência para 33 municípios e realiza uma média de 208 cirurgias mensais em diversas especialidades. A paciente Jandira Inácia Ferreira, 66 anos, veio de Itaquiraí (distante 180 km de Dourados) para fazer o procedimento. “Encaminhei todo o processo da minha cidade.

Vim somente para a consulta e agora na cirurgia tudo foi rápido”, comentou. Para a aposentada Idalina Batista Marcondes, 69 anos, do município de Angélica, o mutirão de cirurgias é uma excelente iniciativa. “Operei o olho direto na caravana de cirurgias mês passado e me encaminharam para dar continuidade aqui no hospital, tive um ótimo atendimento. Essas ações agilizam o atendimento dos pacientes”, disse.

O hospital foi criado com objetivo de realizar demandas de baixa e média complexidade, para reduzir a fila de espera por esses procedimentos. Também são realizados procedimentos de Cirurgia Geral, Ortopedia, Ginecologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Vascular e Oftalmologia. Além disso, a unidade realiza exames de ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia.

Doença – A catarata é uma doença grave que pode comprometer a visão. Se não for tratada adequadamente, leva à cegueira. Geralmente a enfermidade atinge as pessoas com idade acima de 50 anos, mas em algumas situações afeta também os jovens. Já o pterígio é uma lesão benigna ocasionada pelo crescimento de um tecido na direção à córnea e que pode afetar a visão caso se estenda na região central da córnea.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CHAPADÃO DO SUL
Ônibus que levava trabalhadores para usina fica carbonizado após acidente
TELEVISÃO
Chica Xavier, atriz de 'Sinhá Moça' e 'Renascer', morre aos 88 anos
CAPITAL
Polícia flagra trio descarregando fardos de maconha em galpão
TECNOLOGIA
Detran digitaliza documentos antigos, limpa arquivos e ajuda famílias
LUTO
Vice-presidente do BB, Walter Malieni, morre aos 50 anos
TRÊS LAGOAS
Vinte pessoas vão parar na delegacia após festa em meio a mata
TJMS
Julgamentos do 2º grau do Judiciário de MS crescem 7% em julho
BRASIL
Prefeitos querem flexibilizar pagamento mínimo da educação em 2020
CAÇA-ILEGAL
Fazendeiro é flagrado com jacaré e multado pelo abate do animal
PANDEMIA
MS tem mais 11 mortes e casos confirmados de coronavírus ultrapassam 30 mil

Mais Lidas

INVESTIGAÇÕES
Polícia desarticula quadrilha responsável por furtos e tentativa de homicídio em Dourados
DOURADOS
Mãe e marido de adolescente de 12 anos são autuados por estupro de vulnerável
PANDEMIA
Com mais dois óbitos confirmados, Dourados chega a 61 mortes por coronavírus
DOURADOS
Equipe do Samu se desloca para atender vítima de facadas em bairro