Menu
Busca sexta, 10 de julho de 2020
(67) 99659-5905
ARTIGO

Home Office

28 maio 2020 - 11h13Por Rodolpho Barreto Pereira

Muitos trabalhadores foram mandados para as suas casas. Quem já sabe o que o título deste artigo significa, entendeu que eu não estou falando daqueles que perderam seus empregos pelo fechamento de milhares de empresas e fábricas (lamentavelmente). Com a pandemia, vários funcionários mantiveram seus empregos, mas estão em casa, para trabalharem de lá mesmo, o que é uma novidade para muita gente. Estão fazendo o chamado "home office", a maioria pela primeira vez. Diante da recomendação geral de isolar-se e evitar aglomerações, tivemos um aumento desse tipo de prestação de serviços.

Como tudo que é novo, se você foi incluído recentemente nessa forma de trabalhar, é natural sentir-se desconfortável. Há vantagens e desvantagens, como em qualquer outra situação. O tempo fica flexível, não precisa deslocar-se para "bater o ponto". Mas também é preciso organizar e equilibrar essa mistura de lar e escritório num mesmo local. Não bastasse essa dificuldade natural de adaptação a um formato diferenciado de trabalho, há todo um contexto mundial de crise "lá fora", o que gera uma pressão enorme. Mantenha a serenidade e lembre-se que você não está sozinho. Diversas pessoas, cada qual à sua maneira, estão passando pelas mesmas dificuldades e angústias, em relação ao trabalho, em relação ao futuro e em relação ao momento que estamos vivendo.

Um detalhe: o home office em si não é motivo de isolamento e solidão. Apesar do distanciamento social, é importante utilizar a tecnologia para conversar com amigos, familiares, manter contato, ainda que virtual, fazer videochamadas e aliviar um pouco a rotina. No entanto, sabemos que a qualidade de vida depende de uma boa rotina, com um bom aproveitamento do tempo. A rotina é o que organiza e facilita a nossa vida. Muitas vezes, o nosso dia não é produtivo porque não sabemos nem como começar. Procure sempre iniciar o dia calmamente, antes de começar a trabalhar, nada de ver notícias trágicas logo no início da manhã. Se estiver trabalhando em casa, lembre-se de trocar de roupas. Ficar o dia inteiro de pijama pode fazer você se sentir mal e desmotivado.

O ideal é fazer uma agenda, ou simplesmente listar tudo o que você precisa fazer na semana, priorizando as tarefas, com base na importância e urgência. O que é urgente geralmente nós fazemos, porque se não fizer tem uma consequência desagradável (pagar uma conta que está vencendo, por exemplo). Mas procure fazer o mais importante (ou o mais difícil) primeiro. Normalmente, deixamos as tarefas importantes e difíceis para o final do dia, o que faz com que elas deixem de ser realizadas ou sejam mal feitas. É a chamada procrastinação. Uma grande tendência de quem trabalha em casa é justamente pecar na disciplina, deixando tudo acumular. Deixar o celular longe, durante a execução de tarefas importantes, também ajuda a afastar a tentação de entrar nas redes sociais. 

Cuidado também para não ficar longas horas na frente do computador. O stress, a ansiedade, o esgotamento mental e físico são fatores que baixam a nossa imunidade, podendo nos deixar (literalmente) doentes, pelo excesso de trabalho. Com mais gente em casa, é preciso fazer algumas regras e combinados. Se houver crianças, você pode fazer um revezamento de horários com outro cuidador. É bem provável que o seu trabalho seja interrompido pelos filhos, mas tente combinar um sinal especial para aqueles momentos em que eles precisam brincar sozinhos e você precisa de mais concentração. Mas não esqueça de reservar uma parte do dia para brincar com eles! De toda forma, sempre será preciso conversar bastante e ter muita paciência, afinal, educar as nossas crianças é o nosso grande trabalho de casa desde sempre (e um trabalho de longo prazo).  

Caro(a) leitor(a), espero sinceramente que as singelas dicas e reflexões acima possam ter sido úteis. Trabalhando em casa ou não, cuide da sua saúde!  Sorriso no rosto, esperança na alma - e seja feliz!

*Pós-graduado em Direito Público, Analista do Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região, Professor, Palestrante e Escritor, Sul-matogrossense, mas atualmente mora no Rio Grande do Sul.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FUTEBOL
Paulistão tem data de inscrição ampliada e rebaixamento mantido
DESCAMINHO
Veículos são apreendidos com produtos contrabandeados
MATO GROSSO DO SUL
No dia do Oncologista, médico diz que é um grande compromisso trabalhar nesta especialidade
BRASIL
Bolsonaro apresenta boas condições de saúde, diz Planalto
PANDEMIA
Pedidos e calamidade pública chega a mais da metade de cidades em MS
CRIME AMBIENTAL
Douradense é multado por armazenar combustível de forma ilegal
ECONOMIA
Caixa ultrapassa R$ 5 bi em crédito a micro e pequenas empresas
ECONOMIA
Dólar fecha em queda com investidores monitorando a pandemia
JARDIM MÁRCIA
Homem é preso por violação de domicílio e tentativa de furto em Dourados
DOURADOS
DOF prende dois passageiros de ônibus com tabletes de maconha

Mais Lidas

DOURADOS
Decreto vai mandar fechar bares e academias por 10 dias
DOURADOS
Publicado, decreto que fecha bares e academias por 10 dias poderá ser prorrogado
PANDEMIA
Pneumologista é o terceiro médico a morrer por covid-19 em Dourados
DOURADOS
Decreto é alterado e agora autoriza delivery e drive-thru para bares e conveniências