Em Mato Grosso do Sul não existe lei que regulamente a participação de gestantes em concursos públicos que dispõem de prova física. Caso a candidata não tenha autorização médica para realizar provas de competência física, será automaticamente desligada da competição. Para assegurar o direito das gestantes durante o certame, o deputado estadual Renato Câmara apresentou um projeto de lei que regulamenta a participação de mulheres grávidas nos processos seletivos.
A proposta impede que a candidata seja eliminada automaticamente do concurso caso não esteja apta para realização do teste físico. Para não prejudicar o andamento do processo seletivo, o projeto prevê a realização de atividades físicas adaptadas para as gestantes, de forma similar aos aplicados aos candidatos portadores de necessidades especiais, ou ainda, o adiamento da prova física para, no mínimo, seis meses após o parto.
No caso da realização do teste após o parto, as candidatas terão preservada a classificação obtida no certame até a realização da fase faltante. Caso as convocações iniciem antes da candidata realizar a prova de aptidão física, sua classificação é preservada mesmo sendo os candidatos subsequentes convocados.
“Temos a possibilidade de preservar o direito das gestantes ao mesmo tempo que não prejudicamos o andamento dos concursos. Com a representação que as mulheres têm na população economicamente ativa, limitar a competitividades delas nos concursos além de injusto se torna antiquado”, ressalta o deputado Renato Câmara.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Novos profissionais comemoram graduação em Medicina na UFGD
LEGISLATIVOProjeto susta decisão da Receita Federal sobre exportação de suco de laranja

Jiboia é capturada nos fundos de residência em Bonito
Número de casos de Covid-19 chega a 8,75 milhões no Brasil
REGIÃOSanesul apresenta investimentos em saneamento à prefeitura de Água Clara
Projeto exige dados sobre raça, sexo e pessoa com deficiência em notificações de Covid
ESPORTEJuventude bate Figueirense e segue na luta pelo acesso à Série A

Fisioterapia e Farmácia estão entre as profissões que mais crescem na pandemia
Rede de coleta de esgoto avança em Guia Lopes da Laguna
Vestibular 2021Em Amambai, Uems oferece vagas para cursos de Ciências Sociais e História
Mais Lidas

Primeiro acidente de trânsito com vítima fatal neste ano é registrado em Dourados

Segundo corpo encontrado às margens da BR-163 é identificado

PF deflagra operação contra tráfico de drogas em empresas de turismo religioso de Dourados
