terça, 11 de agosto de 2026
Dourados
18ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
REFIS

Governo quer dar até 95% de desconto para inadimplentes quitarem dívidas

20 setembro 2017 - 16h20

O governador do Estado Reinaldo Azambuja (PMDB), esteve reunido na sala da presidência da Assembleia Lesgislativa, nesta quarta-feira (20/9), com os deputados para entregar duas propostas.

A primeira trata do Programa de Regularização Fiscal do Estado de Mato Grosso do Sul (Refis), que refere-se aos créditos tributários, correspondentes a fatos geradores ocorridos até de 30 de abril de 2017, inscritos ou não na dívida ativa.

"Hoje a dívida ativa total ultrapassa R$ 5 bilhões, mas acreditamos que de recebivel é perto de R$ 600 milhões", afirmou o governador.

A matéria prevê adesão a renegociação de 16 de outubro a 15 de dezembro deste ano. De acordo com a proposta, as deduções incidirão sobre multas e juros e irão variar conforme o tipo de pagamento que poderá ser à vista ou a prazo. Os contribuientes poderão regularizar a situação com o Governo do Estado em até 24 parcelas.

Para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o desconto previsto é de 95% dos juros e multas ao contribuinte, inscrito no Simples Nacional, se o pagamento for realizado em parcela única. As reduções no pagamento de duas a seis parcelas será de 75%, de sete a 12 de 65% e de 13 a 24, de 55%.

Já no caso das empresas não inscritas no Simples Nacional, as deduções dos juros e multas e multas de dívidas relativas ao ICMS serão no pagamento de parcela única será de 90%, de 70% de duas a seis parcelas, 60% de sete a 12 parcelas e de 50% de 13 a 24.da multa e dos juros correspondes. Já o pagamento de duas até 24 parcelas mensais, a redução é variável.

No caso da redução para empresers do Simples Nacional o pagamento da parcela única tem redução de 95%.

E as deduções referentes às negociações de débitos recorrentes ao Imposto sobre Trasmissão Causa Mortis e Doação, de quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) e Imposto sobre Propriedade de Veícluos Automotores (IPVA) serão de 90% no pagamento à vista e o parcelamento poderá ser em até cinco vezes, com o desconto de 70%.

"Primeiramente nós damos condição ao devedor e ao Estado de poder pagar seus tributos e fortalecer as receitas estaduais. Segundo, porque a Lei Complementar 160 remete que o Confaz tem que autorizar os Refis, então o Confaz autorizou o Refis do Mato Grosso do Sul e nós teremos outro Refis só daqui a quatro anos. Lembrando também que é uma oportunidade de poder pagar sua dívida de ICMS, IPVA, ITCD, e assim abrimos uma possibilidade de regularizar a situação tributária de alguns devedores, algumas empresas, pessoas físicas", esclareceu o governador.

Outra matéria apresentada pelo Executivo foi a do Programa de Regularização de Benefícios Fiscais e do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e de Equilíbrio Fiscal do Estado. Pela proposta, as empresas poderão solicitar ampliação dos benefícios até 2033. Para repactuar os benefícios, elas deverão aderir ao programa.

"As propostas serão lidas amanhã na sessão plenária e inicia sua tramitação, claro que no prazo mais curto possível deveremos estar apreciando em plenário, discutindo e votando, até porque o prazo é exíguo e os empresários que querem se utilizar do refis para regularizar sua situação precisam da agilidade", ressaltou o presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi (PMDB).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Não haverá expediente no Judiciário de MS nesta terça-feira
FERIADO

Não haverá expediente no Judiciário de MS nesta terça-feira

Homem morre na Capital ao reagir a abordagem do Choque
SANTO ANTÔNIO

Homem morre na Capital ao reagir a abordagem do Choque

Documentário sobre a Colônia Agrícola de Dourados estreia hoje
PRESIDENTE VARGAS

Documentário sobre a Colônia Agrícola de Dourados estreia hoje

Definidos campeões da Copa Pantanal de Voleibol sub-13 e 17
ESPORTES

Definidos campeões da Copa Pantanal de Voleibol sub-13 e 17

Governo define datas para o recesso no Natal e no Ano Novo
FERIADO

Governo define datas para o recesso no Natal e no Ano Novo

COSTA RICA

Jovem é morto com cerca de dez tiros ao abrir portão de casa

TEMPO

Terça-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados

POLÍCIA

Com sangue na calça, homem confessa que matou a pedradas

ELEIÇÕES 2026

Deputado Hugo Motta declara apoio a campanha de Lula à reeleição

Trio é detido com 43 tabletes de cocaína em açougue na fronteira

Mais Lidas

SIDROLÂNDIA

Carreta cai em rio após ponte ceder em MS

CLIMA

Dourados tem alerta de tempestade para esta segunda-feira

JUSTIÇA

STF muda decisão de Moraes e reduz pena de condenada por 8 de janeiro

POLÍCIA

Operação nacional apura desvio de quase 100 toneladas de soja em MS e mira patrimônio de criminosos