Menu
Busca sexta, 03 de julho de 2020
(67) 99659-5905
ESTADO

Governo publica novas diretrizes para logística reversa de embalagens em MS

27 dezembro 2019 - 11h50Por Da Redação

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (27), as novas diretrizes para a logística reversa de embalagens em Mato Grosso do Sul. O decreto nº 15.340, que já está em vigor, atinge fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos que gerem embalagens em geral.

A partir do decreto, os empresários mencionados terão que estruturar e implementar sistemas de logística reversa de forma independente, que serão autodeclaratórios e deverão ser protocolados junto ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) para ter validade, assim como os relatórios anuais de desempenho para a comprovação de sua implementação.

Apenas o Estado de São Paulo possui um modelo semelhante para a logística reversa de embalagens em geral. O grande diferencial desta proposta é que a entidade gestora deverá comprovar a destinação dos materiais para reutilização, reciclagem ou outra forma de destinação final ambientalmente adequada, por meio de Notas Fiscais emitidas por operadores logísticos, devidamente homologados. Este modelo permitirá a geração de créditos de resíduos, por grupo de embalagens, que poderão ser comercializados para os fabricantes, para comprovação de suas metas de recuperação de embalagens colocadas no mercado sul-mato-grossense.

O Estado publicou em 2016 a Resolução Semade n.º 33, que estabeleceu as diretrizes e procedimentos para análise e aprovação das propostas dos sistemas de logística reversa para produtos que, após consumo, resultassem em resíduos considerados de significativo impacto ambiental. Na época, foram protocoladas seis propostas independentes de sistemas de logística reversa de diversos segmentos e quatro pelo “Programa SENAI de Logística Reversa”, que contemplam 120 empresas. Destas apresentadas pelo Senai, cerca de 50 empresas foram contempladas no “Sistema de Logística Reversa do Setor de Alimentos & Bebidas & Embalagens”, o qual será adequado ao novo decreto.

A população tem papel primordial no sucesso da logística reversa de embalagens, podendo contribuir com a separação dos produtos recicláveis em casa para recolhimento da Solurb ou levando o lixo separado em locais de coleta distribuídos pela cidade. “Esta é uma ação ambiental em que cada um faz a sua parte, é compartilhada e deriva de uma construção coletiva. A decisão incide sobre empresas, mas a colaboração de sociedade é o que fará dar certo”, afirma o titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), secretário Jaime Verruck.

O decreto foi construído em conjunto pela Semagro, Imasul, Fiems (Federação da Indústria de MS), Tribunal de Contas Estadual e Ministério Público Estadual para reduzir a quantia de recicláveis em aterros sanitários e a reinserção no ciclo produtivo, aplicando a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A logística reversa é um dos instrumentos de desenvolvimento econômico e social para aplicação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, com o objetivo de viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, responsável por sua destinação final ambientalmente adequada.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PARANAÍBA
Homem é autuado em R$ 5 mil pela derrubada de 5 hectares de vegetação nativa
NEGÓCIOS & CIA
Agiliza Certificação Digital
CANAÃ I
Desconhecido de bicicleta rouba carteira de vítima que estava indo trabalhar
PANDEMIA
Suíça restringe visitantes do Brasil e de mais 28 países
ENERGIA SOLAR
Porque investir em energia solar?
DOURADOS
Saúde anuncia corte de pagamento por produção para médicos da Atenção Especializada
CAMPO GRANDE
Jovem que estava desaparecida é encontrada morta
MATO GROSSO DO SUL
Diagnosticado com coronavírus, homem desobedece isolamento e é detido
BRASIL
Bolsonaro vai sobrevoar região atingida por ciclone bomba
MS-164
Mulher é detida após ser encontrada levando droga em ônibus

Mais Lidas

DOURADOS
Decretos sobre aglomerações, igrejas e comércio terão mais 10 dias de vigência
PANDEMIA
Dourados tem quatro mortes por Covid em 24 horas, uma das vítimas médico
DOURADOS
Comerciante encontra homem morto ao chegar para abrir estabelecimento
20 VEÍCULOS
"Bonde do contrabando" é apreendido abarrotado de produtos do Paraguai