Menu
Busca terça, 26 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
MATO GROSSO DO SUL

Governo do MS institui Política Estadual de Sustentabilidade

10 novembro 2020 - 16h07Por Da Redação

Inserida na agenda Global da Organização das Nações Unidas (ONU), o tema Sustentabilidade também integra a pauta do Governo de Mato Grosso do Sul, que instituiu nesta terça-feira (10), a Política Estadual de Sustentabilidade, através do Decreto nº 15.543 publicado no Diário Oficial do Estado.

O documento publicado hoje está fundamentado no tripé econômico, social e ambiental, estruturado em Planos de Sustentabilidade propostos pelos órgãos da Administração Pública Estadual, abrangendo cinco eixos temáticos: uso racional de recursos naturais e bens públicos; gestão adequada de resíduos sólidos; compras e contratações sustentáveis; sensibilização e capacitação socioambiental; qualidade de vida no trabalho e bem-estar social.

Na prática, o objetivo é a promoção da educação ambiental como indutora de mudanças de hábitos, a fim de garantir o equilíbrio entre o suprimento das necessidades atuais e a preservação dos recursos naturais, sem comprometer o seu uso pelas gerações futuras.

As ações reforçam a importância de repensar hábitos, de consumir somente o necessário, de reaproveitar e ampliar a vida útil do produto, de reciclar e de incentivar a coleta seletiva solidária e de recusar produtos que prejudicam a saúde, o meio ambiente e desrespeitam os direitos humanos.

“Esta não é apenas uma política de redução de consumo com viés econômico, mas, principalmente, para promover o desenvolvimento sustentável na rotina da Administração Pública Estadual, que reflita na melhoria da qualidade de vida dos nossos servidores, da sociedade e das gerações futuras”, avalia a titular da SAD, Ana Nardes.

A Política Estadual de Sustentabilidade será coordenada pela SAD, com o apoio técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), que possuem uma série de políticas nesta área.

“Essa publicação é um avanço importante para que em cada uma das áreas da Administração Pública Estadual sejam desenvolvidas iniciativas que se alinham aos critérios de desenvolvimento sustentável. Ao trazer todo o conceito de sustentabilidade nas ações intrínsecas do escopo da gestão, garantimos uma modernização do Governo”, destacou Jaime Verruck, secretário da Semagro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Jovem é amarrada, espancada e tem roupas rasgadas por ex
PRESO NO RIO
Ministro do STF nega transferência de Roberto Jefferson para hospital
TRÁFICO
Demitida por ir ao médico, mulher é presa com maconha em Aeroporto
UEMS
Auxílio Mobilidade Internacional abre inscrições para seleção de propostas
JUSTIÇA
Tenente filmado agredindo mulher é condenado a 1 ano e 5 meses
IMUNIZANTE
Fiocruz entrega 4,5 milhões de doses de vacina contra a covid-19
Menina diz ter sido estuprada por veterinário em festa de casamento
VIAGENS
Consulados dos Estados Unidos voltam a emitir visto para brasileiros
CORUMBÁ
Motorista que morreu em acidente viajava a trabalho de empresa alimentícia
POLÍTICA
Câmara de Dourados aprova mais 10 projetos de lei em Sessão Ordinária 

Mais Lidas

CLIMA
Vendaval atinge Dourados e deixa rastro de destruição
DOURADOS
Namorada posta 'status' de jovem com arma, polícia rastreia carro e prende rapaz
DOURADOS
Três vias de Dourados passam a ser "mão única"
DOURADOS
Mulher "roleta" Weimar, causa acidente e deixa motociclista ferido gravemente