Menu
Busca domingo, 24 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
DISCUSSÃO

Governo garante conclusão de ponte e mantém rota Bioceânica por MS

02 março 2016 - 18h35

O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, afirmou nesta quarta-feira (2) que o Governo federal concluirá, ainda nesse semestre, as obras da ponte que liga Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, a Castilho, em São Paulo. O ministro garantiu ainda a manutenção da rota Bioceânica cortando Mato Grosso do Sul e Paraguai, desfazendo boatos sobre a mudança do traçado.

As informações foram repassadas pelo ministro a senadores e deputados, durante audiência em Brasília. “Os projetos da Bioceânica e da ponte sobre o rio Paraná têm elevada importância para o nosso Estado, para São Paulo e para o país, pelo que representam de importância para o desenvolvimento”, afirmou o senador Waldemir Moka (PMDB), coordenador da bancada federal.

Participaram da audiência, além de Moka, a senadora Simone Tebet (PMDB), e os deputados federais Zeca do PT, Dagoberto (PDT) e Marun (PMDB), com o objetivo de buscar agilizar as obras referidas pelo senador peemedebista. O governador Reinaldo Azambuja foi representado pela subsecretária de Representação do Estado em Brasília, Cecília Freitas do Vale.

A ponte tem 1.344 metros e mais 6.104 metros de acessos dos dois lados, e vai absorver o trânsito entre as duas cidades, com duas faixas de tráfego com 3,6m de largura cada uma, além de acostamentos de 2,5m de largura e passagem para pedestres.

Segundo o ministro, passado o período de chuvas, as obras da ponte deverão estar concluídas, com previsão de entrega no aniversário de Três Lagoas, em 15 de junho. “Essa é uma garantia que posso dar aos senhores e à população local”, disse Rodrigues, ao atender a um pedido da senadora Simone Tebet.

O Corredor Bioceânico é um dos projetos que visam a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), com cerca de 4 mil km de estradas que atravessarão o continente sul-americano no sentido Leste-Oeste, a partir do Porto de Santos, cortando a Bolívia e chegando aos portos chilenos de Arica e Iquique.

Os investimentos previstos no projeto serão financiados pela Corporação Andina de Fomento (CAF), pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela União Europeia. O trecho brasileiro já está pavimentado. Porém, carece de obras de recuperação e melhoria, para as quais estão previstos US$ 132,86 milhões.

A rota principal e mais tradicional é que passa por Corumbá. O ministro assegurou que é o traçado que interessa ao governo brasileiro. De acordo com Moka, o Brasil assumirá a responsabilidade para construir metade da ponte ligando o Estado ao Paraguai, avaliada em R$ 116 milhões. “Caso seja necessário, o governo divulga publicamente seu interesse nessa rota”, declarou o ministro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vídeo mostra momento exato de acidente com vítima fatal em Dourados
TRAGÉDIA
Vídeo mostra momento exato de acidente com vítima fatal em Dourados
PGR pede abertura de inquérito sobre conduta de ministro da Saúde
PANDEMIA
PGR pede abertura de inquérito sobre conduta de ministro da Saúde
Dourados tem 91% de ocupação de leitos de UTI/SUS
PANDEMIA
Dourados tem 91% de ocupação de leitos de UTI/SUS
Segundo acidente de trânsito com vítima fatal é registrado em Dourados
TRAGÉDIA
Segundo acidente de trânsito com vítima fatal é registrado em Dourados
Inscrições para processo seletivo do Sebrae encerram terça-feira
DOURADOS
Inscrições para processo seletivo do Sebrae encerram terça-feira
PANDEMIA
Fiocruz aplica as primeiras doses da vacina de Oxford vinda da Índia
BATAGUASSU
Homem cai de embarcação e desaparece em lago da Usina Sérgio Mota
TECNOLOGIA
Startup brasileira ganha prêmio WSA na categoria saúde e bem-estar
MUNDO
Larry King, lenda da televisão americana, morre aos 87 anos
CAMPO GRANDE
Família procura mulher que saiu para entrevista de emprego e não voltou

Mais Lidas

CENTRO
Primeiro acidente de trânsito com vítima fatal neste ano é registrado em Dourados
DOURADOS
Segundo corpo encontrado às margens da BR-163 é identificado
VIAGEM SANTA
PF deflagra operação contra tráfico de drogas em empresas de turismo religioso de Dourados
DOURADOS
Um dos corpos encontrados às margens da BR-163 foi quase decapitado