quarta, 26 de março de 2025
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
MATO GROSSO DO SUL

Governo fecha parceria com CGU para prevenir e combater a corrupção na gestão pública

09 outubro 2017 - 11h20Por Da Redação

Com objetivo de contribuir para a prevenção e o combate à corrupção, o governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE-MS) fechou uma parceria com a superintendência regional da Controladoria Geral da União (CGU). Além de tapar o gargalo das finanças públicas, seja na educação, na saúde, no meio ambiente ou em outras áreas, o acordo prevê também a promoção da transparência, ética pública, incentivo ao controle social e fortalecimento da gestão.

A transparência é um dos compromissos de campanha do governador Reinaldo Azambuja. Na avaliação dele, esse novo acordo vem a somar com as inciativas de controle e monitoramento que estão sendo implantadas desde o seu primeiro dia de gestão. Entre elas estão o Portal da Transparência, Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) e a própria criação da CGE-MS.

“Nosso objetivo é fazer um governo transparente, moderno e eficiente. Temos adotado algumas medidas rigorosas, reduzimos o tamanho da estrutura do estado e, agora, seguimos dentro de um planejamento para fazer o controle e combate da corrupção que hoje é tido como o mal do século. Defendemos que dinheiro público deve ser gasto com coisas públicas”, disse Reinaldo Azambuja.

O controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, pondera que aprimorar o controle interno da gestão pública é fundamental no processo de combate à corrupção. Girão explica ainda que como a CGE é recém-criada, acordos como este são fundamentais para auxiliar na estruturação da controladoria.

“É um ganho enorme que nós Governo de MS vamos ter. Em primeiro lugar a transferência da expertise, uma vez que a CGU atua há muito mais tempo na área de prevenção. Depois, esse tipo de acordo é fundamental para a fase de estruturação em que nos encontramos. Vamos estruturar realmente, através de sistemas, capacitações e do trabalho conjunto que diuturnamente realizamos fiscalizando recursos do governo estadual e federal. Trabalhando de mão dadas não tenho dúvida que vamos conseguir resultados cada vez mais eficazes”, declarou Girão.

A controladora-Geral-Adjunta do Estado, Marina Hiraoka Gaidarji, avalia que o governo tem andado na direção certa. “No trabalho de combate à corrupção nós acabamos identificando pontos de fragilidade na administração pública. A corrupção é um gargalo, mas não é o único. Estamos em um momento que não ter mais para onde ir: a receita não tem como aumentar, então, é preciso controlar despesas e os pontos de fragilidade. Só assim, gastando com responsabilidade e eficiência e monitorando constante todos os atos da gestão, conseguiremos melhorar cada vez mais a vida da população do nosso estado”, afirmou.

O acordo prevê ainda compartilhamento de base de dados entre as controladorias; aprimoramento de técnicas e procedimentos implementados nas ações de controle; compartilhamento de conhecimento e informações técnicas relativas às áreas de auditoria e fiscalização e ouvidorias; entre outras diversas ações. O controlador geral ressalta ainda que a parceria não envolve qualquer transferência de recursos, ou seja, é totalmente gratuita para o Poder Público Estadual.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sicredi Centro-Sul coloca agência móvel para atendimento aos associados na ExpoCanas
OPORTUNIDADE

Sicredi Centro-Sul coloca agência móvel para atendimento aos associados na ExpoCanas

Polícia encontra cocaína em fundo falso de veículo
DOIS IRMÃOS DO BURITI

Polícia encontra cocaína em fundo falso de veículo

TRÊS LAGOAS

Foragido do sistema prisional da Capital é capturado no interior

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo se encantam com processo de fabricação
DOURADOS

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo se encantam com processo de fabricação

Mulher é presa ao fazer transferências falsas para pagamento de compras
ESTELIONATO

Mulher é presa ao fazer transferências falsas para pagamento de compras

JUSTIÇA

Defensoria suspende atendimentos em 28 de março na Capital

CAMPO GRANDE

Polícia prende outro envolvido na morte de 'Diabolin'

LEGISLATIVO DE MS

Zé Teixeira reivindica investimentos em Angélica e Rio Brilhante

RURAL

Embrapa apresenta tecnologias sustentáveis na Expocanas 2025

POLÍTICA

Marçal vai à Brasília se reunir com bancada federal e coordenação do Novo PAC  

Mais Lidas

PONTA PORÃ

Homem foi executado na frente da esposa e do filho na fronteira

PROCESSO SELETIVO

Defensoria Pública de MS abre inscrições para analista, psicólogo e assistente social

OPORTUNIDADE

Inscrições para processo seletivo do MPF seguem abertas até dia 30

Polícia

Evento sem alvará é interditado no Centro de Dourados