Para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), produtores rurais devem ser indenizados pela terra nua e benfeitorias. Assim, o impasse gerado pela demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul será resolvido.
"O conflito é muito ruim. Conseguimos com que a presidenta Dilma Rousseff (PT) liberasse o Exército, que vai descer para a região e criar zona para proteger índios e produtores, mas a solução definitiva depende de que a União adquira aquelas terras e indenize a terra nua e benfeitorias", pontuou Azambuja, durante a Caravana da Saúde em Nova Andradina.
Diálogo com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Defesa, Jaques Vagner, seriam constantes no intuito de sair do aspecto "simpatia" para "ação efetiva" que resulte na redução do conflito.
Azambuja pontuou ainda que a presença do Exército, intermediada pela bancadas de deputadores e senadores, colabora para organizar a segurança em área tão sensível como a fronteira com o Paraguai. Isso porque haveria suspeita da atuação de guerrilhas paraguaias em meio ao conflito em Antônio João.
TENSÃO
Depois da morte do indígena Semião Fernandes Vilhalva, de 24 anos, no sábado (29) o clima continua tenso em cinco fazendas da região. Proprietários de ao menos duas delas conseguiram voltar para as sedes das propriedades, mas os índios continuam nas terras monitoradas pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Força Nacional, Exército e Fundação Nacional do Índio (Funai).
Há 10 anos, em 2005, o Governo Federal homologou parte das propriedades como terra indígena. A partir daí, houve série de cobranças por parte dos índios para que a área fosse demarcada, no entanto, nada foi feito.
No final da semana passada, indígenas invadiram fazendas e fizeram famílias de produtores reféns. Houve bloqueio de rodovias e enfrentamentos. Reunião estratégica das forças de segurança, no entanto, pretende aprofundar as ações a serem tomadas no local na segunda-feira (31).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Notificação a vendedora de marmitas por movimentar pix é fake news, diz Receita Federal

MS projeta salto na industrialização da tilápia

Lula fala em reciprocidade após expulsão de delegado dos EUA

Acusado de assaltar motoristas de aplicativo é preso em Dourados

ONG busca ciência para orientar manejo sustentável de costões rochosos

Postos da Seleta e Santo André abrem neste feriado a partir das 12h

Com miniaturas, artesãos dão novo sentido à Brasília dos monumentos

Previsão é de temperatura em alta e umidade baixa em Dourados no feriado

Dentista é preso na fronteira após denúncia de assédio em clínica

EUA mandam delegado envolvido na prisão de Ramagem deixar o país
Mais Lidas

Saque-aniversário do FGTS segue disponível em abril; veja quem pode retirar valores

Vereador cobra medidas urgentes contra circulação de veículos elétricos guiados por menores

Em ocorrência, enfermeira descobre que vítima era o próprio filho

Governador Reinaldo Azambuja em discurso durante a Caravana da Saúde - Foto: Chico Ribeiro