Menu
Busca quinta, 22 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
MATO GROSSO DO SUL

Fundação de Turismo descentraliza recursos e publica editais de apoio

22 setembro 2020 - 14h17Por Da redação

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) publicou quatro editais de chamamento público para municípios e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do Estado.

O objetivo é selecionar projetos para a execução de ações de fomento e apoio a eventos geradores de fluxo turístico (eixos temáticos: Ecoturismo, Evento Gastronômico, Turismo de Esporte e Aventura, Turismo de Negócios e Eventos), promoção, divulgação e apoio à comercialização dos destinos e produtos turísticos da  Região Caminho dos Ipês, Cerrado Pantanal e Rota Pantanal Bonito. Na próxima semana será publicado um quinto edital, este de apoio à região Cerrado Pantanal.

O diretor-presidente explica que a publicação de editais para apoio financeiro é uma das ações do Plano de Retomada do Turismo. “Essa é uma das ações que visam apoiar a retomada do turismo e que, neste caso, é a descentralização de recursos financeiros para as regiões turísticas. Os editais de eventos geradores de fluxo é algo contínuo e que estamos mantendo mesmo num ano tão difícil como esse.

Adicionamos agora recursos para a parte de promoção e apoio à comercialização, entendendo que as regiões turísticas e os empresários estão com muita dificuldade nesse momento de pandemia e ações de promoção e de comercialização são fundamentais para a retomada. Isso vai dar condição para que eles executem os projetos, a partir das estratégias regionais alinhadas às estratégias da FundturMS e das campanhas, que serão implementadas a partir do final deste ano. Esperamos que isso possa auxiliar, em curto prazo, na recuperação do setor”. 

Foram publicados dois editais de eventos geradores de fluxo turístico, voltados para OSC e Prefeituras de todo o estado (editais 03 e 04/2020); e dois editais de promoção e apoio à comercialização (editais 05 e 06/2020), voltados para cada região que tenha produtos turísticos para oferecer. As regiões contempladas nos editais são Caminho dos Ipês e Rota Pantanal Bonito, esta última (Pantanal e Bonito-Serra da Bodoquena) unificada no mesmo edital porque, segundo Wendling, faz parte da estratégia da FundturMS trabalhar as ações de promoção e comercialização da rota de forma integrada. 

Sobre os projetos de ações de fomento e apoio a eventos geradores de fluxo turístico de OSCs e prefeituras, Wendling ressalta que “por conta da pandemia, estamos priorizando os eventos ao ar livre, de natureza e de baixa aglomeração. Os proponentes deverão, inclusive, comprovar a adoção dos protocolos de biossegurança”. O valor total dos cinco editais é de R$ 800 mil, valor que será dividido entre os projetos selecionados e aprovados pela comissão de seleção da Fundação.

Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, esta é uma ação importante para o setor. “Nesse momento tão difícil para o turismo, que é uma das atividades mais afetadas pela pandemia, esta iniciativa serve como apoio à retomada deste setor importante para o desenvolvimento econômico e geração de empregos no MS. E esse projeto de descentralização dos recursos permite que o setor – tão impactado financeiramente, ganhe um fôlego para promover seus atrativos, gerando renda e aquecendo a economia de diversos municípios”, finaliza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PRAZO
Pedidos de isenção da taxa dos vestibulares da UFGD terminam amanhã
NÚMEROS DA PANDEMIA
Brasil tem quase 156 mil mortes por Covid; média móvel fica abaixo de 500
CAPITAL
Em carta, advogado pede perdão por morte de PM em acidente
FISCALIZAÇÃO
Tecnologia auxilia na apreensão de agrotóxicos irregulares em MS
CHAPADÃO DO SUL
Após festa, homem bêbado arrasta esposa grávida pelos cabelos
JUSTIÇA
Construtoras devem indenizar cliente por atraso na entrega de imóvel
ROCHEDO
Trabalhador rural morre após sofrer queda e ser atingido por trator
DECISÃO
BR-163 em MS tem relicitação da concessão autorizada pelo governo federal
JUDICIÁRIO
STF decide que MS tem direito ao ICMS de gás importado da Bolívia
BRASILEIRO SÉRIE D
Águia Negra empata no Mato Grosso e continua fora do G-4

Mais Lidas

DOURADOS
Acidente entre carreta e motocicleta mata mulher na BR-163
HOMICÍDIO EM 2013
Condenada pela morte do ex em Dourados é presa na Capital
DOURADOS
Motorista bêbado causa acidente em semáforo da Avenida Marcelino Pires
DOURADOS
Carona de motociclista que morreu em acidente com carreta corre risco de ter perna amputada