Menu
Busca terça, 21 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
CULTURA

Fundação de Cultura inaugura nova temporada de Exposições 2014 do Marco

11 agosto 2014 - 11h23



A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul inaugura na próxima terça-feira (12), às 19h30, no Museu de Arte Contemporânea, a 3ª Temporada de Exposições 2014. Quatro mostras levam diversidade ao museu: “Deixa...” o conceito, pinturas, desenhos e esculturas de José Abilio Escalante (MS); Lastlândia, instalação de Laerte Ramos (SP); Dedicatórias, pinturas de Hermano Luz (PE); Drama e Densidade, gravuras de Vânia Pereira (MS).

A obra “Deixa…” de José Abilio leva ao Marco um panorama retrospectivo da lembrança desse artista. Abilio nasceu em Corumbá em 1954 e passou a infância e a adolescência em Campo Grande, onde se encontrou com a arte. Filho de boliviana com brasileiro, o artista assumiu o lado boliviano de sua identidade sem perder o elo com a cidade morena.

Sua trajetória artística transmite diversas fases reveladoras de sua personalidade, ora colorida e abstrata, ora ecológica, social e claramente identitária de uma arte sul-americana. O olhar artístico de Abilio é uma ponte entre nossas semelhanças e interesses artísticos com os países hermanos, fazendo da mostra uma mescla regional de brasilidade e de integração ameríndia.


Lastlândia, do artista plástico paulistano Laerte Ramos, é uma instalação com esculturas de cerâmica dispostas no chão sobre uma fina camada de areia a fim de demarcar um acampamento armado. Baseado nos soldados de plástico e temas militares que são vendidos em saquinhos sortidos em "lojas de 1,99", a disposição das esculturas faz com que o visitante tenha uma vista aérea da composição.

A instalação seria um encontro possível entre uma temática bélica misturada com um lugar lúdico onde crianças brincam deitadas no chão em “pequenas batalhas” sem pólvora, explosões ou projéteis reais.
Premiada na 7ª edição do edital Marcantônio Vilaça (Funarte/Minc), a instalação é na realidade uma ampliação da mostra “Ka-ta-pumba”, nome da primeira exposição apresentada no Marco em agosto de 2012 pelo artista. A atual instalação conta com um total de 108 esculturas que serão doadas para o museu após o término da mostra.


Drama e Densidade, gravuras da artista plástica aquidauanense Vânia Pereira, reafirmam a importância de um dos nomes mais significativos da produção artística sul-mato-grossense. Vânia encontrou sua grande expressão no desenvolvimento da gravura em metal, explorando com propriedade a técnica da ponta-seca (processo de gravação da imagem na matriz de metal por incisão direta usando um instrumento com ponta de aço), o que fez da artista referência da linguagem no pioneirismo do uso dessa arte no Estado.


De acordo com o crítico de arte, Rafael Maldonado, a obra de Vânia tem muita dramaticidade e as imagens são geralmente densas e escuras. “Cada traço negro ou cada pincelada de cor traduz o envolvimento emocional da artista na busca do aperfeiçoamento formal de suas investigações”, analisa Rafael.

Já Dedicatórias, mostra de acrílicas sobre tela do artista pernambucano Hermano Luz, tem como matéria-prima imagens fotográficas e dedicatórias antigas para compor uma nova narrativa visual. Assim, recortes figurativos da infância são pintados e mesclados a dedicatórias encontradas em livros antigos. A mostra é uma mistura de diferentes tipos de experimentações onde a pintura figurativa serve não como produto final e sim como uma das etapas de elaboração artística.

Serviço

A Terceira Temporada estará aberta à visitação de terça a sexta, das 12 às 18 horas. Sábados, domingos e feriados, das 14 às 18 horas. As mostras ficam em exposição no museu até o dia 12 de outubro.

O Museu de Arte Contemporânea fica na rua Antônio Maria Coelho, 6000, no Parque das Nações Indígenas. Outras informações e agendamento com escolas para a realização de visitas mediadas com as arte-educadoras do Programa Educativo é só ligar no telefone (67) 3326-7449.

Com informações da Fundação de Cultura- MS





Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é preso com carro roubado no RJ que seria levado para a Bolívia
Homem é preso com carro roubado no RJ que seria levado para a Bolívia
IFA
Fiocruz recebe na quarta insumos para produzir 5,2 milhões de doses
NOVA ANDRADINA
Homem é preso pela após agredir esposa durante discussão
BRASIL
Governadores dizem que alta na gasolina é 'problema nacional'
Idoso morre após 1 mês internado e família procura ciclista suspeito
Idoso morre após 1 mês internado e família procura ciclista suspeito
REGIÃO
Mais Social: beneficiários já podem utilizar créditos nesta terça-feira
Mulher finge dormir e flagra marido estuprando neta de 9 anos
ESTADOS UNIDOS
Presidente Bolsonaro se reúne com primeiro-ministro britânico nos EUA
PEDRO JUAN
Irmãos executados na fronteira foram vítimas de fugitivo de presídio
DOURADOS
Vereadores aprovam programa de regularização de edificações

Mais Lidas

DOURADOS
'Buguinha' é presa e diz que matou caseiro por legítima defesa
EVENTO CLANDESTINO
PM encerra festa com pelo menos 2 mil pessoas em Dourados
DOURADOS
Envolvida em execução de detetive é presa novamente em Dourados
LOTERIA
Douradense fatura R$ 31 mil ao acertar na quina