Em razão das fraudes descobertas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cometidas por alguns sindicatos e associações que tinham acordos de cooperação firmados com o órgão, milhões de brasileiras e brasileiros tiveram descontos indevidos em suas aposentadorias e pensões nos últimos anos. Por isso, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul presta orientações sobre o que fazer caso você tenha sido um dos prejudicados.
Patrícia Feitosa de Lima, defensora coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa do Consumidor e Demais Matérias Cíveis Residuais (Nuccon), explica que, conforme o plano de restituição do INSS, os segurados que foram lesados serão notificados para que manifestem se os descontos foram ou não autorizados por eles.
O contato será somente por meio dos canais oficiais: plataforma Meu INSS (site ou aplicativo) e telefone 135.
De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, 9 milhões de brasileiros já tiveram descontos associativos em algum momento – não quer dizer que todos foram indevidos. Se você foi uma vítima, saiba o que fazer para ter seu dinheiro de volta:
O que são os descontos associativos nos benefícios do INSS?
Patrícia Feitosa de Lima – São descontos feitos diretamente nos benefícios previdenciários de segurados do INSS, a partir de filiação a associações.
Por que alguns descontos associativos estão sendo reclamados?
Porque muitos segurados alegam nunca terem autorizado tais descontos ou desconhecem a vinculação com a associação responsável. Há indícios de cobranças indevidas, sem consentimento expresso do beneficiário.
O que a segurada ou o segurado deve fazer ao receber a notificação do INSS pelos canais oficiais?
Se reconhecer a associação, pode confirmar o vínculo. Se não reconhecer, deve contestar, sem precisar apresentar documentos.
E o que acontece depois da contestação?
A associação será notificada e terá 15 dias úteis para comprovar o vínculo e a autorização do desconto. Se não comprovar, deverá restituir os valores ao INSS, que irá devolver o dinheiro ao segurado diretamente na conta bancária.
Para quem tem uma ação já ajuizada pela Defensoria contra sindicato ou associação, com o objetivo de restituir o dinheiro dos descontos indevidos, o que fazer?
Caso o INSS restitua o valor administrativamente, os assistidos deverão retornar à Defensoria Pública a fim de que haja orientação sobre o desfecho processual.
Caso haja problema nos canais oficiais do INSS, a cidadã e o cidadão podem registrar reclamação na ouvidoria da instituição.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Campeonato Estadual Feminino tem dois jogos neste sábado

Loja de equipamentos eletrônicos tem porta estourada na região central

Homem é encontrado morto com sinais de violência dentro de barraco

Dourados pode ter queda de temperatura e chuvas no fim de semana, aponta Inmet

Estaduais Sub-11 e Sub-17 têm rodadas decisivas neste sábado

Após cirurgia contra câncer, deputado recebe alta e comemora

Foragido da Justiça é preso com granada e mais de 400 quilos de drogas

Armado com faca, 'stalker' é preso em Dourados após ameaças

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 55 milhões hoje
Edital de notificação
Mais Lidas

Vítimas de acidente entre carro e carreta são identificadas e estão conscientes

Processo seletivo abre 81 vagas com salários de até R$ 4,9 mil

Vagas para nova turma de ritmos e funcional no 'Jorjão' são abertas

Milhões de brasileiras e brasileiros tiveram descontos indevidos em aposentadorias e pensões - Crédito: Clara Medeiros/Arquivo/Dourados News