Menu
Busca terça, 27 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
CAPITAL

Fiscalização termina com quase 1,5 mil brinquedos apreendidos

20 dezembro 2017 - 18h32

A Agência Estadual de Metrologia (AEM-MS), órgão delegado do Inmetro em Mato Grosso do Sul realizou de 11 a 15 de dezembro, a operação Especial de Natal.

Esta Operação é realizada anualmente, pelo Inmetro, em todo território nacional e tem como objetivo verificar duas frentes:

Todos os 220 produtos alimentícios pré-embalados fiscalizados foram aprovados. Entre os demais, 2.502 produtos fiscalizados, 1.567 foram apreendidos, sendo: 1.478 brinquedos e 89 luminárias pisca-pisca. Foram interditadas 24 luminárias pisca-pisca.

Já entre os produtos reprovados foram: 138 brinquedos e 50 luminárias pisca-pisca. Na operação Especial de Natal foram visitados 18 estabelecimentos, dos quais oito apresentaram irregularidades. Entre elas, destacam-se as principais:

Em brinquedos – ausência de informações obrigatórias, ausência do selo e selo “falsificado” sem certificação.

Em pisca-pisca – plugues fora da norma, falta de informações obrigatórias e ausência do selo.

Os brinquedos devem obrigatoriamente ostentar na embalagem, o selo do Inmetro, a faixa etária indicada, manual de instruções em português, razão social, CNPJ e endereço do fabricante ou importador, pois todo brinquedo comercializado no Brasil deve ser certificado, independente do produto ser nacional ou importado.

É recomendável que o adulto verifique a presença do selo do Inmetro, leia as instruções e retire o brinquedo da embalagem antes de entregá-lo à criança. Alguns produtos são vendidos em embalagens plásticas e possuem grampos, que podem ferir, ou mesmo serem ingeridos pelas crianças.

Quanto às luminárias e mangueiras natalinas, os agentes verificaram se as mesmas estão de acordo com os requisitos obrigatórios exigidos pela Portaria nº 27/00 do Inmetro. Elas devem conter na embalagem informações como, tensão corrente (v), potência máxima (w) e o nome, marca ou logomarca do fabricante ou importador. Os plugues são certificados e devem atender ao padrão brasileiro, com pinos redondos e apresentar a marca do Inmetro.

No momento da compra, o consumidor pode fazer um teste simples nos pisca-piscas. Basta passar um imã sobre o produto. Se ele se fixar na peça, é sinal que ele contém material ferroso, o que é proibido, pois pode causar curto circuito e consequentemente risco de incêndio.

Os atacadistas e varejistas que estavam comercializando esses produtos apreendidos foram notificados e terão um prazo de 10 dias, a contar da data da notificação, para apresentar a nota fiscal de origem. Caso contrário, ele será responsabilizado pela venda irregular dos produtos. Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor deve entrar em contato com a ouvidoria da AEM pelo telefone 0800 67 5220.

Deixe seu Comentário

Leia Também

INTERNACIONAL
Presidente da Fifa, Gianni Infantino, é diagnosticado com Covid-19
CAMPO GRANDE
Dupla suspeita de estelionato contra idosos é presa em posse de máquinas de cartão
PANDEMIA
Mato Grosso do Sul registra onze óbitos por coronavírus em 24 horas
BRASIL
Incêndio atinge Hospital Federal de Bonsucesso no Rio de Janeiro
DOURADOS
Motorista é preso após abandonar carro com maconha e tentar fugir a pé
MATO GROSSO DO SUL
Aprosoja instrui agricultores sobre o manejo de pragas na safra 2020/21
OPERAÇÃO HÓRUS
Utilitário apresenta defeito e polícia encontra 580 quilos de maconha em mata
COXIM
Empresário é multado por desmatar área para construir pousada em rancho
DOURADOS
Juiz nega pedido de coligação para entrar em empresa e conferir dados de pesquisa eleitoral
DOURADOS
Enquanto filma chuva, interno mostra ‘plantação’ de maconha em cela da PED

Mais Lidas

GRANDE DOURADOS
Cobertura de barracão de cerealista ‘voa’ com o vento; veja vídeo
DOURADOS
Guarda encerra festa organizada por adolescente em plena pandemia, apreende droga e até arma artesanal
DOURADOS
Délia decreta emergência por causa de danos provocados pela tempestade
TEMPESTADE
Chuva e ventos de 46km/h derrubam árvores e levam sujeira às ruas de Dourados