A internacionalização dos negócios e os processos de exportação foram a pauta da “5ª Capacitação em Comércio Exterior: Negociação Internacional, Participação em Rodadas e Feiras”, promovida pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems, em parceria com a CNI e Sebrae Nacional, nesta terça-feira (10), no Senai de Campo Grande.
A capacitação foi conduzida pela consultora Deise Quevedo Bastos, que é graduada em administração de empresas com habilitação em comércio exterior e pós-graduada em MBA de Gestão de Projetos.
Segundo a consultora Deise Quevedo, há duas formas de participar em uma feira internacional seja como visitante ou expositor e a melhor opção depende dos objetivos e do preparo da empresa. “A opção de visitação é viável para a empresa que está estruturando sua internacionalização, estudando o mercado e avaliando sua capacidade. Para a empresa que já se planejou e está madura para exportar, que conhece suas forças e fraquezas e está pronta para negociar, a opção de exposição é uma oportunidade para explorar sua marca”, detalhou.
Ela acrescenta que para escolher a feira certa é preciso avaliar o perfil dos visitantes, a situação do país-sede, se há workshops, rodadas de negócios durante a feira, além de pesquisar os comentários de participantes nas edições anteriores nas redes sociais e a percepção dos veículos de comunicação sobre os acontecimentos da feira. “A preparação para a feira requer alguns cuidados como, por exemplo, com a embalagem do produto que deve estar adaptada para a exportação, com etiqueta e idiomas adequados, além do material promocional que deve estar também adaptado para o mercado externo”, pontuou.
A coordenadora do CIN da Fiems, Fernanda Barbeta, destacou os serviços oferecidos pela entidade para apoiar a internacionalização das empresas por meio da promoção de negócios, inteligência comercial e emissão de documentos. “No próximo ano iremos continuar com os cursos sempre voltados para a internacionalização das empresas", declarou.
Rosa Maria da Silva, presidente da Associação Broto Frutos, participou do evento e disse que a capacitação foi muito produtiva. “Como pretendemos iniciar a exportação no ano que vem é importante ter essa noção de que o produto e a embalagem devem estar adequados ao mercado externo, assim como as informações nutricionais e material promocional”, afirmou.
Já o empresário Claudio Salomão, do ramo do vestuário, ressaltou que a escolha da feira é muito importante e deve estar de acordo com o objetivo final. “Escolher a feira sem ter um foco é um tiro no escuro”, falou. A empresária Monique Klein Rocha, da Campo Grande a Tiracolo, está se programando para participar de uma feira em Berlim, na Alemanha, e as informações do curso foram importantes para tomar a decisão de participar primeiro como visitante. “Com o curso percebi que é importante avaliar o mercado e ver se realmente estamos adequados e aptos para atender a demanda, então vou visitar a cidade e colher informações para depois participar como expositora”, contou.
Deixe seu Comentário
Leia Também

PGR pede abertura de inquérito sobre conduta de ministro da Saúde

Dourados tem 91% de ocupação de leitos de UTI/SUS

Inscrições para processo seletivo do Sebrae encerram terça-feira
Fiocruz aplica as primeiras doses da vacina de Oxford vinda da Índia

Homem cai de embarcação e desaparece em lago da Usina Sérgio Mota

Startup brasileira ganha prêmio WSA na categoria saúde e bem-estar

Larry King, lenda da televisão americana, morre aos 87 anos
Família procura mulher que saiu para entrevista de emprego e não voltou

Cassems desmente denúncia sobre favorecimento na vacinação contra coronavírus
Inscrições para o Vestibular UEMS 2021 encerram neste domingo
Mais Lidas

Primeiro acidente de trânsito com vítima fatal neste ano é registrado em Dourados

Segundo acidente de trânsito com vítima fatal é registrado em Dourados

Vídeo mostra momento exato de acidente com vítima fatal em Dourados
