Menu
Busca domingo, 24 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
ECONOMIA

Fiems orienta empresários sobre como participar de feiras internacionais

10 novembro 2015 - 17h35

A internacionalização dos negócios e os processos de exportação foram a pauta da “5ª Capacitação em Comércio Exterior: Negociação Internacional, Participação em Rodadas e Feiras”, promovida pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems, em parceria com a CNI e Sebrae Nacional, nesta terça-feira (10), no Senai de Campo Grande.

A capacitação foi conduzida pela consultora Deise Quevedo Bastos, que é graduada em administração de empresas com habilitação em comércio exterior e pós-graduada em MBA de Gestão de Projetos.

Segundo a consultora Deise Quevedo, há duas formas de participar em uma feira internacional seja como visitante ou expositor e a melhor opção depende dos objetivos e do preparo da empresa. “A opção de visitação é viável para a empresa que está estruturando sua internacionalização, estudando o mercado e avaliando sua capacidade. Para a empresa que já se planejou e está madura para exportar, que conhece suas forças e fraquezas e está pronta para negociar, a opção de exposição é uma oportunidade para explorar sua marca”, detalhou.

Ela acrescenta que para escolher a feira certa é preciso avaliar o perfil dos visitantes, a situação do país-sede, se há workshops, rodadas de negócios durante a feira, além de pesquisar os comentários de participantes nas edições anteriores nas redes sociais e a percepção dos veículos de comunicação sobre os acontecimentos da feira. “A preparação para a feira requer alguns cuidados como, por exemplo, com a embalagem do produto que deve estar adaptada para a exportação, com etiqueta e idiomas adequados, além do material promocional que deve estar também adaptado para o mercado externo”, pontuou.

A coordenadora do CIN da Fiems, Fernanda Barbeta, destacou os serviços oferecidos pela entidade para apoiar a internacionalização das empresas por meio da promoção de negócios, inteligência comercial e emissão de documentos. “No próximo ano iremos continuar com os cursos sempre voltados para a internacionalização das empresas", declarou.

Rosa Maria da Silva, presidente da Associação Broto Frutos, participou do evento e disse que a capacitação foi muito produtiva. “Como pretendemos iniciar a exportação no ano que vem é importante ter essa noção de que o produto e a embalagem devem estar adequados ao mercado externo, assim como as informações nutricionais e material promocional”, afirmou.

Já o empresário Claudio Salomão, do ramo do vestuário, ressaltou que a escolha da feira é muito importante e deve estar de acordo com o objetivo final. “Escolher a feira sem ter um foco é um tiro no escuro”, falou. A empresária Monique Klein Rocha, da Campo Grande a Tiracolo, está se programando para participar de uma feira em Berlim, na Alemanha, e as informações do curso foram importantes para tomar a decisão de participar primeiro como visitante. “Com o curso percebi que é importante avaliar o mercado e ver se realmente estamos adequados e aptos para atender a demanda, então vou visitar a cidade e colher informações para depois participar como expositora”, contou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PGR pede abertura de inquérito sobre conduta de ministro da Saúde
PANDEMIA
PGR pede abertura de inquérito sobre conduta de ministro da Saúde
Dourados tem 91% de ocupação de leitos de UTI/SUS
PANDEMIA
Dourados tem 91% de ocupação de leitos de UTI/SUS
Inscrições para processo seletivo do Sebrae encerram terça-feira
DOURADOS
Inscrições para processo seletivo do Sebrae encerram terça-feira
PANDEMIA
Fiocruz aplica as primeiras doses da vacina de Oxford vinda da Índia
Homem cai de embarcação e desaparece em lago da Usina Sérgio Mota
BATAGUASSU
Homem cai de embarcação e desaparece em lago da Usina Sérgio Mota
TECNOLOGIA
Startup brasileira ganha prêmio WSA na categoria saúde e bem-estar
MUNDO
Larry King, lenda da televisão americana, morre aos 87 anos
CAMPO GRANDE
Família procura mulher que saiu para entrevista de emprego e não voltou
PANDEMIA
Cassems desmente denúncia sobre favorecimento na vacinação contra coronavírus
EDUCAÇÃO
Inscrições para o Vestibular UEMS 2021 encerram neste domingo

Mais Lidas

CENTRO
Primeiro acidente de trânsito com vítima fatal neste ano é registrado em Dourados
TRAGÉDIA
Segundo acidente de trânsito com vítima fatal é registrado em Dourados
TRAGÉDIA
Vídeo mostra momento exato de acidente com vítima fatal em Dourados
DOURADOS
Motociclista que morreu após colisão em cruzamento invadiu via preferencial