domingo, 07 de dezembro de 2025
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
CRIME AMBIENTAL

Fazendeiro é multado em R$ 1,5 mi por desmatamento

25 setembro 2017 - 10h14

Durante fiscalização nas propriedades rurais na região do Pantanal do Rio Negro, no município, Policiais Militares Ambientais de Aquidauana autuaram ontem (24) à tarde, um fazendeiro por desmatamento ilegal.

O proprietário rural desmatou uma extensa área de 1.500 hectares de vegetação nativa, medidos em GPS pelos Policiais, na propriedade localizada às margens do Rio Negro, com uso de máquinas de esteiras, derrubando diversas árvores de grande porte. Este foi o maior desmatamento registrado pela PMA nos últimos dois anos.

O infrator apresentou aos Policiais, uma licença ambiental (Autorização Ambiental Eletrônica) para a limpeza de pastagem, que não permite o desmatamento, o qual envolvia árvores de grande porte.

A licença de limpeza só permite a derrubada de arbustos, com diâmetro abaixo de 32 centímetros na altura do peito (Circunferência a altura do Peito - CAP, que é considerada a 1,30 metros de altura da vegetação), com uso de roçadeiras ou foices. Essas licenças são retiradas online no site do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), para facilitação aos proprietários rurais, em razão de serem atividades de baixo impacto, porém, alguns proprietários aproveitam para realizar desmatamentos e tentam justificar com essas autorizações.

As atividades foram paralisadas e as máquinas apreendidas. O proprietário da fazenda, residente em Campo Grande, foi autuado administrativamente e multado em R$ 1.500.000,00 pelo desmatamento ilegal na fazenda. O pecuarista também responderá por crime ambiental e, se condenado, poderá pegar pena de três a seis meses de detenção.

O infrator foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PARDA), junto ao órgão ambiental.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Flamengo empata com Mirassol em jogo de seis gols e encerra Brasileirão
FUTEBOL

Flamengo empata com Mirassol em jogo de seis gols e encerra Brasileirão

Zenit vence por 1 a 0 e é campeão do maior torneio amador do Estado
FUTEBOL

Zenit vence por 1 a 0 e é campeão do maior torneio amador do Estado

Caminhão é recuperado no Paraguai após motorista passar 27 horas como refém
CRIME

Caminhão é recuperado no Paraguai após motorista passar 27 horas como refém

Operação que garante gás de cozinha para o Norte completa 30 anos
BRASIL

Operação que garante gás de cozinha para o Norte completa 30 anos

Jovem morre em colisão frontal na MS-295 em Tacuru
ACIDENTE

Jovem morre em colisão frontal na MS-295 em Tacuru

SAÚDE

Padilha doa sangue e marca início da vacinação contra vírus sincicial

CAMPO GRANDE

Homem é espancado após ser acusado de tentar abusar de criança

CAMPO GRANDE

Jovem é internado na Santa Casa após ser espancado por quarteto

Inscrições para processo seletivo do IBGE entram na reta final com 9,5 mil vagas

CULTURA

Exposição em Brasília celebra 50 anos do Dicionário Aurélio

Mais Lidas

HOMICÍDIO

Casal é preso suspeito de assassinato no centro de Dourados

DOURADOS

Homem confessa crime e diz que vítima teria mantido relação sexual com sua companheira

DOURADOS

Polícia acredita que homem encontrado morto no centro foi espancado e esfaqueado

FIM DE ANO

Comércio de Dourados divulga calendário e começa a atender em horário especial