Entre os dias 4 e 7 de junho, uma caravana composta por 36 estudantes e dois professores dos cursos de Turismo da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), das unidades de Dourados e Campo Grande, participou da 19ª edição do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Reconhecido como o maior evento acadêmico da área no país, o Fórum reuniu, nesta edição, representantes de mais de 30 universidades de todas as regiões do Brasil.
O Fórum é parte integrante do Festival Internacional das Cataratas, feira voltada ao mercado turístico que promove negócios, troca de experiências e networking, e que celebrou, em 2024, seus 20 anos de existência.
Para a professora Maria Cristiane Lunas, coordenadora da caravana da UEMS, a participação no evento representa uma oportunidade única de vivência acadêmica e profissional para os estudantes.
“Além de participar de um evento acadêmico de alta qualidade, com palestras nacionais e internacionais, minicursos e apresentação de trabalhos, os alunos realizam visitas técnicas aos atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, um destino internacional e de alta qualidade. Outro diferencial é a participação na feira do Festival das Cataratas, que proporciona aos alunos uma imersão em uma modalidade de evento distinta do ambiente acadêmico ao qual estão habituados”, destaca a docente.
Em 2024, a UEMS apresentou 19 trabalhos no evento, entre artigos científicos, resumos expandidos e relatos de experiência. Um dos resumos expandidos ficou entre os dez melhores do evento, enquanto o relato de experiência intitulado “Plantando é que se colhe: ação de extensão junto à comunidade Quilombola São Miguel, Maracaju-MS” conquistou o segundo lugar na categoria. O trabalho premiado apresenta o projeto de extensão coordenado pela professora Rubia Martins, com colaboração dos docentes Maria Cristiane Lunas, Dores Grechi e Dionatan Miranda, todos do curso de Turismo da unidade de Dourados, desenvolvido entre 2023 e 2024.
A professora Maria Cristiane também ressalta que a UEMS mantém, há vários anos, uma parceria estratégica com o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDESTUR).
Segundo ela, essa parceria só é possível graças ao apoio institucional da universidade aos cursos de Turismo:
“A presença da UEMS, tanto nas apresentações de trabalhos quanto na comissão científica que realiza a avaliação dos materiais submetidos, reafirma a relevância da instituição para o setor de turismo no país”, conclui.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Condenado a 12 anos de prisão por estuprar a própria filha é preso
DEPUTADA FORAGIDAPolícia italiana investiga lugares onde Zambelli poderia estar
SELVÍRIASuspeito de matar trabalhador em carvoaria continuará preso

Conscientização sobre saúde masculina é tema de encontro
PF deve investigar jovem que fingia ser estudante de Medicina
No STF, Mauro Cid confirma delação que incrimina Braga Netto
RECEPTAÇÃODono de ferro-velho é preso com cadeira de prefeitura municipal
FUTEBOLSantos e Neymar chegam a acordo por contrato até o fim de 2025

Após mensagem a amigo, mulher desaparece e família pede ajuda
INSS estima iniciar ressarcimento de aposentados em 24 de julho
Mais Lidas

Polícia vai às ruas em Dourados e mira nomes ligados a facção criminosa

Três cidades de MS registraram temperatura abaixo de zero nesta terça-feira

Idoso morre em obra que trabalhava como vigia após madrugada gelada
