O mapa do turismo do Mato Grosso do Sul passa a contar com 47 municípios, distribuídos em nove regiões turísticas. Em comparação ao ano passado, o estado inseriu quatro cidades com vocação turística no documento.
O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Ministério do Turismo. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões.
O crescimento dos números é resultado de um amplo trabalho de conscientização do Ministério do Turismo junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região.
"O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur", afirmou o ministro do turismo.
A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita em conjunto com os interlocutores estaduais que representam o MTUR e órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros e instâncias de governança regional.
De acordo com o novo mapa, 17 municípios estão nas categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Como exemplo, temos destinos como Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados e Ponta Porã.
Os demais 30 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Embrapa entrega propostas de agricultura sustentável para candidatos

Mulher é preso acusada de tentativa de homicídio com arma branca

Oscar Schmidt ganha homenagem na camisa da seleção brasileira

Homem perde cerca de R$ 15 mil em golpe de falsa oferta de emprego

Edição nº 240 da Revista Trimestral de Jurisprudência já está disponível

Jovem morre após ser atingida na cabeça por queda de árvore

Dólar cai a R$ 5,17; Ibovespa interrompe sequência de 11 quedas

Guarda Municipal de folga agride eletricista durante atendimento

Vacina experimental contra câncer reduz risco de melanoma voltar

Idoso é preso suspeito de estuprar adolescente em Dourados
Mais Lidas

Alambrados e barreiras de concreto devem impedir passagem sob passarela

Operação mira clínicas para dependentes químicos com alvo em condomínio de luxo em Dourados

BR-163 registra congestionamento quilométrico em Dourados; veja vídeo
