domingo, 10 de novembro de 2024
Dourados
32ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
CAMPO GRANDE

Equipe assistencial do Hospital Cassems participa de 'Oficina de Plano Terapêutico'

12 outubro 2024 - 09h00Por Da Redação

Na última segunda-feira (07), enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos do Hospital Cassems de Campo Grande participaram da “Oficina de Plano Terapêutico”, com o objetivo de alinhar o fluxo de cuidado com o paciente. O Plano Terapêutico é uma ferramenta de comunicação entre as equipes, fundamental para que todos estejam alinhados e cientes da condição individual de cada paciente.

A oficina, que foi dividida entre teoria e prática, foi ministrada pelo médico Alexandre Bonfim, do Instituto Papaia Azul, que explica a importância de todos os envolvidos na experiência do paciente, desde a sua entrada.

“O Plano Terapêutico é aquela estrutura que a gente usa para que todo mundo, toda a equipe, inclusive o paciente e o familiar, estejam na ‘mesma página’. Todo mundo sabe o que vai acontecer, o que se prevê na condução daquele caso. Seja um paciente internado, um paciente no ambulatório, no pronto-socorro, na quimioterapia, enfim, nos diversos atendimentos que o hospital é capaz de propiciar. O que é que se espera? Qual o resultado? Quais as metas? Como será conduzido aquela situação? Então, isso faz parte de uma ferramenta denominada Plano Terapêutico. É isso que a gente conversou um pouquinho e deu alguns exemplos, procurou trazer para a realidade do hospital aqui da Cassems”, explica Bonfim.

Bonfim ainda afirma que “o plano terapêutico gera um tônus na assistência, uma tensão, no bom sentido, de o que é que eu preciso recrutar de especialistas, de material, de recursos para que aquele atendimento ocorra da melhor forma. E como tem a participação do paciente, possibilita que o paciente e o familiar, não só saibam o que vai acontecer, mas aprovem, estejam de acordo com a condução que a equipe está dando no caso. Então, isso é fundamental para que haja engajamento e melhor uso dos recursos que a instituição tem”.

Para a médica residente em pediatria do Hospital Cassems de Campo Grande, Mariana Ávila Ferreira, a oficina mostrou a importância da equipe se aproximar do paciente e de suas necessidades, trazendo ganhos para todos.

“O curso foi de extrema importância, porque a gente falou um pouquinho sobre o Plano Terapêutico. Basicamente, isso faz com que a gente se aproxime mais ainda do paciente, dos pais do paciente, porque através dele a gente consegue delimitar as expectativas do paciente, delimitar o tempo de internação, riscos e complicações. Então, foi de extrema importância para toda a equipe, para a gente conseguir conversar melhor e ter uma abordagem muito mais eficiente em relação ao tratamento do paciente”, pontua.

De acordo com o diretor técnico do Hospital Cassems de Campo Grande, Alberto Cubel, além de ajudar na conduta médica em relação aos pacientes, o Plano Terapêutico também auxilia na melhor organização do uso de leitos.

“O Plano Terapêutico é fundamental, porque o médico vai ter a oportunidade, na entrada do paciente, de fazer o planejamento da alta desse paciente. No Plano Terapêutico, ele vai dizer, ‘olha, nós vamos precisar de tais exames, de tal conduta’, e, diante de tudo isso, nós já vamos começar a pensar quando ele vai poder sair do hospital. Com isso, a gente consegue usar melhor os leitos hospitalares, usar melhor a estrutura hospitalar, para que possamos atender muito mais pessoas e que não fiquem pessoas represadas no ambiente de pronto-atendimento e possam todos ter um bom acolhimento”, salienta.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Projeto prevê instrumentos para gestão urbana e prevenção de desastres naturais
BRASIL

Projeto prevê instrumentos para gestão urbana e prevenção de desastres naturais

Festa Literária das Periferias celebra cultura de mulheres negras
GERAL

Festa Literária das Periferias celebra cultura de mulheres negras

EDUCAÇÃO

IFMS está com inscrições abertas em cursos técnicos para jovens e adultos

ESPORTE

Corinthians elimina São Paulo e vai à final do Paulistão Feminino

BRASILÂNDIA

Jovem é esfaqueado pela namorada durante confraternização

EDUCAÇÃO

Segundo dia do Enem: candidatos respondem a 90 questões até 18h30

TRÊS LAGOAS

Após gritos, mulher é encontrada morta no quintal de residência

UEMS

Inscrições para apoio a eventos científicos, tecnológicos e de inovação encerram em dezembro

ESPORTE

Brasil goleia pelo Mundial de futebol de paralisados cerebrais

POLÍCIA

Discussão entre vizinhos termina em ameaça de morte

Mais Lidas

LOTERIA

Bolão feito em MS leva prêmio de mais de meio milhão na Mega-Sena

COXIM

Trabalhador rural vai à cidade comemorar aniversário e desaparece

INVESTIGAÇÃO

Suspeito de tentativa de homicídio em SP é preso em Dourados

DOURADOS

Dono de fazenda é multado em R$ 15 mil por deixar gado morrer de fome