Menu
Busca domingo, 19 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
PARAGUAI

Empresário Cláudio Sertão se destaca na fronteira de MS

04 setembro 2014 - 16h45

Pela primeira vez um brasileiro ocupa um cargo político no Paraguai como secretário de Indústria e Comércio no estado de Amambay, que faz fronteira com o Brasil. Estamos falando de Cláudio Sertão, empresário, pai de seis filhos e, segundo ele, nunca imaginou trabalhar no país vizinho:

“Em 2012 quis montar uma empresa no Paraguai. Naquela época, conheci o candidato ao governo de Amambay Pedro Gonzáles e pedi ajuda pra ele. Foi aí que tudo começou. Como Gonzáles foi eleito ele me convidou pra ocupar a pasta de Indústria e Comércio, em 2013, e juntos decidimos industrializar aquela região. O fato de ser brasileiro foi fundamental para atrair empresas brasileiras para a região. Nosso acordo foi empregar cinqüenta por cento de mão de obra paraguaia e cinqüenta por cento brasileira. Hoje já conseguimos levar 22 indústrias e geramos mais de cinco mil empregos diretos e indiretos. Agora estamos focados na construção do Parque Industrial Amambay I”.

Depois que se tornou secretário no Paraguai, Cláudio expandiu sua função e passou a atuar como um articulador político aproximando os dois países o que refletiu na política adotada pelo governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, ao assinar um memorando de entendimento com o vice-presidente do Paraguai, Juan Afara Macial, em abril desse ano. O memorando busca promover atividades e empreendimentos em conjunto entre o estado e o país vizinho. Como resultado desse encontro, ficou estabelecido a construção de duas pontes sobre o rio Apa, uma em Porto Murtinho e outra em Caracol ainda nesse ano, o que sem dúvida irá melhorar a logística entre ambos os países.

Mas os empresários brasileiros ainda queriam mais de Sertão. Havia a proibição de passar bitrens do Brasil para o Paraguai e o porto de Concepción, em solo paraguaio, estava desativado. O interesse em escoar a produção até o porto é criar uma nova rota mais curta e viável para o Atlântico, já que a distância de MS para o porto de Santos é mais de 1000 km, enquanto que para o porto paraguaio é um pouco mais que 400. Com toda essa problemática, Cláudio Sertão conseguiu junto ao governo paraguaio liberar a passagem de bitrens e a ativação do porto de Concepción, facilitando a logística e os reduzindo custos.

Em 2010, o empresário foi convidado para assumir a presidência do Partido Trabalhista Nacional embora nunca tivesse ligação nenhuma com a política. Aceitou o desafio e atualmente se candidatou ao cargo de deputado federal.

“Quis me candidatar nessa eleição porque percebi que falta representatividade política na região de fronteira e que posso fazer ainda mais por essa região. Mas não é só isso, meu sonho é industrializar e desenvolver todo Mato Grosso do Sul. Esse é meu objetivo”.

O governador de Amambay, Pedro Gonzáles, quer continuar desenvolvendo a fronteira porque isso, sem dúvida, vai refletir na queda dos índices de criminalidade.

“Depois que o Cláudio veio trabalhar conosco conseguimos ajudar muitas famílias aqui da fronteira com as indústrias que ele trouxe pra cá e com a criação do Parque Industrial Amambay I, tenho certeza que vamos tirar muitas famílias da criminalidade.”

Deixe seu Comentário

Leia Também

CIDADES
Prazo para pagar licenciamento de veículos com final 9 termina no dia 30 deste mês
POLÍCIA
Ao defender a mãe, jovem é agredido em bar e fica inconsciente
POLÍCIA
Mulher é atropelada e arrastada por motorista embriagado que não tinha CNH
Mato Grosso do Sul recebe mais 167.530 doses de vacina contra a Covid-19
PANDEMIA
Mato Grosso do Sul recebe mais 167.530 doses de vacina contra a Covid-19
Criança de 5 anos morre após pais pararem para ajudar motorista em rodovia
POLÍCIA
Criança de 5 anos morre após pais pararem para ajudar motorista em rodovia
BRASIL
Vulcão nas Ilhas Canárias poderia provocar tsunami no Brasil
POLÍTICA
CPI da Covid deve fechar relatório com pedido de indiciamento de Bolsonaro por prevaricação
BRASIL
Presidente Jair Bolsonaro viaja aos Estados Unidos para assembleia da ONU
ESPORTE
Jardim e Nioaque são campeões da região Oeste da Liga MS de vôlei
DOURADOS
Instabilidade no E-SUS impede atualização de dados da Covid-19 do município

Mais Lidas

DOURADOS
Morto durante o trabalho em fazenda tinha 26 anos
ACIDENTE DE TRABALHO
Maquinário cai e mata trabalhador em fazenda entre Dourados e Itahum
'AMIGÃO'
Bêbado bate carro e deixa amigo ferido em canteiro
REGIÃO
Casal precisa ser socorrido após carro quase ser "engolido" pela chuva