sexta, 17 de abril de 2026
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BOICOTO

Em protesto, indígenas de MS anunciam boicote aos Jogos Mundiais

19 outubro 2015 - 08h51

Índios guarani e kaiowá de Mato Grosso do Sul anunciaram boicote aos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), evento que junta entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro, 23 tribos nacionais e ainda grupos indígenas vindos de 22 países, em Palmas, capital do estado de Tocantins.

“Anunciamos que não participaremos deste palco forjado e mentiroso e afirmamos que enquanto esta for a postura do Brasil o único jogo que jogaremos será o de recuperar os nossos territórios e partir para nossas retomadas mesmo que isto custe todas as nossas vidas, já que o país parece assistir calado, da arquibancada, o extermínio dos Guarani e Kaiowá”, diz a moção de repúdio aos jogos e artigo assinado por Egon Heck, do secretariado nacional do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), organismo ligado à Igreja Católica.

Segue o artigo de Heck: “enquanto nós, Guarani e Kaiowá, enfrentamos um verdadeiro genocídio, marcado por ataques paramilitares, assassinatos, espancamentos, estupros e perseguição de nossas lideranças, o governo brasileiro debocha de tudo isso buscando criar folclore para distorcer a realidade e camuflar a real situação dos povos originários”.

No fim de agosto, num suposto conflito com fazendeiros da cidade de Antônio João, região de fronteira com o Paraguai, um índio morreu com um tiro no rosto. Até agora, a Polícia Federal não apurou por completo o inquérito e ainda não se sabe quem matou Simeão Vilhalva, de 24 anos de idade.

A morte ocorreu na fazenda Fronteira, área que tinha sido ocupada semanas antes por um grupo de índios. Vilhalva foi achado morto logo depois que fazendeiros entraram na área com o intuito de promover, à força, a reintegração de posse. Hoje, efetivos policiais, da Força Nacional, entre as quais, cuidam da segurança dentro e aos arredores da fazenda.

A Justiça Federal determinou que a área fosse desocupada perto de um mês atrás, mas a medida ainda não foi cumprida. Fontes policiais disseram ao Correio do Estado que a ordem judicial será cumprida nesta semana.

Dados da Famasul, entidade que cuida dos interesses dos fazendeiros, afirmam que em Mato Grosso do Sul pelo menos 90 áreas estão sob o domínio de tribos indígenas.

Lá em Antônio João, os guarani e kaiowá querem 9,3 mil hectares, território tido como indígenas por determinação do ex-presidente Lula, em 2005. Os ruralistas contestaram a medida, indo a Justiça, onde o caso está emperrado até agora.

Fazendeiros e grupos ligados aos índios aprovam a ideia de se chegar a um acordo caso a União indenize os ruralistas.

A Assembleia Legislativa criou duas CPIs para investigar as motivações dos conflitos: a do Cimi, por suspeitar que o conselho estaria por trás das invasões de terras e a CPI do Genocídio, com a intenção de apontar quem mata os índios.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mãe e pai são agredidos pelo próprio filho com socos e pauladas
CAPITAL

Mãe e pai são agredidos pelo próprio filho com socos e pauladas

STF decide que piso nacional deve ser pago a professores temporários
JUSTIÇA

STF decide que piso nacional deve ser pago a professores temporários

Comboio é interceptado com 800 quilos de maconha após perseguição
NOVA ITAMARATI

Comboio é interceptado com 800 quilos de maconha após perseguição

Justiça da Itália dá nova decisão que autoriza extradição de Zambelli
BRASIL

Justiça da Itália dá nova decisão que autoriza extradição de Zambelli

Médico formado em MS atira contra paciente em hospital no Paraná
VIOLÊNCIA

Médico formado em MS atira contra paciente em hospital no Paraná

MEIO AMBIENTE

Bioparque resgata peixes afetados pela decoada no Pantanal

VILA POPULAR

Jovem tem casa destruída, é ameaçada de estupro e agredida pelo ex

FUTEBOL

Conmebol abre processo disciplinar contra o técnico Abel Ferreira

AMAMBAI 

Adolescente de 17 anos perde bebê após ser agredida pelo padrasto

LOTERIA

Confira as dezenas sorteadas do concurso 2.997 da Mega-Sena

Mais Lidas

ELDORADO

Vítima de feminicídio é desenterrada e corpo apresenta sinais de necrofilia

VILA SÃO BRAZ

Colisão entre motos termina com dois jovens mortos em Dourados

CLIMA

Inmet emite alerta de tempestade com risco de granizo e ventos intensos para Dourados

CIDADÃO

Calendário de licenciamento é alterado em MS; veja como fica