Menu
Busca domingo, 19 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

Elias Ishy defende fomento à agroindústria familiar

01 setembro 2014 - 08h26

O vereador Elias Ishy (PT) encaminhou um requerimento à Prefeitura de Dourados e à Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária solicitando informações sobre quais ações e programas de apoio e fomento à agroindústria familiar estão sendo desenvolvidos pelo governo municipal.

“A agricultura familiar é um setor com atividades diversificadas que necessitam de apoio e fomento por parte do poder público, para ampliar os investimentos e a capacidade produtiva; incentivar a formação de cooperativas e associações de pequenos produtores e dar os passos seguintes, que são a agroindustrialização e a comercialização de produtos. Para isso, é preciso disponibilizar assistência técnica e linhas de crédito”, ressaltou Ishy.

Em Dourados, algumas iniciativas desenvolvidas nos assentamentos rurais Amparo, Itamarati, Lagoa Grande, Vila Formosa e em Vila Vargas estão se firmando com a produção de mel, doces, queijos e hortifruti, mas é preciso fomentar também produtores das aldeias indígenas, pequenas e médias propriedades rurais.

“Recentemente tomamos conhecimento das dificuldades enfrentadas por produtores de frangos, que depois de investirem por mais de vinte anos para atender a demanda de uma multinacional, tiveram seu sistema de integração interrompido sob a alegação de que a atividade não cobria os custos de produção. Agora existe toda uma estrutura montada que está ociosa, pois esses produtores precisam legalizar o abate para comercializar sua produção. O Poder Executivo deve dialogar com esses produtores e buscar meios de fomentar alternativas para essa cadeira produtiva”, afirmou Ishy.

O parlamentar aponta que os benefícios de investir na agroindustrialização vão além da economia, é também uma forma de garantir melhor qualidade dos alimentos disponibilizados à população. Um meio de incentivo é através de compras para programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Ishy destaca a importância das feiras de produtos da agricultura familiar abertas recentemente em vários bairros pela Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária, como a do Izidro Pedroso: “Essas feiras facilitam o acesso da população aos produtos. Tem-se que dotá-las de infraestrutura, para que permaneçam; e ampliar para outros locais, como no entorno do Ginásio Municipal”.

Este ano, a Câmara aprovou a inclusão da Semana de Incentivo à Agroecologia no calendário oficial do município, a ser realizada em outubro com o objetivo de divulgar e consolidar as iniciativas agroecológicas.



Deixe seu Comentário

Leia Também

A caminho de hospital, ambulância com paciente grave se envolve em acidente
POLÍCIA
A caminho de hospital, ambulância com paciente grave se envolve em acidente
CIDADES
Prazo para pagar licenciamento de veículos com final 9 termina no dia 30 deste mês
POLÍCIA
Ao defender a mãe, jovem é agredido em bar e fica inconsciente
POLÍCIA
Mulher é atropelada e arrastada por motorista embriagado que não tinha CNH
Mato Grosso do Sul recebe mais 167.530 doses de vacina contra a Covid-19
PANDEMIA
Mato Grosso do Sul recebe mais 167.530 doses de vacina contra a Covid-19
POLÍCIA
Criança de 5 anos morre após pais pararem para ajudar motorista em rodovia
BRASIL
Vulcão nas Ilhas Canárias poderia provocar tsunami no Brasil
POLÍTICA
CPI da Covid deve fechar relatório com pedido de indiciamento de Bolsonaro por prevaricação
BRASIL
Presidente Jair Bolsonaro viaja aos Estados Unidos para assembleia da ONU
ESPORTE
Jardim e Nioaque são campeões da região Oeste da Liga MS de vôlei

Mais Lidas

DOURADOS
Morto durante o trabalho em fazenda tinha 26 anos
ACIDENTE DE TRABALHO
Maquinário cai e mata trabalhador em fazenda entre Dourados e Itahum
'AMIGÃO'
Bêbado bate carro e deixa amigo ferido em canteiro
REGIÃO
Casal precisa ser socorrido após carro quase ser "engolido" pela chuva