sábado, 07 de março de 2026
Dourados
31ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Egresso da Unigran é o 1º indígena em processo seletivo pela UFPA

18 janeiro 2022 - 06h35Por Da Redação

O egresso do curso de Direito da Unigran, Almires Martins Machado, é o 1º indígena admitido, através de processo seletivo específico, na UFPA (Universidade Federal do Pará), em Belém. O professor doutor se formou em 2004 na Unugran e, logo após, foi aceito no mestrado na Universidade do Pará.

Vivendo um momento histórico, tanto para ele, quanto para a universidade, Almires conta que a jornada até a conquista não foi fácil. O índio terena entrou na Instituição em 1998, quando UNIGRAN ainda era conhecida como Socigran, mas, para que isso acontecesse, ele precisou esperar 12 anos, trabalhando em canaviais de Dourados.

“Era algo surreal considerando que a universidade não era um espaço para o indígena. Um mundo novo, estranho, pessoas diferentes, outra língua, o ‘juridiquês’, senti-me deslocado de tudo, no entanto estava lá para ficar”, comentou o professor.

Ele lembra que, junto à Funai (Fundação Nacional do Índio), elaborou um projeto para “abrir as portas” das universidades douradenses para os indígenas da região, porém somente a Unigran aceitou fazer parte da iniciativa, reservando, inicialmente, 100 vagas nos cursos ofertados na época, com isso, Almires escolheu Direito como graduação.

“Para a comunidade era um marco, pois havia quem estivesse pronto para acessar a universidade, porém não havia condições para tal e, naquele momento, a condição chegou. Então, vieram indígenas de outras aldeias do sul do Estado, além de Dourados. Hoje, muitos dos profissionais da saúde, educação e de outras áreas do conhecimento, estão exercendo a profissão, graças a esse desafio aceito pela Unigran, ressaltou o indígena.

Almires afirmou que o projeto aceito pela Unigran foi o “embrião do que futuramente veio a ser entendido como ações afirmativas”. Desde então, ele não parou mais de estudar. Logo após a graduação, finalizada em 2004, ele foi para o Pará, onde começou seu mestrado em Direitos Indígenas na UFPA. “Em 2009 defendi a dissertação, aprovada com louvor e indicada para publicação. E foi publicada na Espanha”, contou.

Além das conquistas no Brasil, como ser convidado para ser assessor indígena no Governo do Pará e defender sua tese de doutorado em 2015, Almires foi convidado pela ONU para participar de eventos em Genebra e, em 2013, passou 21 nos Estados Unidos, a convite do governo americano.

O professor aponta que, se a Unigran não tivesse aberto as portas para a comunidade indígena da região, provavelmente, nunca teria conquistado seu diploma, títulos e oportunidades.

“Na verdade, meu primeiro emprego em uma Instituição de Ensino Superior foi na própria Unigran, como auxiliar de serviços gerais. Olha o salto! Agora docente na maior universidade federal do norte do País. Se não fora a abertura das suas portas para indígenas, provavelmente ainda estaria nos primeiros anos da jornada acadêmica.

A Unibran abriu caminho para que eu pudesse, hoje, estar docente universitário e em breve no pós-doutorado”, finalizou Almires. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Perseguição na região de fronteira termina com "comboio do cigarro" apreendido
MS-164

Perseguição na região de fronteira termina com "comboio do cigarro" apreendido

ENQUETE

Leitores dizem acompanhar os trabalhos de políticos em que votaram 

Cozinha infantil, show com dupla sertaneja e expositores; veja programação de hoje no Prospera MS 
DOURADOS

Cozinha infantil, show com dupla sertaneja e expositores; veja programação de hoje no Prospera MS 

Instituto Sempre Linda expande cursos para a fronteira e abre últimas vagas para formação no ramo
INFORME PUBLICITÁRIO

Instituto Sempre Linda expande cursos para a fronteira e abre últimas vagas para formação no ramo

Motociclista morre ao roletar rotatória e bater em muro no Cidade Jardim

Motociclista morre ao roletar rotatória e bater em muro no Cidade Jardim

PEDRO JUAN

"Anvisa do Paraguai", Dinavisa faz alerta sobre emagrecedores falsificados na fronteira

OPORTUNIDADE

"Bazar de Amor" em prol do Hospital de Amor de Dourados segue até às 12h de hoje

EDITAL

Assembleia Geral - Douracooper

DOURADOS

Contra o feminicídio e por políticas de proteção, Marcha das Mulheres acontece hoje

BRASIL

Moraes nega conversas com Vorcaro no dia da prisão do banqueiro

Mais Lidas

DOURADOS

Nova avenida vai margear Parque Arnulpho Fioravante com projeção de ligação à BR-163

DOURADOS

Ex-administrador de hospital é investigado por desvio milionário e tem bens sequestrados em operação

JARDIM ÁGUA BOA

Polícia cumpre mandado em Dourados e investiga suspeita de golpe em clínica oftalmológica

INFORME PUBLICITÁRIO

Cantina MS se consolida como referência em lazer, gastronomia e eventos