Menu
Busca sexta, 17 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Dourados discute parceria com o Estado de Nebraska

17 setembro 2014 - 14h55

#####Assessoria

A cidade de Dourados pode estabelecer uma parceria com a cidade de Korn, no estado de Nebraska, Estados Unidos. Na terça-feira (16) o casal Karen e Gary Heusel esteve na Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável) para tratar da visita oficial, que acontece em novembro.

O interesse dos norte-americanos é desenvolver trocas de experiências em áreas específicas entre Dourados e o Estado de Nebraska como saúde, educação, agricultura e pecuária, cultura, por exemplo.

Karen e Gary Heusel, que moram em Lincoln, a capital do Estado, estavam acompanhados de José Raul Valério, engenheiro agrônomo da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande), que coordena em Mato Grosso do Sul o processo de parceria com Nebraska. Campo Grande já é parceira e Bonito pode ser também.

O prefeito Murilo orientou a diretora de Indústria da Semdes, Regiane Ormeni Marques e o coordenador da Sala do Empreendedor Osmário Magalhães a receber e atender o casal. Participaram da reunião ainda os professores Silvana Lucato Moretti, assessora de relações internacionais da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Clivaldo Oliveira, diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da U/FGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

De acordo com José Raul, Nebraska e Dourados tem características semelhantes, tendo a agricultura, pecuária e a agroindústria como motores da economia. Tem também boas universidades e está situado em cima do aqüífero Ogalaza, assim como Dourados está no aqüífero Guarani.

A idéia, segundo ele, é instituir uma parceria oficial cidade/cidade voltada para estudos e trocas de experiências visando o crescimento comum. Nebraska tem parceria com o Brasil desde 1974, iniciada pelo Estado do Piauí. A relação com Mato Grosso do Sul é nova.

Na reunião de novembro, já oficial, a ser coordenada pelo prefeito Murilo, Dourados vai apresentar o que a cidade é, o que desenvolve e as suas potencialidades. A partir daí Nebraka vai demonstrar em que área tem interesse em trabalhar com Dourados. A Prefeitura vai organizar a reunião, com participação de outras instituições e entidades, que mostrarão Dourados aos norte-americanos.

O prefeito Murilo tem criado, incentivado ou apoiado todos os programas em que Dourados possa ser beneficiado com investimentos ou trocas de experiências que resultem na melhoria de vida das pessoas, ou por meio da melhoria de renda ou da educação e cultura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Jovem de 19 anos morre em acidente com motocicleta
CAPITAL
Jovem de 19 anos morre em acidente com motocicleta
TELEFONIA
Governo edita decretos para tentar destravar licitação do 5G
Casal é preso por golpe ao vender carro alugado e alegar "furto"
Fundação de Cultura seleciona artesãos para participar de duas Feiras
OPORTUNIDADE
Fundação de Cultura seleciona artesãos para participar de duas Feiras
Grávida, Geisa Oliveira, ex seleção de basquete, morre aos 42 anos
CAMPINAS
Grávida, Geisa Oliveira, ex seleção de basquete, morre aos 42 anos
DOURADOS
Faculdade Intercultural Indígena publica moção contra o marco temporal
FOGO AMIGO
Militar baleado ao defender mulher na rua recebe alta de hospital
ESPORTE
Dourados enfrenta Miranda na semifinal da Copa Morena neste sábado
PARAGUAI
Com mandado de prisão em abertos, brasileiro é expulso do Paraguai
EDUCAÇÃO
UEMS regulamenta retomada gradual das atividades presenciais

Mais Lidas

DOURADOS
Após denúncias, casal é preso por tráfico no Jardim Guaicurus
24 HORAS DE VACINA
Dourados terá 'viradão' da vacina para aplicar doses em cinco grupos
DOURADOS
'Trevo do DOF' terá viaduto de 40m e ficará pronto em oito meses
DOURADOS
Homem morre no hospital depois de ser atropelado na área central